CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

23.10.06

UNIDADE SINDICAL

Publicada por zemanel |

Primeiro quiseram partir a espinha à Intersindical.
E inventaram o Torres Couto e a UGT.
Falharam.
Agora há socialistas da CGTP (vem no Correio da manhã de hoje) que se queixam que a direcção da Central actuando contra o governo, com manifs, greves e protestos está a pôr em causa a "unidade sindical".
Agora percebemos ainda melhor o texto de Pedro Adão Silva no DIÁRIO ECONÓMICO a semana passada!
"O distanciamento do PS em relação ao movimento sindical não é novo. Faz aliás, parte, do código genético do partido – fundado pela vontade de uma elite e sem real enraizamento social, apesar da enorme mobilização eleitoral que gerou logo nas primeiras eleições. Se olharmos para os seus congéneres no mundo ocidental, não encontramos partido de matriz social-democrata ou trabalhista onde a ligação ao movimento sindical seja tão fraca e inorgânica. Contudo, não há nenhuma razão para aceitar este código genético como uma fatalidade. É que a retórica anti-sindical a que o Governo frequentemente recorre tem vários problemas. Um primeiro é de competitividade eleitoral: muitas das medidas tomadas pelo executivo de José Sócrates afectam essencialmente o eleitorado tradicional do PS, que se revê do ponto de vista material e simbólico nas reivindicações sindicais.(...) É naturalmente legítimo que o actual executivo tenha um discurso contra a agenda dos sindicatos portugueses; o que é preocupante é que o Partido que o suporta se demita de mudar a agenda sindical. José Sócrates tem defendido, e bem, que o próximo Congresso do PS não deve servir para discutir ideologia. Mas uma coisa é não discutir ideologia, outra é abdicar de discutir política. O Governo ganharia, até em eficiência da sua acção, se no próximo congresso o PS discutisse uma estratégia política para o mundo sindical. "
Querem instrumentalizar a luta. O PS quer tomar conta da CGTP: Vigilância às manobras!.
Os ataques virão de sectores "socialistas" e de outras "minorias úteis"!
Alerta trabalhadores portugueses!
A Inter nunca será um correia de transmissão do...PS e dos seus governos.
Viva a Democracia! Viva a Liberdade Sindical.

2 canhotices:

Maria disse...

De repente veio-me à memória a famosa "carta aberta". Mãe (uma delas) da UGT. Porque a verdadeira mãe foi a AFL-CIO.
Ao pé destes de hoje, os então dirigentes da carta aberta (o zé luis gaspar, o janeiro, o vitor hugo sequeira, o couto, etc., ) são/eram uns meros aprendizes.
A história do Movimento Sindical também se há-de fazer. Um dia. Só espero que, se o zé luis judas for chamado a dar o seu depoimento, fale verdade.

Maria disse...

GR
E quem disse o contrário?

Subscribe