CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

4.10.06

República de Espanha

Publicada por zemanel |


Lembrar, na véspera da comemoração da Implantação da nossa República, que aqui ao lado, os nossos irmãos, viram derrubada a sua república e o governo democrático às mãos do nazi-fascismo. Com o apoio "neutral" do nosso Salazar.
75 anos depois gritemos alto:

Viva a República! Viva a restauração da República em Espanha!
Vejam estes 2 vídeos sobre os 75 anos da República de Espanha (clicar nos links em baixo)
Para quem tiver curiosidade, eis ao manifesto do Partido Comunista de Espanha pela República. É só clicar em baixo:

3 canhotices:

A minha verdade disse...

É preciso ter lata...! Quer dizer, os republicanos derrubaram uma monarquia secular, e os poucos anos de usurpação que fizeram das instituições espanholas já lhes dava legitimidade para se indignarem...?! É para rir!

Isso é o preconceito a falar amigo! Tão só.

Em que medida uma república teria funcionado melhor em Espanha do que a actual monarquia? Para quê mudar?!?!

Tendo em conta o mero papel moderador e representativo da chefia de Estado em ambos os países ibéricos, Espanha tem a enorme vantagem de possuir um rei que não vem das negociatas partidárias obscuras, como se faz em Portugal.

O rei sobre-entende os partidos, as instituições. Não tem "o rabo entalado" num qualquer partido, porque não são os partidos que o metem lá.

Talvez Portugal fosse um país bem mais honesto e funcional se não fora o fartar vilanagem do regime republicano. Numa monarquia é mais difícil retalhar o país ao sabor dos interesses partidários.

Seja como for, quanto a Espanha, podemos nós ter a certeza de que a Monarquia funciona na plenitude, tutelando um povo que TEM RESPEITO PELAS INSTITUIÇÕES e por quem as dirige.

Aqui passa-se o inverso. Muito por culpa da República.

Deixar Espanha como está que muito tem para nos ensinar do alto da sua monarquia respeitável e secular.

bicho_mau disse...

O democrata Jardim esquece que os republicanos ganharam as eleições.

Coisa de pouca monta...

Fica mais um video


http://www.youtube.com/watch?v=YyGizgIUNJk

A minha verdade disse...

É verdade...mas ganharam-nas num contexto turbulento, ainda no pós-crise económica de 29/33, e à semelhança do que sucedeu também nas eleições francesas.

As populações andavam iludidas com os sucessos da URSS, num tempo em que o Ocidente passava pela maior crise económica de sempre. Contudo essas vitórias cedo se mostraram catastróficas.

Durante quase 5 anos o medo e a insegurança de pessoas e bens foram-se agravando a pontos intoleráveis. Nem promoveram o crescimento económico nem restabeleceram a ordem. Eram de resto as próprias forças da Esquerda radical os principais promotores dessa desordem.

A subversão do regime saiu-lhes cara. O povo queria reorganização, ordem, trabalho e pão, não queria doutrina. Por isso Franco foi recebido pelas forças armadas e pelo povo. O Rei então, esse foi a luz que o regime franquista deixou ao povo. Educado pelo regime e preparado para reinar, é a principal fonte de estabilidade de um país incomparavelmente mais explosivo que Portugal.

Foi essa a grande falha de Salazar.

Subscribe