CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

19.10.06

Da espuma dos dias - Daciano da Costa

Publicada por zemanel |


Faz hoje um ano faleceu Daciano da Costa, cujo nome ficará para sempre ligado ao design em Portugal. Uma referência cultural de Portugal.
"Daciano da Costa recusa a invenção pela invenção, por isso é um inventor imaginativo de objectos rigorosamente funcionais, objectos significantes da sua época por isso intemporais, icásticos."

3 canhotices:

PC disse...

È verdade, faz hoje um ano..Daciano foi sem duvida o impulsionador do design em portugal..seguiram-se outros como o seu o seu "aluno" Eduardo Afonso Dias, "o homem do cutelo" :), hoje podemos encontrar o Prof.Dias na Fautl.
Há outros que leccionam nessa faculdade como o eng.José pereira (curiosamente também de torres novas)que dizem ser um professor a 200% e que tem um conhecimento dos materiais como poucos para além das preocupações sociais que detém.
Não conheço nenhuma destas pessoas pessoalmente,conheço através da minha companheira,mas se ela vê em ambos um exemplo...

Parabens mais uma vez pelo teu blog, que apresenta temas bem diversos.

zemanel disse...

PC,
Agradeço o elogio ao blog. Mas para mim o mais importante é a referência elogiosa ao "engº José Pereira" - concordo em absoluto!
Para lá dos (estreitos) laços familiares que nos ligam, está o homem que admiro pela coerencia,inteligência e verticalidade perante a vida. É um grande amigo e companheiro!
(espero que não fique mal eu falar assim de um tio)
Um abraço,

PC disse...

Por acaso é curioso teres o mesmo nome do teu tio.Não o conheço pessoalmente,apenas o vi duas vezes.DE qualquer modo como te disse apenas falei do que me disse a minha companheira e são apenas elogios, que ela faz apenas a quem o merece.
E segundo consta o "professorinho" como ela o trata carinhosamente é um grande professor e um grande homem.
Abraço grande.

Subscribe