CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

3.10.06

A república a caminho...

Publicada por zemanel |


A 3 de Outubro de 1910, a República estava para nascer. Como um movimento de esperança, para acabar com a choldra que a monarquia constitucional se tornara. Portugal preparava-se para dizer adeus aos seus Reis. Sem dor, nem lágrimas. O combate a essa monarquia decadente fez-se também com o lápis mordaz de Bordalo. Neste quadro, vemos uma representação do Zé Povinho como Cristo, com os notáveis dos Partidos Regenerador e Progressista - partidos do rotativismo que regia os governos régios e que, que hoje no século XXI temos que gramar de novo! O PSD e o PS são hoje legítimos herdeiros desses partidos - muito mais que partidos ideológicos, são netos da burguesia parlamentar de novecentos! Neste quadro de Bordalo, Judas é representado pelo próprio Rei D. Luís. Hoje no nosso sistema político não haverá outros actores, que tendo como obrigação defender e fazer cumprir a constituição, se portam como Judas perante a Lei Fundamental ?

1 canhotices:

A minha verdade disse...

O problema é que socialistas como você estão talvez convencidos que a revolução republicana se fez pelos operários, sindicalistas e o resto da arraia miúda...!

Desengane-se! A revolução veio dos ricos cavalheiros das maçonarias e afins, que querendo deitar a mão à chefia do estado, fizeram a "revolução", trocando o nome aos partidos e reabilitando as mesmas sanguessugas que já vinham dando cabo das contas da monarquia há anos.

No plano político, a primeira república não passou de uma continuidade mascarada da partidocracia monárquica de então.

O resultado foi o que se viu.

Você fala do PSD e do PS como herdeiros dessa partidocracia...como se ela não tivesse prevalecido após a revolução republicana! Olhe que não!

República É partidocracia e nada mais! Só que SEM FREIO de espécie alguma!

Subscribe