CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

8.4.08

Nas Pontes de Sõr de todo o Mundo

Publicada por zemanel |

(foto: CANHOTICES)

Aqui perto, porque Ponte de Sor é aqui perto, vai encerrar uma multinacional. A maior empregadora daquele concelho no alto alentejo.
As televisões, os jornais, as rádios vão dando conta das angústias do futuro naquela terra. Porque naquela fábrica trabalham muitas famílias. Daquela fábrica vem o único sustento de muita gente.
As queixas do costume, o costume cada vez mais frequente: A casa para pagar, os filhos para cuidar e "vamos fazer o quê se somos novos para a reforma e velhos para fazer outra coisa?"
Fazer outra coisa. Fazer outra coisa - imaginar os operários, aqueles homens e mulheres de volta à recolha da cortiça?
Entretanto os senhores que governam estudam soluções e já se imaginam cursos de formação profissional, que se seguirão a outros cursos de formação profissional...
E muitos módulos formativos sobre Liderança, Motivação e Empreendorismo.
Que o Empreendorismo é que sim senhora é uma janela de oportunidades e, há programas para apoiar o empreendirismo, o que é preciso é ter espírito de empreendorismo e de novo a Liderança, a Motivação...
E virá um Manel que abrirá mais um café em Ponte de Sor: Com Internet para ter acesso aos fundos comunitários.
E o Jaquim já se está a imaginar a abrir um negócio ligado ao "imbiente" que também tem subsídio e um cunhado dele que é engenheiro lá em Lisboa já lhe falou numas coisas que ele pode vender, parece que é para purificar a água.
A fábrica encerrará e Ponte de Sor não morrerá. E daqui a dez anos alguma televisão virá de novo para mostrar como se ultrapassou o drama.
Das angústias de hoje, na vila de Ponte de Sôr, aqui bem perto de nós, no Alto Alentejo ficará apenas a factura que um país inteiro anda a pagar.
Entretanto a fábrica andará aí pelo Mundo em descoberta de novas Pontes de Sôr. Onde se pague cada vez menos e os direitos laborais sejam cada vez mais elásticos - em nome da competitividade global, do lucro global, da especulação capitalista global.
Destruíndo pelo Mundo muitas Pontes de Sor, feitas de gente que vende a baixo custo o seu suor e a sua vida.
No site da dita multinacional está escrito em Português do Brasil:

"Os funcionários da Delphi Portugal exercem um papel ativo em suas comunidades. Muitas de nossas atividades são focadas na área de educação, caridade e esportes."


Ficamos a saber que Gestão Global ainda fala em caridade. E esquecem a palvra Justiça! Confirmam aquilo que muitos dizem: esta modernidade da gestão multinacional, tresanda a exploração do século XIX!
Os gestores globais já têm a escola quase toda. Dispensam a formação em Empreendorismo, Liderança e Motivação...
Falta-lhes uma lição:
O futuro não é deles nem nesta sociedade baseada na destruição da dignidade humana. Onde tudo, e o tudo são pessoas que não passam de produto, número, estatística...
Essa lição, será dada pela luta dos povos do Mundo pela Justiça! - porque é justa a construção de uma nova sociedade que respeita a humanidade e o ambiente. Nada disto que vivemos é imutável e inalterável.
É de Justiça que falamos, quando olhamos a evolução da História da Humanidade.É essa Justiça que será feita.
Aqui...e nas Pontes de Sôr de todo o Mundo.

Subscribe