CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

"(...)Comemoramos hoje, mais um aniversário do 25 de Abril, dia da liberdade, conquistada após quarenta e oito anos de ditadura fascista.
E recordamos essa data, não na atitude de quem cumpre um ritual passadista ( como muitos, de tanto o desejarem, não se cansam de repetir), mas olhando para o futuro e tendo sempre na memória, como referência da luta que hoje travamos, o significado e a importância do processo iniciado nesse dia e que viria a produzir profundas transformações na sociedade portuguesa. (...)"

Foi nessa luta, persistente e corajosa que radicou o êxito da acção libertadora do MFA. Como bem escreveu o Poeta da Revolução, Ary dos Santos, “ quem o fez era soldado/homem novo, capitão/mas também tinha a seu lado/muitos homens na prisão.”
(...)E foi na sequência natural dessa luta persistente e corajosa, que, no próprio dia 25 de Abril, as massas populares conquistaram a liberdade, exercendo-a, e partiram para a exaltante caminhada rumo ao futuro.(...)

(...)Hoje, passados mais de trinta anos, de combate à politica de direita iniciada em 1976 pelo governo do PS/ Mário Soares e prosseguida, pelos sucessivos governos ora do PS, ora do PSD sózinho ou acompanhado, mais do que de celebração, são de luta, as manifestações que decorrem por todo o País.(...)"
"(...)Ao comemoramos mais um aniversário do 25 de Abril, Portugal está mais injusto.(...)"

"(...)Tal política de fazer pagar os mais desfavorecidos as dividas acumuladas por sucessivos anos de politicas erradas, acontece também no nosso municipio. Entre 2005 e 2007 a Câmara Municipal aumentou as receitas do Imposto Municipal sobre Imóveis em mais de 50%, e impostos e taxas no mesmo periodo mais de 52%. Tal politica é socialmente injusta, como é socialmente injusto a factura da água ser constituida por cerca de dois terços de taxas e só cerca de um terço ser consumo de àgua.
Não é só nas questões fiscais, que o PS na Câmara Municipal é igual ao PS no Governo, também na forma autoritária em como abusa da maioria absoluta, não promovendo o debate público necessário e exígivel em democracia em relação aos projectos mais relevantes e estruturantes para o municipio. Tais atitudes e práticas políticas, são claramente violadores do espirito do 25 de Abril.
Queremos neste momento reafirmar um dos principios que orientam a nossa actividade politica:
VIVEMOS JUNTOS, DECIDIMOS JUNTOS!
É pois, contra estas políticas, que mais uma vez assinalamos, em luta, o dia da liberdade e assumimos o compromisso de dar expressão ao lema “25 de Abril sempre, fascismo numca mais.”
Conscientes dos perigos, das dificuldades, mas sem derrotismos, os comunistas lutam todos os dias pelos ideais de Abril, porque nesta luta, não há lugar para baixar os braços.

ABRIL SEMPRE! VIVA A LIBERDADE "

1 canhotices:

GR disse...

Magnifico discurso!
A ponte entre o passado e a política actual, está muito interessante.
O verso do poema do Ary dá, grande beleza à intervenção.
Que bom seria podermos ouvir algumas intervenções na TV, esta seria um belíssimo momento.
Parabéns à CDU de TN e ao amigo Ramiro Silva.

GR

Subscribe