CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

17.8.07

Política de Cultura

Publicada por zemanel |

O engenheiro JOÃO AIDOS dá esta semana no Almonda uma extensa entrevista, defendendo a programação do Teatro Virgínia, empresa municipal de que é director - sendo simultaneamente assessor para a cultura da Câmara.
João Aidos, defende-se de pretensas críticas basicamente explicando o "milagre" da programação de qualidade do Virgínia com o baixo orçamento que tem ao seu dispôr, comparando Torres Novas com Braga, Portalegre, etc...
Só que...o problema não é a qualidade da programação do Virgínia - que se concordo ser de extrema qualidade. Tal como a programa das Festas do Almonda.
O problema está , e disso Aidos não fala, é que a Cultura em todo o concelho de Torres Novas está direccionada exclusivamente para a programação luxuosa do Virgínia, de alguns espectáculos no Palácio dos Desportos e das Festas do Almonda.
E de cultura neste concelho (todo) estamos falados.
Como se não existissem colectividades de cultura e recreio.
O vazio. O zero.
Esquecendo que as colectividades populares o único apoio que vêem da Câmara é o subsidiozito pagao ainda por cima tarde e a más horas.
Como se uma verdadeira política cultural para o concelho não tivesse que ser descentralizada e baseada em parcerias com aqules que ainda vão, nas aldeias, dando razões para lá se viver.
Resistindo à desertificação....mesmo quando se encerram os postos de saúde, as escolas...
Até quando?
É como se o brilho das lantejoulas do Virginia ofuscasse tudo o resto.
E o resto, como se sabe é de Alcorriol.
E das outras terras todas entre a Serra de Aire à foz do Almonda.

Subscribe