CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

17.8.07

O Boquilobo: a propósito do festival da enguia

Publicada por zemanel |

Este fim de semana, na pequena aldeia de Boquilobo realiza-se mais uma edição do festival gastronómico da enguia. Uma iniciativa correcta da autarquia.
Mas o Boquilobo, na freguesia da Brogueira, é bem o exemplo da gestão camarária que governa Torres Novas.
Uma gestão de feira de vaidades, lantejoulas, novo riquismo e que menospreza os valores intrinsecos para se pôr a inventar coisas, projectos, grandiosidades que no fim...afinal nem dão em nada.
Foi promessa nas últimas eleições autárquicas a construção de um mega empreendimento turístico para a aldeia do Boquilobo - era o "pogresso". Prometeu-se alemães e holandeses e noruegueses e suecos, a passearem pela aldeia do Boquilobo.
Eram milhões e milhões de euros.
O sonho dos empregos e do futuro. A promessa de uma vida melhor para o povo daquela aldeia.
A CDU mostrou-se contra o projecto. Foi aliás a única força que o assumiu. E fê-lo sobretudo pelos impactos ambientais decorrentes do projecto a construir junto à Reserva Natural do Paul do Boquilobo. Esta posição da CDU terá tido custos eleitorais na freguesia da Brogueira.
Mas hoje o projecto parece arrumado. Os estudo de impacto ambiental, consta, chumbaram o projecto.
E agora, a população do Boquilobo não merece o desenvolvimento?
Merece e não é preciso inventar muito.
Rentabilize-se a riqueza gastronómica que a enguia tem naquele lugar.( E rentabilizar não é fazer um festival uma vez por ano.)
Rentabilize-se promovendo de forma harmoniosa visitas à Reserva Natural do Paúl do Boquilobo.
Aproveite-se o facto de ali ter nascido HUMBERTO DELGADO e olhe-se com mais atenção para a Casa Memorial. Conclua-se o auditório da Casa Memorial que está há tantos anos prometido. Que a Câmara realize actividades na Casa Memorial: Poesia, Música, Teatro, etc. Cultura!
E o Boquilobo, a Brogueira, harmoniosamente, conhecerão outro desenvolvimento.
Sem invenções.
Assim, tão simplesmente, como quem frita enguias...aproveitando a riqueza que já lá está.

6 canhotices:

António Melenas disse...

Explêndido, este blogue. Do lado esquerdo da vida? È o único onde merece a pena estar.
Um abraço.

PS: Cheguei aqui através de um comentário de uma amigo, M.Jorge, que descobriu o meu blogue através de uma citação do meu blogue, neste seu blogue. Curiosamente não encontro cá tal citação, que se referioa a um "post" com o título, "Dizer mal de Hugo Chavez".
Mas o que me leva a escrever-lhe é outro assunto. Esse amigo comentou como anónimo. Portanto não o posso contactar. Ora eu gostava de fazê-lo pois há anos que o não vejo. Ele é do Entroncamento (ou por aí) foi meu colega na direção do Sindicato dos Ferroviários e julgo estra ligado ao poder autárqquico aí da zona? Será que o meu Amigo o conhece? E se assim for, será que o pode contactar e pedir-lhe para ele me enviar um e-mail para o meu endereço:
a1929315g@gmail.com
Se possível desde já afradeço

Romão Ramos disse...

Olá Zémanel,

é só para acrescentar que o Bloco de Esquerda tambem se manifestou contra o empreendimento do Boquilobo Golf.

Não devemos resumir a esfera politica local só aos representantes no orgão Câmara Municipal.

Abraço

Anónimo disse...

Caro Zé MAnel,

Na qualidade de vereador eleito pelo PSD à data, posso garantir-lhe que não apoiei o empreedimento Boquilobo Golf.

Pode se quiser ler o post que coloquei no dia 25.05.2007 no blog Tarambolas, o qual transcreve a declaração de voto que apresentei na altura da discussão desse assunto.

Um abraço,
João Quaresma

Anónimo disse...

Ganhem vergonha e em vez de festival, agarrem no papel e mandem alcatroar a estrada da cáveira ao boquilobo que está uma vergonha, enquanto que na cidade até se mete alcatrão em cima de alcatrão, e semáforos á porta de casa.

um abraço
Carlos Delgado
Boquilobo

Anónimo disse...

mais 1 festival á porta o 13º ano consekutivo e de estradas arranjadas nada!!!ker a entrada pela caveira ker a de riachos são dignas de países de 3º mundo!!! ke vergonha e estamos em pleno sec. XX

já lá dizia o nosso amigo em 17.8.07 O Boquilobo: a propósito do festival da enguia no blog Canhotices.....

"Ganhem vergonha e em vez de festival, agarrem no papel e mandem alcatroar a estrada da cáveira ao boquilobo que está uma vergonha, enquanto que na cidade até se mete alcatrão em cima de alcatrão, e semáforos á porta de casa.

um abraço
Carlos Delgado
Boquilobo

e já lá vão 3anos!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

De facto tenho-me questionado a onde pertencerá aquela tão bonita estrada!!! Será que pertence a este concelho de Torres Novas?!!!

Se pertence... possivelmente o presidente da Câmara e os presidentes das Juntas de Freguesia da Brogueira e de Santa Maria desconhecem...

Ah!!! Afinal não mora para estas bandas nenhum dos três!!!
E, consequentemente, não dão cabo dos seus belos carros!!!

Pois...

É de facto a vergonha ou a falta dela!!!

Que os habitantes de Boquilobo e todos quantos são obrigados a transitar nesta estrada se lembrem disto ao votar nas próximas eleições!!!

Eu não esqueço!!!

Ss

Subscribe