CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

29.3.07

Pedro Natal da Luz

Publicada por zemanel |

Foi através do A VER O MUNDO (http://averomundo-jcm.blogspot.com/2007/03/pedro-natal-da-luz.html) de Jorge Carreira Maia que soube da reforma do Professor de História Natal da Luz. Fui aluno do Professor, no 12º ano, quando disputávamos todas as décimas possíveis para entrarmos na faculdade e, todos nós, os seus alunos sentíamos a mão pesada da "forretice" das suas notas. Sendo verdade que sentíamos um certo sabor a injustiça perante outros colegas que noutras disciplinas tinham notas muito mais abonadas.
Mas todos os que mais tarde, entrámos na faculdade, reconhecemos a superior qualidade pedagógica do Professor : com Natal da Luz (bem como com o Professor Eduardo Bento em filosofia) ficávamos realmente preparados para enfrentar as exigências do estudo universitário. São inesquecíveis nas suas aulas as dores de barriga que em geral todos tínhamos com a chamada para o livro de ponto, a entrega dos testes, a exigência pedagógica de termos de preparar a aula para o dia seguinte...coisas que em 1990 já estavam desactualizadas, mas que hoje ( pelo menos faço-o pessoalmente) sinto terem tido uma utilidade a toda a prova. Até porque a qualidade da transmissão de conhecimentos era absolutamente inquestionável - é inesquecível a dualidade compatível entre o elevado grau de exigência e um ensino da História de um ponto de vista científico progressista.
Para além disso, Pedro Natal da Luz é uma referência cívica em Torres Novas - cujo reconhecimento oficial tarda a chegar. Há a sensação que alguns dos mandantes desta terra nunca lhe perdoaram a insolência de ter sido o primeiro presidente de Câmara eleito ( pelo PS) e nunca ter apoiado (pelo contrário) o outro Presidente de Câmara PS da história de Torres Novas.
Apesar da sua reforma, como torrejanos, esperamos ainda do Professor Natal da Luz o seu contributo para o progresso cívico e cultural de Torres Novas.

Subscribe