CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

9.3.07

MORENI (OH MORENITA)

Publicada por zemanel |


Moreni – fixem este nome


Pode o Sol levantar-se radioso, todas as manhãs, nesta Cidade do Almonda? Este lugar único, quase mítico, onde reina a felicidade?
Pode, pois.
As más línguas é que não conseguem perceber o alcance de vista majestoso dos nossos governantes locais. Esses, os da má língua, esses do costume, falam da desqualificação das urgências do hospital, falam das filas às 6 da manhã no Centro de Saúde, criticam a decadência e degradação do Património e Centro Histórico, querem saneamento básico nas aldeias (vejam lá os malandros), contestam este magnífico modelo de desenvolvimento Económico e de Emprego baseado nos centros comerciais, Bases Logísticas e Recibos Verdes!
Uma malandragem que só está bem a dizer mal.
Agora descobriram esta história dos aumentos da água e, pasme-se, são contra o acordo de geminação com a Cidade Romena de Moreni.
Vamos por partes.
Comecemos pela geminação com a Cidade Romena de MORENI. Dizem que nunca ninguém ouviu falar em MORENI e que só fazemos geminações com Cidades Pobres! Tomara nós estarmos ao nível de Moreni!
Pois então tomem lá:
Moreni tem quase 21000 habitantes, 5 jardins de Infância, 4 Escolas Básicas, 2 Escolas de Ensino Superior e 2 Escolas Profissionais!!!!!!
Duvidam?
Está na Internet em:
http://www.primariamoreni.com/page64.html.
Ou seja, Moreni deve ter umas rotundas a menos que Torres Novas. Mas bolas, vai ser uma ajuda preciosa para os nossos autarcas!
Para ver se aprendem alguma coisa com os Romenos. Repararam bem nas Escolas que eles têm? E são Escolas que existem mesmo– não são miragens como a Universidade Lusíada!
Mas há mais…
A cidade de Moreni se calhar não tem avenidas de 4 faixas, mas tem:

- 3 Centros de Saúde com Médicos de Fam
- 7 laboratórios dentários com 7 médicos
- 2 laboratórios com 2 médicos
- Hospital Municipal com 4 valências:
- Medicina interna
- cardiologia
- enfermaria
- anestesia

Afinal quem vai aprender com quem?
Aliás os autarcas do PS na Câmara apenas continuam a sua veia internacionalista de sucesso: Já tivemos os Ingleses que piraram-se mais depressa do que o tempo que demora a tirar uma imperial, já nos prometeram Tailandesas e Estrelas de Hollywood na Quinta do Marquês, já nos prometeram os alemães e Holandeses a comer enguias no Boquilobo, agora vamos ter Romenos! Isto já não é uma Cidade – é uma verdadeira Torre de Babel!
E depois ainda há quem tenha a lata de falar do aumento dos preços da água! Há gente que é capaz de vir dizer que os aumentos da água se devem ao facto da Câmara de Torres Novas ter que pagar a 5 autarcas a tempo inteiro ( caso único no distrito de Santarém); de se desperdiçar água nas Rotundas e Jardins, de haver despesismo com acessores; etc…
Mas já se sabe, há pessoas que só estão bem a criticar!!!
Esses senhores da oposição sabem qual foi a terceira cidade do Mundo a explorar poços de Petróleo? Precisamente… Moreni – e é em homenagem a esse feito grandioso destes nossos novos irmãos da Roménia, que vamos pagar a água de casa ao preço do Petróleo!

Subscribe