CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

28.1.07

Maia

Publicada por zemanel |


Jorge Carreira Maia (FOTO: Jornal Torrejano)

No JORNAL TORREJANO desta semana, na sua coluna semanal, Jorge Carreira Maia, revela o seu sentido de voto no NÂO, no referendo ao aborto. Não discutindo esta sua posição individual, há um aspecto no seu artigo, que um amigo me chamou a atenção. Neste artigo Jorge Carreira Maia atira-se à classe política em geral para criticar a existência deste referendo:
"Aceito que se possa referendar certos actos da vida pública. Por exemplo, teria sido interessante submeter a referendo a candidatura de Portugal à realização do Europeu de 2004. As grandes questões da vida política, ou problemas como o do aborto, deveriam, todavia, estar fora deste voto cego, que é o dizer um mero sim ou um mero não a problemas muito complexos.
A classe política, ao enviar a questão do aborto para referendo, não está a valorizar a decisão do povo, mas, como Pilatos, a lavar as suas mãos de um intrincado problema, que não quer enfrentar, pois perderá sempre alguma coisa. "

Há um aspecto que é preciso salientar. Há pelo menos uma força política que achava que esta questão deveria ter sido resolvida na Assembleia - o PCP. Jorge Carreira Maia, que é uma pessoa séria e informada sabe disso muito bem. Ao omitir este "pequeno" pormenor, Jorge C. Maia perde toda a razão no seu artigo e revela desonestidade intelectual. Mas fica salientado que entre todas as cambalhotas políticas que já deu, na sua vida pública, há um traço sempre comum: o anti-comunismo mais ou menos disfarçado de intelectualidade filosófica, ou seja uma espécie de Pacheco Pereira da Serra de Aire.



4 canhotices:

Anónimo disse...

O novo blog sobre o Seixal, o país e o mundo:
http://www.seixalsim.blogspot.com/

jss disse...

independentemente da opinião do Jorge Maia, é verdade o que dizes sobre a posição do PCP. é de uma coerência que deve ser assinalada...
abraço,
jss

zemanel disse...

JSS,
já temos saudades do Largo...
o fim é mesmo inevitável?
um abraço

A minha verdade disse...

É só mexeriquice...!

Para o Zé, tudo o que não passe por uma reverência ao PCP, ou é pouco credível ou simplesmente desonesto... Foi assim na convocação do debate sobre o aborto e é agora num mero artigo de opinião, livre e efémero.

Deixe-se de censuras amigo. O mundo dos outros não tem de andar em torno do PC sabe?

Subscribe