CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

30.1.07

ERC dá razão a INÊS VIDAL e ao Jornal Torrejano

Publicada por zemanel |

A Entidade reguladora da Comunicação Social deu razão ao Jornal Torrejano, num pedido de esclarecimento.
Relembremos a história. Na sequência, de uma visita de Francisco Louçã a Torres Novas, neste blog, comentou-se os termos da reportagem efectuada pela jornalista Inês Vidal do Jornal Torrejano. (http://canhotices.blogspot.com/2006/11/sondagens-vidal.html)
Embora nunca tivesse posto em causa a competência da jornalista, este blogue mereceu de Inês Vidal uma coluna de opinião na edição seguinte do jornal.
Para esclarecimento de dúvidas, solicitei um pedido à ERC - Entidade Reguladora da Comunicção Social sobre a isenção da notícia. Pedido esse que aliás dei conhecimento a priori a INÊS VIDAL.
Fui notificado pela ERC , na sua deliberação de que:
" - Não foi ultrapassada a fronteira que numa reportagem separa informação e interpretação
- Não foi por conseguinte, posto em causa o rigor informativo"
Perante este esclarecimento da ERC, neste 3/RG-i/2007 no mesmo local onde critiquei, venho pedir desculpas à jornalista Inês Vidal pelo meu erro de avaliação e pelos incómodos que lhe possa ter causado. Sem qualquer espécie de ironia, espero sinceramente que não fique qualquer ressentimento.
No entanto na deliberação referida, no ponto que abordei aqui no blog, a ERC considera no ponto 15 da deliberação: "já que no se refere ao uso de uma citação em discurso directo sem atribuição de fonte, ao contrário do que alega o jornal, constitui um desvio aos cânones tradicionais do rigor jornalístico(...)"
No entanto há algumas questões a considerar:
- Vivemos num país livre e como tal, não deixarei nunca de exercer o meu direito de crítica, sabendo que o limite é a ofensa.
- Repudiar vivamente a argumentação do JORNAL TORREJANO, quando confrontado pela ERC. Assim ao contrário daquilo que o JORNAL TORREJANO afirmou à ERC:
- Na altura dos factos ( a notícia, o comentário no blog e o pedido de esclarecimento à ERC) não era dirigente ( em qualquer cargo, por mínimo que fosse) do PCP.
- É falso que esta questão seja motivada " para um ressentimento de uma força política contra outra". O PCP não foi visto nem achado para nada. Misturar alhos com bugalhos para quê?
- Referir que se nas legislativas anteriores o BLOCO se tornou a 3ª força política de Torres Novas, é omitir de má fé que posteriormente nas autárquicas e nas presidenciais ( onde os líderes nacionais do BLOCO e do PCP se defrontaram) isso não ocorreu.
- Não uso o blog CANHOTICES, para falar em nome do PCP, porque este é um espaço de total liberdade individual e, nem o PCP precisa de utilizar este blogue.
-Tudo o que neste blogue é publicado é da inteira responsabilidade do seu autor e nunca o PCP interferiu nesta actividade
Por outro lado, o JORNAL TORREJANO refere, como uma espécie de alibi, que já tem publicado textos meus. Não mentirei se disser que 90% das vezes o terá feito sem o meu consentimento. Assim a partir desta data o JORNAL TORREJANO fica informado que não aceitarei mais qualquer publicação de qualquer texto meu, publicado neste blogue, sem o meu consentimento.
Torres Novas 30 Janeiro 2007
José manuel alves Mota Pereira

Subscribe