CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

Publicada por zemanel |


O Estado do poder em Torres Novas

A CDU deu uma conferência de imprensa onde alertou para uma melhor relação da Câmara com as juntas de Freguesia . Fê-lo porque é um problema real que afecta todas as Juntas e mais ou menos em surdina têm sido levantado por todas as juntas.
Os problemas têm sido mais que evidentes e qualquer autarca, de qualquer junta, reconhece que há juntas que têm enormes dificuldades devido às falhas graves e aos atrasos no pagamento da Câmara às Juntas. Falhando com os protocolos assinados.
Alguns, mais papistas que o Papa, vieram logo a terreiro defender a sua dama. Esquecendo a essência do problema, tentaram encontrar divergências internas (?) na oposição- no caso a CDU- achando-a desorientada e a contradizer-se.
Cometeram desde logo um erro básico. Elegeram a CDU como a Oposição e, ao fazê-lo, esqueceram o PSD e o BE. Sendo verdade é claro que a CDU agradece.
Outro erro básico. Esqueceram que aquilo que foi denunciado pela CDU é há muito tempo criticado por vários autarcas das Juntas, sobretudo socialistas. Os problemas financeiros que a Câmara levanta às juntas, estendem-se às 14 juntas presididas ou apoiadas pelo PS. Todos sabem que muitas destas 14 Juntas têm sobrevivido com muito esforço. E isso é reconhecido até por alguns Presidentes de Junta da Cidade. Todos eleitos pelo PS.
O que a CDU fez foi levantar a tampa sobre o problema. Criticá-la foi um tiro no pé de alguns. Porque esqueceram a essência do problema…Tentaram o humor, ser jocosos e "brincar" com um presidente de junta eleito.
Mas o poder executivo reagiu diferentemente. Tentando evitar problemas internos e porque é um político hábil Rodrigues usou outra estratégia.
De tal maneira que na sequência da Conferência de Imprensa e para responder aos apelos das diversas juntas que se vinham sentindo, a Câmara e António Rodrigues assumiu que vai “ vai haver uma nova filosofia de relacionamento entre a Câmara e as Juntas de Freguesia e explicou que os critérios para a atribuição de verbas têm de ser revistos para não se cair em injustiças(…)” (MIRANTE 28 junho 2006)
Porque tomaria António Rodrigues esta atitude? Uma só razão: o descontentamento era evidente e generalizado! Só não via quem não queria.
Estamos em Junho e os protocolos com as Juntas só agora foram aprovados em Assembleia Municipal e enviados para as respectivas Assembleias de Freguesia para ratificação!!!!! Curiosamente após a Conferência de Imprensa da Oposição/ CDU.
E já não se fala daquilo que a Câmara ainda deve às juntas!
(Claro que Rodrigues nunca assumirá publicamente isto. Nem atribuiu à CDU a importância que alguns dos seus apaniguados lhe deram. No jogo de cintura política Rodrigues está ao mesmo nível de Silvino Rosa...)
A contradição e a desorientação entre autarcas socialistas na reacção à conferência de imprensa da oposição/ CDU seria cómica se não fosse trágica!
Perante tudo isto, Hoje se me perguntarem se valeu a pena realizar a Conferência de Imprensa, a minha resposta é óbvia...E será igual à dos 17 presidentes de Junta do Municipio de Torres Novas!!!

Subscribe