CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

1.6.06

1 JUNHO - DIA INTERNACIONAL DA CRIANÇA

Publicada por zemanel |


De Alice Vieira, escritora de ascêndencia torrejana, do seu livro ROSA MINHA IRMÃ ROSA, premiado com o PRÉMIO DE LITERATURA INFANTIL , DO ANO INTERNACIONAL DA CRIANÇA - 1979, da Caminho.
O "Rosa..." foi um dos primeiros livros que li. Vale sempre a pena voltar a folhear as folhas, já amarelecidas pelo tempo. Foi tão bom juntar as letras do "Rosa..." e aprender...

"(...)
- Isto tem de ficar hoje resolvido, nem que a gente esteja aqui a noite inteira! Não quero ir amanhã para a festa com uma filha semm nome.
Amanhã é o 25 de Abril e vamos todos para o parque. Até mesmo a minha irmã, dentro da alcofa, e decerto cheia de mantas como quando chegou a casa. A minha mãe já tem um saco cheio de coisas que podem lá ser precisas -onde, evidentemente não faltam os biberões e um monte de fraldas.(...) Encontro sempre muitas pessoas amigas no parque e sinto que então a gente gosta mais delas do que nos outros dias.(...)
Já passava das dez, mas como era feriado no dia seguinte ninguém estava com pressa de memandar para a cama. De resto, aquela era uma noite diferente: aminha irmã já tinha um nome. E isso devia ser muito importante, porque num quadro que a minha mãe tinha posto na parede do meu quarto, com um menino de olhos tristes e muita coisa escrita por baixo, dizia: "Todas as crianças têm direito a um nome." a minha irmã era Rosa. Era o seu direito.
(...)"

2 canhotices:

Pedro Antunes disse...

Só uma correção: José Saramago é da Golegã. Nasceu na Azinhaga.

zemanel disse...

Alice Vieira nasceu em lisboa - embora os seus ascendentes sejam de Lapas - Torres Novas. Ainda hoja Alice vieira tem família no lugar mais bonito do concelho. São de Lapas também a família Borga: com os jornalistas Cesário e António (que foi o último director d'o Diário) mais o mediático padre Borga - sim esse o que canta a mão na mão do senhor...(ai,ai)

Subscribe