CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

19.5.06

SAÚDE! DO BLOG SETE MARES!

Publicada por zemanel |

DO BLOG, "SETE MARES", COM LICENÇA,
Não! Nem me acredito, nem quero acreditar!
Farto de tentar avaliar - com todos os possíveis e imaginários benefícios da dúvida - da justeza de atitudes como o encerramento de escolas e de unidades de cuidados de saúde como forma inevitável de sobrevivência da economia de um país, nem me acredito no que me dizem, nem quero acreditar!
Olhando para os recentes estádios, para as benesses incontáveis dos arregimentados ao poder, para as declarações de lucros fabulosos de exercício de grandes empresas em tempos de crise, eu nem me acredito, nem quero acreditar!
Sabem porque vai por aí essa fúria desalmada de alargamento em auto-estradas? Segundo me dizem, é apenas porque uma directiva comunitária impedirá a cobrança de portagens em vias com menos de três faixas!!! Não porque a circulação o justifique. Não porque a calamidade das mortes na estrada o torne imperioso. Não. Apenas porque uma directiva comunitária está em vias de acabar com mais uma mama!
E o despautério de arrasamento de caríssimos viadutos e pontes, construídos há menos de 10 anos um pouco por todo o país, é justificado por esta sanha avassaladora de nos entrarem pelos bolsos dentro!
Quantas escolas, quantos professores, quantos hospitais, quantos médicos nasceriam de cada ponte agora arrasada?
Imperioso encerrar uma escola com menos de dez alunos? Nem que fosse apenas um! Quem se arroga o direito de contabilizar os custos do analfabetismo, dessa viciosa "interioridade", que barra os horizontes - inconstitucionalmente, dir-se-ia - àquele petiz cujos pais se arriscaram numa aventura de resistência longe do mar?
E como podemos aceitar que um parto, em Badajoz, seja 1.000 (!) Euros mais barato do que em Elvas? E que isso seja razão para encerrar a unidade de ginecologia em Elvas, contratualizando essa prestação de serviços em Badajoz, e não - numa lógica muito mais clara e transparente - apurar as razões profundas dessa disparidade no preço e responsabilizar os seus fautores?Enfim, por este caminho de subserviências, de cerviz curvada, ainda havemos de marchar para o açougue destinado ao abate dos velhos (que nós seremos) por empecilhos óbvios ao "progresso" e à "travagem da derrapagem do déficit", quem sabe sob o libelo de entraves à modernidade.Felizmente - e nem tudo é negativo - um secretário de estado anunciou o possível alargamento do porto de Portimão, para que as viaturas do próximo Lisboa-Dakkar possam entrar na barra sem problemas e para que não demandem as "imprescindíveis" viaturas desportivas à vizinha Espanha... O pior é se eles, os Espanhóis, conseguem "cozinhar" por lá um porto mais em conta, o que nem será difícil... E lá se nos desarvora o rali para Badajoz!
Tanta, tanta porcaria! Mas como é que ainda conseguimos respirar?
Quando o sr. ministro da saúde pergunta, demagógica e artificiosamente, porque é que, se as ricas vão ter os filhos a Badajoz, não hão-de as pobres ter o mesmo direito... o que esse sr. ministro oculta é que o que está em causa não é tanto a ida a Badajoz, mas muito mais o direito de opção que, assim, mais uma vez ele sonegará às tais pobres, a quem acua para terras de Espanha, encerrando o que, em Portugal, está afinal à sua responsabilidade e que, manifestamente desiste de saber gerir.
Pelo caminho vai ficando a noção de estado regulador e redistribuidor, aplanando assimetrias, para se ir transformando numa empresazita rasca e mal gerida, apenas financiada a fundo perdido pelos impostos que suga despudoradamente e à tripa-forra, sem dar cavaco a ninguém e que malbarata a bel-prazer.
Para isto não se elegem governantes. Receio que o meu sacrossanto voto apenas esteja a servir para legitimar uma associação de malfeitores, que se sequencia infindavelmente, nem sequer interessando a suposta "cor" com que se transveste, para iludir os tansos, que já alguém nomeou como "o bom povo português".
Emigremos, pois, para Badajoz, se é lá que se encontra a Arca do Tesouro!
Última hora (em 10 de Maio, a modos de diário de bordo): Afinal, uma das unidades de Ginecologia que estava para encerrar por só lá existir um obstetra, já não encerra porque a autarquia, se calhar enraivecida, contratou mais quatro especialistas!!!! Ah, então havia médicos contratáveis!... Então porque é que o estado não os contratou antes de asnear, mas a autarquia pôde contratar?
Lá está!... Pedem-se esclarecimentos: O problema é haver ou não haver médicos especialistas? É haver ou não haver pruridos e urticárias partidárias a manifestarem desagrados? É apenas uma medida "anti-déficit" à Sócrates, pura e dura, ou é o quê?
É o quê o que se está a passar neste país?

1 canhotices:

AlvegAdn disse...

Genial, as palavras certas!

Subscrevo inteiramente!

Subscribe