CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

4.4.06

...porque é Abril 1

Publicada por zemanel |

...porque é Abril - extracto de texto publicado em "O ALMONDA" em 22 Abril 2005

CANTOS ESQUERDOS

Texto de José M Pereira
CantoII

Está aí o fim de semana em que se recorda a madrugada dos cravos. É o tempo de falar dos capitães, do povo unido jamais será vencido, e em cada rosto igualdade. Nesta terra que há-de ser nossa, 200 mil pessoas têm fome e muitos não pedem, pois não, pela vergonha. Nesta terra, brilhará o sol, mas não para os 290 mil pensionistas com uma pensão de 186,16 euros, e que um milhão de pessoas não tem água em casa, e há o desemprego, o desemprego dos jovens, o desemprego da meia idade, o desemprego de longa duração, o de curta duração, o pib, o défice e a produtividade.

Amigo leitor a culpa afinal é tua. O país não produz, tu não produzes, trabalhas, trabalhas, tens a casa para pagar, mais o carro, e tens que levar os putos ao MC Donald’s e afinal descobres que não produzes, tens que produzir, produzir ainda mais olha o défice, olha o banco de Portugal, paga o médico, paga o IRS, produz, paga, o Benfica ganha o campeonato? O cartão de crédito esgotou, a culpa é tua, não sabes poupar, somos livres somos livres, a culpa é dos partidos, são todos iguais, temos que ter paciência, viva o Mourinho, mais o Jorge Gabriel, o Malato e o Gouxa, sindicatos nem pensar nisso, olha o shopping, olha a rotunda, ena tantas rotundas, produz, produz, somos livres, somos livres.

Olho para a fotografia. O avô e a avó. No centro da mesa, a foice e o martelo, e um pequeno arado, feitos pelo avô, em madeira, nos primeiros tempos da reforma.. Naquela mesa podiam estar também o monumento à reforma agrária ou o barco feito em conjunto com o neto, o Rui. Sorriem, viviam-se os primeiros anos da liberdade em Portugal.

Não sei quantas letras o velho Gualdino terá lido de Marx ou Lenine. Mas isso pouco lhe importava, para se afirmar Comunista. Aprendera a Luta de Classes, com o fato da ganga na Nery mais uma estadia na Universidade de Caxias, onde tirou uma pós graduação em dialéctica: “Fala, Fala, quem são os camaradas, quem te distribui o Avante, Fala Fala”.

Mas se falo do avô Gualdino e da avó Piedade, podia também falar dos avós da Ana, do João do Nuno, dos pai do Álvaro Humberto, da Susana, da Eduarda, da Elsa, do Vladimiro (Fernanda Tavares, aquele abraço) e tantos, tantos. Combatentes da Liberdade, construtores do futuro que não este .

O 25 de Abril é de todos. Sem dogmas nem sectarismos. ou exclusões. Mas nas suas veias corre o vermelho do sangue.

Amigo leitor, hoje continua a ser tempo de resistir. Tenhamos ou não o cartão.(...)


Subscribe