CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

20.4.06

21 Anos Rádio Local Torres Novas!!!

Publicada por zemanel |


20 Abril 1985.
O sótão de Fernando Dinis Alves. Amílcar Luís Fialho, padre e intelectual progressista, anunciava ao microfone:"Aqui Torres Novas, emissão experimental da Rádio Local."
O sonho nascera pouco tempo antes. Fernando Alves "Fotocor", Sales, Álvaro Mendes, Padre Amílcar, José Augusto Mourão, Fausto da Fame, davam inicio ao projecto RÁDIO LOCAL TORRES NOVAS.
21 anos passaram. Passaram a mudança do sótão, para o Estádio Municipal. Uma Rádio em vivência com a sua comunidade - a agitar as mansas águas desta terra. Foi a MALA VOADORA para os mais novos com a Elsa Abrantes, os 20 Mais do Jorge Branco, o Bom Dia Cidade e os irmãos Paulo e Tó Catarino. Matias Pedro associando-se ao projecto. António Rodrigues lança com estrondo a PÁGINA TORREJANA, que o tornaria conhecido na Cidade. Também o João Pereira e Carlos Trincão Marques iniciaram a Rádio. Trincão Marques e António Rodrigues levaram com NOVA AUGUSTA a rádio a todo o concelho. José Simões apresentou notícias mas antes lançou o o concurso dos provérbios.
E quem pode esquecer o humor do Luis Martins, do Jorge Pinheiro, Artur Silva e Álvaro Mendes com a sua " rádio-novela"!!!!
Muitos jovens passaram pela rádio. JOSÉ PEDRO FRAZÃO, hoje jovem jornalista com trinta e poucos anos e referência da Rádio Renascença, com prémios ganhos pelo Clube de Imprensa, começou aos 14 anos na Rádio. Nesta Rádio.
E podíamos falar de tanta gente. E tanto silêncio.
Hoje os 100.8 MHZ estão moribundos. 21 anos depois. Como reactivar o FM Estéreo? Estará lá alguém pelo menos que saiba que hoje foi dia de anos?
Há uma força criadora, que parece morta nesta terra. Quem a matou? Digam-me?
Torres Novas 20 Abril 2006.

1 canhotices:

Conexões disse...

Também estive lá muitos anos eramos uma grande familia com o Carlos Cordoeiro, Luis Bento, Paulo Felício, Frederico Alexandre, e muitos outros sai exactamente porque a rádio deixou de ser o que era, e jamais voltará a ser bons tempos que irão ficar na memória por muitos anos.

Subscribe