CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.


" A Assembleia Constituinte afirma adecisão do povo português de defender a independencia nacional, de garantir os direitos fundamentais dos cidadãos, de estabelecer os principios basilares da democracia, de assegurar o Estado de Direito democrático e de abrir caminho para uma sociedade socialista no respeito da vontade do povo português, tendo em vista a construção de um país mais livre, mais justo e fraterno."
Do Preâmbulo da Constituição da Republica Portuguesa
Foi há 30 anos, que foi aprovada a Constituição de Abril. Democrática e progressiata visava a construção de uma sociedade e de umA democracia avançada nos planos políticos, económicos, sociais e culturais. Falava expressamente na construção de uma sociedade socialista. Foi aprovada apenas com os votos contra do CDS, então liderado pelo actual ministro do governo "socialista" Freitas do Amaral.
Tanto o PPD, como o PS, votaram favoravelmente esta constituição - com o apoio da esquerda (PCP e MDP), extrema esquerda (UDP), independentes social democratas(liderados por Mota Pinto) e deputado de Macau.
Nesse tempo, muitos que hoje se reclamam da esquerda moderna bloquista defendiam o regime albanês como modelo - vide as actas da constituinte em http://debates.parlamento.pt/!
No PCP, vingava o jovem constitucionalista Vital Moreira - hoje também entregue às delícias do Centrão.
Todos os partidos preconizavam a sociedade socialista!
Muitos dos grandes políticos actuais, colocavam-se fora do sistema, militando nos grupelhos de extrema esquerda, mais ou menos foclóricos, mais ou menos agressivos, mais ou menos organizados. Todos eles minando a Democracia em construção - todos eles hoje senhores da democracia!!!
Hoje a Constituição ainda é progressista. Mas os ataques de que vem sendo alvo pelo Centrão dos interesses, são demasiado perigosos, para que não se esteja alerta. Todas as revisões promovidas pelo Centrão dos Interesses têm tido um sentido único: Destruir, Desmobilizar!
Em cada revisão assistimos a debebilização da Democracia!
Incomoda a Europa, os EUA, a Nato o carácter ainda assim, progressista desta Constituição! Apenas o PCP tomou iniciativas de comemoração do aniversário. Não quer isto dizer alguma coisa? Só se defende o que se conhece!
É preciso mais hoje, mais amanhã.

Subscribe