CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.


É este o título desta semana do Mirante. Não falamos de Gondomar ou Oeiras- falamos de Torres Novas. O "canhotices" já sabia desta notícia há algum tempo mas esperou pela comunicação social. Ou seja o fiscalizador Piranga vai ser o fiscalizado Piranga.
Não está em causa a honestidade e a seriedade. Está em causa a seriedade política. Ou já vale tudo ? Que bela história...

Piranga, na foto,tem 73 anos e é um histórico do PS local Foi candidato a Presidente da Câmara em 1985 e em 1989. Perdeu para o PSD.
Em 1993, o pS convida o militante do PSD António Rodrigues, à data presidente do Clube Desportivo de Torres Novas, na altura o mais eclético clube do distrito de santarém, para liderar a lista à Cãmara do PS. Piranga foi no PS local um dos mais activos apoiantes dessa solução. Rodrigues acaba por ser eleito pelo PS, com o apoio da UDP (liderada por António Gomes, actual companheiro da deputada do Bloco na Assembleia da República Helena Pinto), por apenas 80 e poucos votos. Manteve-se em simultâneo à frente do Clube, que foi perdendo todas as modalidades amadoras, restando hoje apenas o futebol. Mas conquistando patrocínios como o do GRUPO LENA que faz muitas das obras municipais.
Há um par de anos...
Piranga substitui o Presidente da Camara, na presidencia do Clube Desportivo Torres Novas. Entretanto Rodrigues ( o presidente da Cãmara) vai para Presidente da assembleia Geral do Clube e contrata Piranga para seu assessor- chefe de gabinete. Sabe-se que muitos assuntos do Clube trataram-se nos corredores da Câmara : é público. Circulou na Cidade uma carta anónima denunciando negócios estranhos desenvolvidos na Camara pelo sr. Piranga, tendo a CDU divulgado a carta e posteriormente em Tribunal alguns comunistas torrejanos terem sido condenados por tal facto. - história que relembraremos noutro post.
Entretanto em Dezembro, Piranga demite-se das suas funções e encabeça a lista do Ps à Assembleia Municipal, numa saída de cena da então Presidente Odete Rodrigues nada pacífica. Agora Presidente da Assembleia retoma as funções de assessor.!!!!!
Numa Câmara com 5 eleitos a tempo inteiro - caso inédito! Com um conjunto de assessores, sendo alguns com relações familiares próximas do presidente. Com um Presidente de assembleia Municipal assessor do Presidente. E a dívida da Cãmara a aumentar! E a Câmara a recusar uma auditoria externa às contas.
Nas últimas autárquicas alguns (1, apenas 1) elementos da CDU passaram para a lista da Assembleia Municipal do PS. Que dirão agora. É legal, será. Legítimo nunca. À mulher de César não basta ser séria...
Obviamente, senhor Piranga, demita-se!

1 canhotices:

zemanel disse...

GR
a)Desta bela história faltou dizer que o sr Piranga ainda é o Presidente do Clube! Para te facilitar as coisas - já que não conhecendo as pessoas é mais dificil- imagina o Jaime Gama, Presidente da Assembleia da República, ser contratado para assessor do Sócrates!!!!
b)Quanto à "safardana" - é uma grande safardana! É uma formiga pequenina que tem feito por aqui um Grande trabalho - de união, expansão e fortalecimento. É bom, termos assim amigos em comum - por isso também sou teu amigo, claro!
Um grande abraço!

Subscribe