CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

20.6.09

Há mais vida para lá de Fulano e Sicrano

Publicada por zemanel |


O senhores da opinião ( e os seus clones mal amanhados) repetem a ideia à exaustão: As legislativas servem para eleger o primeiro ministro, pelo que o combate final e decisivo é sempre entre o fulano do PSD com o sicrano do PS.

Mas depois entretêm-se muito entretidinhos a exibir a ignorância democrática do povo perguntando pelo país real, com exibição nas TVs, se sabe o nome dos deputados que representam os eleitores. à pergunta feita : "sabe o nome dos deputados do seu distrito'" a resposta é inavriavelmente negativa: obviamente pois claro que é negativa! Então que esperar da sua desinformação diária?

Chegados aqui, ainda mal satisfeitos, os maganos já estão a falar dos círculos uninominais, da redução de deputados na Assembleia (ideia tão bem vendida que o povo sempre aplaude) e a gente a ver o que é que eles realmente querem: o desaparecimento de deputados das franjas, nomeadamente os incomodativos da CDU.

Eles bem sabem quem mais perguntas faz, quem mais relatórios faz, quem mais visitas aos círculos faz, quem mais recebe e atende as populações.

É este o quadro que é preciso desmontar. Porque votamos listas distritais que constroem maiorias. Não se vota no primeiro ministro e o voto merece ser entregue a quem luta com as populações pelos seus direitos. Só uma CDU forte, com muitos deputados eleitos, defende as populações! É isso que está em causa no voto outonal para a Assembleia da República!

Hoje foram apresentados os primeiros três candidatos da CDU às legislativas pelo círculo eleitoral de Santarém. É com orgulho que os ribatejanos tem à frente de uma das listas concorrentes uma personalidade e um deputado reputado como ANTÓNIO FILIPE - a sua presença encabeçando a lista da CDU em Santarém é um sinal claro de que a CDU cotinua muito atenta aos problemas no distrito. Acompanham António Filipe um homem bom, um conhecido antifascista ( e já agora um amigo de Torres Novas) o advogado Madeira Lopes e também a juventude e a irreverência da Liliana Sousa com provas dadas no seu trabalho associativo e autárquico.

Pelo trabalho que já realizaram na sua vida, a CDU apresenta gente de confiança e disposta a prestar contas no final do mandato.

Estes candidatos representam as melhores tradições do distrito. Um distrito de trabalhadores agrícolas, operários , quadros médios e intelectuais, pequenos agricultores, pequenos industriais e comerciantes, com um passado heróico de combate ao fascismo e de amor á liberdade. Um distrito onde a luta forjou alguns dos maiores vultos da cultura portuguesa que se distinguiram e distinguem pela sua forte ligação ao povo trabalhador do Ribatejo. Este é o distrito, entre muitos outros, dos intelectuais comunistas Maria Lamas, Fernando Lopes Graça e José Saramago!

Nesta terra de luta, nunca faltou o entusiasmo e a confiança!

A CDU apresenta gente (e apresentará mais) reconhecidos pelos seus méritos, pela sua competência, pela honestidade de quem vai para a Assembleia para servir as populações e não para se servir a si próprio ou aos interesses capitalistas ( posso usar esta frase não posso??)

A CDU apresenta em Santarém, como em todo o país, gente para construir uma alternativa sólida de esquerda, de mudança de rumo, de confiança que é possível construir uma vida melhor!


Nota final: antes que venham com bocas parvas sobre o facto da CDU importar um candidato de fora para o distrito de Santarém deixem já dizer algumas coisas:

1 - Informamos que por acaso ANTÒNIO FILIPE tem origens familiares em Alcanena, onde passou algum tempo da sua infância.
2 - Mas mesmo que assim não fosse o que o distrito de Santarém precisa é de deputados para trabalhar, independentemente da sua origem!
Posso citar de cabeça, em relação à ultima legislatura (e se estiver enganado corrijam-me por favor) que o PS teve na Assembleia as deputadas Sónia Sanfona (de Alpiarça) e Fernanda Asseiceira ( Alcanena) e ninguém conhece o trabalho das senhoras - aliás sabe-se que cortaram em sede de pidac a possibilidade de nos seus concelhos de se realizarem alguns investimentos que agora provavelmente prometem enquanto candidatas às suas Câmaras Municipais!
3 - e quanto a candidatos de fora do distrito assim de repente, nos últimos anos, concorreram Mira Amaral e Carlos Coelho (PSD), Vitalino Canas (PS), Luis Duque e Pires de Lima (CDS-PP) e Joana Amaral Dias (BE).

4 canhotices:

Feijão Frade disse...

O que interessa é distribuir os tachos... Essa nota final mostra bem o vazio político no panorama nacional, e neste aspecto com o António Filipe a CDU está a ser igual aos outros. O senhor até pode ser bom naquilo que faz, mas as pessoas que votam CDU querem ser representadas, o deputado deve ser o representante dos eleitores. É uma má escolha e é com essas escolhas que as pessoas abstêm-se. Existe militantes em Torres Novas que conhecem a realidade melhor do distrito que o António Filipe. A ideia que a CDU passa é que não tem pessoas capazes dentro do distrito. É com pena que vejo a CDU ser igual aos outros, como o Jerónimo diz “é mais do mesmo”.

zemanel disse...

Senhor Feijão Frade;
O círculo eleitoral do distrito de santarém elege vários deputados á assembleia da república. O senhor pode dizer-me qual é o decreto-lei que impede a eleição de mais que um deputado pela CDU no distrito de Santarém?
E por mim, sinto-me muito satisfeito com o trabalho colectivo produzido pela CDU na elaboração desta lista: do primeiro ao último lugar, a CDU apresenta uma lista de confiança! E muitos outros ficaram de fora: felizmente a CDU poedria apresentar uma série de grandes listas!

Feijão Frade disse...

Quero lá saber de decretos de lei… As coisas valem por aquilo que valem, o que parece é que a CDU Santarém nem o partido não têm pessoas capazes para ir para a Assembleia. Isso é lamentável, divide as pessoas e mesmos os militantes. E vamos ver se não se perde votos por causa disso. A conjectura política nacional está do lado dos pequenos partidos, mas parece que não querem aproveitar esse facto. A CDU em condições normais só elege uma pessoa por isso não sei porque razão falar em toda a lista, quando só o primeiro é que realmente é importante.
Já dizem que o Rui Rio vai também ser deputado pelo PSD Santarém… Deve ser os efeitos da regionalização, será centralização? António Felipe é membro do comité central, porque não fica com o segundo lugar da lista? No último mandato esteve no parlamento, mas foi eleito elegido por Lisboa. Este anos vem para Santarém, será que mudou a sua residência? Não sei se foi o comité que forçou a candidatura ou se foi discutida pelos militantes, pois o PC é mesmo assim, é verdade que há democracia, mas uma democracia manipulada por algumas pessoas.
Qual a realidade que o senhor conhece sobre o distrito, passou cá momentos da sua infância, já passei ferias na Nazaré e não conheço a realidade politica de lá? Posso estar enganado, mas não me lembro de o ver em nenhuma manifestação de massas que se realizaram no distrito. O Bernardino, o Jerónimo, ainda passaram por cá, miúdo Miguel Tiago ainda esteve cá em acções de protesto, por exemplo, a favor de um médico para Paialvo.
Vamos ver… se as pessoas vão nessa. Depois das eleições falamos, até pode ser que a CDU consiga uma boa votação, mas tenho duvidas.

zemanel disse...

Feijão Frade:
o o que importa é o trabalho a favor das populações. O resto é só blá-blá...
(Constato que está a par das passagens de deputados do PCP pelo distito: como vê, a CDU mesmo sem deputado no parlamento representou e defendeu as pessooas do distrito...)

Subscribe