CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

26.5.09

A criatividade no combate político

Publicada por zemanel |

Sobre tempos de antena:
O combate político (também) é feito de criatividade. Passar a mensagem requer um exercício em que a imagem, a fotografia, a cor, a palavra e o som facilitem a passagem do conteúdo.
Fórmulas usadas e gastas, tipo Carmelinda Pereira do POUS debitando um interminável discurso sobre um fundo escuro, não pegam e só por muita curiosidade arqueológica alguém vê aquilo. Eu pessoalmente tento não perder os tempos de antena do POUS e do PCTP/MRPP e olho para aquilo com a mesma satisfação com que vejo um Benfica-Tirsense de 1989 na RTP memória.
Realizar três minutos de tempo de antena telegénicos, apelativos e que ainda por cima transmitam ideias é uma arte que vai para lá da publicidade a sabonetes.
Sem querer meter a foice ( e o martelo) em seara alheia, deu-me para espreitar alguns vídeos de partidos políticos estrangeiros, nomeadamente espanóis.
Os Comunistas da IU espanhola apostaram num esquema altamente irreverente mas que considero de mau gosto. Será criativo? será?
Ao nível das ideias os vídeos valem pouco ou nada. Em comum em todos eles o sketch da equipa de filmagens que está a realizar os tempos de antena e a quem sucedem várias coisas supostamente engraçadas. Se é verdade que a IU optou por um sistema inovador e que provavelmente será falado em Espanha, não deixa de ser sintomático que a IU não perceba que o seu progressivo esvaziamento eleitoral está directamente associado a coisas como estas: ideologicamente vazias!
Ou estarei errado? Querem discutir?
Hoje deixarei aqui um dos vídeos da Izquierda Unida. Nos próximos dias prosseguirei a viagem pelos tempos de antena europeus (grande youtube!). E juro que não me ficarei pelos partidos comunistas.
Eis aqui em baixo a irreverência dos nossos vizinhos comunistas de Espanha:

Subscribe