CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

7.1.08

Os Cinquentenários

Publicada por zemanel |

O Choral Phydellius encerrou agora os 50 anos de vida. Os Ranchos Folclóricos de Riachos e de Torres Novas, portadores de um rigor etnográfico que recusa o Ribatejo marialva do campino do barrete encarnado à moda do SNI, fazem agora os seus 50 anos - curiosamente o Rancho Folclórico de Torres Novas comemora exactamente amanhã os seus 50 anos.
O Cine-Clube de Torres Novas está bem pertinho de fazer também 50 anos.
Passados os anos da Guerra, uma nova geração procurou no movimento associativo a cultura, o saber e o convívio. A Luta ao fascismo e ao obscurantismo passou em muito pelo Associativismo Popular - o que fez da então vila de Torres Novas, um pólo importante de resistência democrática no distrito de Santarém.
Estas associações que comemoram os seus cinquentenários nasceram do amor pela cultura e pelo humanismo nas suas diferentes expressões artísticas - valores que como se sabe não eram propriamente apreciados pelo cavalheiro de Santa Comba Dão.

1 canhotices:

GR disse...

É muito agradável chegar a Torres Novas e assistir a um espectáculo de ballet, ou a um canto livre, ou uma conferência. Já para não falar que devemos sempre ir visitar os patos e cisnes do Almonda.
Todas estas actividades se devem à coragem de muitos Torrejanos dos anos 50.
A cultura foi (é) uma das mais belas formas de expressão que corajosamente lutou resistentemente contra o fascismo!

Parabéns.
Choral Phydellius, Ranchos Folclóricos de Riachos, Rancho Folclórico de Torres Novas, Cine-Clube de Torres Novas,

GR

Subscribe