CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

Foto: Canhotices
(Vaz teixeira, Ramiro Silva, Manuel Ligeiro e Carlos Tomé)
A SAÚDE NO CONCELHO DE TORRES NOVAS
- VAI DE MAL A PIOR! -


OS CUIDADOS DE SAÚDE URGENTES NO CENTRO HOSPITALAR DO MÉDIO TEJO – REDE DE URGÊNCIAS
A CDU – Coligação Democrática Unitária, convocou esta conferência de imprensa com o objectivo de alertar a população do Médio Tejo para o facto de o Ministro da Saúde se preparar para aprovar a rede das urgências com a desqualificação das Urgências dos Hospitais de Torres Novas e Tomar.
A CDU relembra que a Comissão Técnica nomeada pelo Ministro da Saúde propôs que as Urgências de Torres Novas e Tomar fossem desclassificadas para SUB (Serviço de Urgência Básica), proposta que foi liminarmente rejeitada, de imediato pela CDU, e, mais tarde pelas Câmaras e Assembleias Municipais e outras instituições sociais da área abrangida pela Centro Hospitalar!
Em alternativa, a proposta da CDU, de atribuir ao Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE, a classificação de “Serviço de Urgência Médico Cirúrgica”, obteve um larguíssimo consenso na população, nas Autarquias e nas instituições sociais do Médio Tejo.
A proposta foi aprovada na Assembleia Municipal de Torres Novas, na Câmara Municipal por unanimidade e enviada ao Ministro da Saúde.
“A Proposta da CDU dizia:
Assim, propõe-se que ao Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE, seja atribuída a classificação de “Serviço de Urgência Médico Cirúrgica”, devendo, o Conselho de Administração, como a lei lhe confere, organizar as urgências de acordo com as valências existentes nas três unidades e nos termos do nº. 5 do despacho de Sua Exª. o Ministro da Saúde já referido e tendo em conta, nomeadamente:
§ A capacidade instalada e disponível (Instalações e equipamentos) em cada um dos hospitais que integram o Centro potenciando a sua rendibilidade;
§ A forma como as valências estão distribuídas aproveitando os efeitos positivos da concentração de meios;
§ As condições existentes e perspectivadas para o apoio da telemedicina;
§ A estratégia definida para melhorar os sistemas de acessibilidade inter-hospitalar;
§ O tipo e localização das necessidades a satisfazer em cuidados urgentes e emergentes;
§ A satisfação das ditas “urgências falsas” mas que têm que ser “resolvidas” no Serviço de Urgência Hospitalar por ausência de alternativas fora dos hospitais;
§ Localização de outros pontos da Rede de urgência fora do Centro Hospitalar;”

É esta proposta que o Sr Ministro da Saúde se prepara para rejeitar, ( a fazer fé na palavra do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, tal seria aceite e assinada em protocolo) e manter a inaceitável desclassificação das urgências de Torres Novas e Tomar, pois já informou a Comunicação Social que estas duas urgências já estavam a funcionar como SUB o que, de facto, não se verifica!
A CDU, chama a atenção para as graves consequências da desclassificação dos actuais serviços de urgência, classificando-os como SUB, já que os Cuidados Urgentes reduzir-se-ão em quantidade e em qualidade e dado que a Urgência Centrada em Abrantes irá precisar de mais médicos, os internamentos e os cuidados e as técnicas altamente diferenciadas em Torres Novas e Tomar poderão estar também em risco!

A CDU, reafirma a sua posição de que ao Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE, deve ser atribuída a classificação de “Serviço de Urgência Médico Cirúrgica” como Instituição Única que é formalmente!
A CDU continuará a desenvolver todos os esforços para evitar que o Ministro da Saúde desclassifique estes dois serviços de urgência. E, neste âmbito, irá solicitar a todos os eleitos na Assembleia Municipal que subscrevam um pedido de Assembleia Extraordinária para análise deste grave problema (e também o da falta de médicos no Centro de Saúde) já que a Mesa da Assembleia não a quis convocar!
Ainda é possível evitar esta má decisão!

NÃO HÁ MÉDICOS NAS EXTENSÕES!
NÃO HÁ CONSULTAS NO CENTRO DE SAÚDE!
QUEREM REDUZIR AS URGÊNCIAS!
OS DOENTES VÃO A ONDE?

Torres Novas, 25.01.2008
A Coordenadora da CDU

1 canhotices:

GR disse...

Poderá não haver nada. Mas há uma boa equipe para Lutar!

GR

Subscribe