CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

8.6.07

Vemos, Ouvimos e...Lemos:

Publicada por zemanel |



" A concretizar-se o que vem anunciado nos órgãos de comunicação, Torres Novas será objecto de mudanças radicais que alterarão profundamente o seu perfil. (...) Será bom que não só os técnicos e os políticos decidam mas que as mudanças a efectuar tenham subjacentes pareceres interdisciplinares em que a Antropologia, a sociologia, a história entre outras, sejam chamadas a participar na refundação da cidade (...) Diria ainda que também todos os cidadãos em geral tenham oportunidade de dar a sua opinião e que esta seja tida em conta (...)e uma cidade não é apenas o cimento, o alcatrão, o ferro...Mais importante que a Pedra são as mãos que ajustaram a pedra(...)"

Eduardo Bento in O ALMONDA de 8 de junho de 2007

"(...)O alcatrão, o vidro, o cimento, ultrapassaram o calcetado, a estrutura urbanística das ruas vendeu-se ao negócio da construção civil(...) os centros históricos não são só as pedras, as casas, o rio, as árvores centenárias. São as vozes, os nomes, os caminhos das comunidades que, através dos séculos, amaram e sofreram, construíram e desesperaram, resistiram ou se resignaram.(...) Há uma outra cidade a crescer na minha cidade. Coroada de lantejoulas do pechisbeque do consumismo, dos novos centros comerciais, retails, hotéis, hipódromos, novas piscinas(...) Quando fui vereador no pelouro do urbanismo na Câmara Municipal de Torres Novas, ainda que dum partido da oposição* e o arquitecto responsável se chamava Vassalo Rosa, a Reserva Ecológica Nacional e a Reserva agrícola tinham um sentido e regras definidas. Hoje, está tudo em compra e venda, como um leilão de quem dá mais(...)"
António Mário Lopes dos Santos in O ALMONDA de 8 de Junho de 2007
*Nota CANHOTICES: António Mário exerceu as funções de vereador pela APU que daria origem à CDU. Anos mais tarde, em 1993 apoiou publicamente a 1ª eleição de António Rodrigues e do PS para a Câmara e, recentemente tem apoiado as candidaturas autárquicas do Bloco de Esquerda.

"Penso que não me esqueci de nada...ah! a Torrenova como símbolo desta NOVA cidade...criativa.As contas estão no site da CMTN, os projectos também, os objectivos também...Desafio: Nas 84 páginas do projecto Turris XXI o que falta?"
Graça Martins in INDIGO (http://indigo-gm.blogspot.com/) , 8 de Junho de 2007



1 canhotices:

graça martins disse...

Olá José,
Obrigado por teres ido ao meu blog e mais uma vez o colocares aqui.

Na verdade pouco disse a respeito do que penso e sinto relativamente ao assunto "cidade criativa", quase tenho receio de sentir e pensar o que quer que seja. O problema de que padeço é que PENSO e SINTO efectivamente! O que é um grande problema para mim...aliás dá-me grandes aborrecimentos.

Deixei o desafio relativamente ao que falta, não ao que está a mais. Infelizmente sei o que falta e acredito que muitos o saibam também, mas também sei o que está a mais.

Fico sempre perplexa com a noção de "cultura" em Torres Novas, infelizmente, para muitos dos meus alunos que entretanto se formaram (arquitectos, engenheiros, designers, estilistas...etecetera), a cidade menos criativa que conheço.

Uma cidade que tem uma cultura oculta, que tem uma identidade oculta, que tem um coração oculto e que vai buscar gentes de fora (suponho que bem pagos) para exporem ideias adornadas que facilmente poderão seduzir gente menos preparada (que ninguém me leve a mal, cada um sabe do seu ofício - o que me leva a crer que o critério é político e económico e isso, caro José é tudo menos criativo), enquanto torrejanos e torrejanas de "fibra" fazem cultura à séria, a convite de municípios, lugares e pessoas que lhes dão valor.

Espero que, desta vez, se faça diferença...isso sim seria começar a ser criativo.

Um abraço de Graça.

Subscribe