CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

9.2.07

QUE ESPERAR EM TORRES NOVAS NO DOMINGO?

Publicada por zemanel |


Como foi em Torres Novas no referendo de 1998?

No total do concelho, a abstenção foi a grande vencedora: 65.57%
O Sim obteve 54.16% de votantes e o Não 45.84 %.

A nível de freguesias o SIM ganhou em : Brogueira, Lapas, Olaia, Parceiros de Igreja, Riachos, Ribeira Branca, S. Pedro, Salvador, Santiago e santa Maria. O NÂO ganhou em Alcorochel, Assentiz, Chancelaria, Paço, Pedrógão e Zibreira.

A freguesia que deu mais votos ao SIM foi RIBEIRA BRANCA ( 81,34%) dos votos e em Alcorochel 70.54% votaram não.

Entretanto nestes nove anos algumas coisas alteraram-se e poderão surgir melhores resultados para o SIM nalgumas freguesias que foram alterando significativamente as suas tendências de voto da Direita para a Esquerda. E isto porque objectivamente o NÃO está conotado com os sectores mais conservadores da sociedade, estando o SIM a ser apoiado pelos partidos de esquerda. Será isto verdade para o referendo? Domingo saberemos.

Assim poderão ser esperados melhores resultados para o SIM em Alcorochel ( nas últimas autárquicas a CDU ficou a uma unha negra de conquistar a junta); em Assentiz (cuja tendência de voto em todas as eleições desde 1998 se deslocou para o PS); no Paço ( onde PS e CDU, no conjunto, melhoraram as suas votações ); no Pedrógão ( que é actualmente uma junta CDU com o PS a ser a 2ª força, destronando outro bastião tradicional do PSD) e talvez, porque não? na Zibreira. Provavelmente, apenas a Chancelaria manterá o seu voto no NÃO.

Mas tudo isto são apenas OPINIÕES baseadas numa correlação entre a tendencia de voto nos partidos nas últimas eleições e a votação no referendo, mas também que fique claro que esta correlação pode não existir. Só o Domingo revelará se esta nossa curiosidade de cariz "proto-sociológica" existirá ou não.
Para já, o importante é votar. Já agora no... SIM, CLARO!

1 canhotices:

A minha verdade disse...

Que tristes... Até para a porta do concerto do Sardet mandaram uma meia dúzia de infelizes distribuir panfletos...! Era receber e deitar fora, receber e deitar fora... Ficou uma bela cagada naquele chão. Duvido é que tivessem ordens para ficar lá depois a limpar...!

Subscribe