CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

17.3.06

ZONA ALTA: 27 º Aniversário

Publicada por zemanel |

Texto de opinião publicado na edição desta semana do "JORNAL TORREJANO"
José Manuel Pereira - membro da Assembleia Freguesia Santa Maria - Torres Novas eleito pela CDU
A Zona Alta


A notícia surgiu discreta – A “Zona Alta” vai comemorar 27 anos!
Há números mais bonitos: os 100 anos, os 50 anos ou os 25 anos. O número 27 é bicudo e diz pouco. Mas no caso da União Desportiva e Recreativa da Zona Alta é um número importantíssimo – cada ano que passa é mais um ano vencido pela sobrevivência de uma colectividade que nasceu e vive de uma raiz popular e bairrista e da carolice de quem a dirige.
Quando um grupo de homens e mulheres, se juntaram há 27 anos, para fazer um clube para os bairros da ZONA ALTA da vila, estavam bem longe, seguramente de imaginar, que o seu pequeno projecto viria a ter a dimensão que hoje apresenta.
A União Desportiva e Recreativa da Zona Alta, é filha de Abril – nasceu no tempo em que os homens e as mulheres tomaram nas suas mãos a resolução de muitos problemas da vila. Foi assim que também nasceu na zona alta, por esta altura a ESCOLA PRIMÁRIA, no edifício Vassalo, obrigando o poder a ir atrás criando mais tarde a Escola Primária, nesta zona da cidade. Foi assim também com a Zona Alta, clube popular.
Os putos do Rossio (S. António e S. Domingos) passaram a poder praticar desporto, ali mesmo, no bairro.
Colectividade Popular, a Zona Alta tem sido um exemplo no associativismo torrejano.
Poderíamos falar dos “campeões” que já ali passaram: das irmãs Gonçalves, do Sérgio e outros na ginástica. Poderíamos falar da Isabel Ribeiro, do Abegão, do Nelson e da Sílvia no Atletismo. Ou das magnificas prestações das equipas de basket feminino ao longo dos anos. E muitos outros campeões, claro. Hoje todos eles respeitáveis trintões, pais e mães de família.
Todos eles são testemunhos vivos da escola de vida que tiveram naqueles anos. Mas muitos outros por ali passaram. Sem marcas de campeão Atletas coxos cujo único prazer era correr, saltar e dar mais uma cambalhota.
E ao fim de 27 anos, ainda vemos por aí, outros putos ao fim da tarde, a correr nas ruas da Cidade.
Torres Novas e a freguesia de Santa Maria devem hoje muito à Zona Alta. O clube de bairro, alargou as suas fronteiras e é hoje uma referência da cidade e do distrito. Mais profissionalizado é hoje um exemplo e são muitos os jovens de muitos lados que querem estar com a Zona Alta.
Se é certo que hoje a Câmara já pode “oferecer” o Palácio dos Desportos para utilização de algumas actividades, também é certo que por exemplo, continuem a ser muito deficientes as condições de treino para o Atletismo.
Exija-se portanto mais e melhor dos diversos poderes.
A ZONA ALTA e os putos do Rossio, de ontem e de hoje, agradecem.
Parabéns Zona Alta!

Subscribe