CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

6.9.09

Definitivamente

Publicada por zemanel |


Não há pachorra para a mentira tantas vezes repetida de quem anda a fazer chantagem, pedindo os votos da esquerda para impedir a vitória da direita. Mentira que parte do pressuposto de que estamos elegendo um primeiro-ministro e que nos limitamos a ter que escolher o PS ou o PSD - quando o que estamos a escolher é um parlamento que vai ter diversos partidos representados e é pela sua correlação de forças que o Presidente da República convidará uma maioria a formar governo.
É por isso que a mentira da escolha entre Sócrates e Leite não pega. É por isso que essa preocupação do PS com a Esquerda é uma mistificação que tem que ser desmentida!

Mas porque é que Sócrates e os seus camaradas, estão hoje tão preocupados com a esquerda?

Por acaso alguém impediu o PS de realizar uma política de esquerda durante este mandato em desfrutou de uma maioria absoluta?

Então e o Código Laboral? O desemprego? a subida de impostos sobre os rendimentos do trabalho?

Então e o ataque aos serviços públicos? o ataque aos funcionários públicos desde a tomada de posse? Então e a cegueira do controle cego orçamental que estrangulou a economia e os salários dos funcionários públicos? Então e a cegueira sobre a livre e desregulada cavalgada da banca sobre a vida das pessoas e das pequenas e médias empresas?

Então e o ataque aos professores e à escola? E às forças de Segurança?

Então?

Porque é que correm agora pela esquerda e abusam da chantagem agitando o papão Ferreira Leite?

Porque Sócrates, no seu íntimo, julgou sempre que o seu mandato seria um passeio trinfal para uma nova maioria absoluta. Apostou sempre na conquista de eleitorado pelo centro, pelo centro-direita e pela direita...

foi sempre por aí que Sócrates apostou e por isso usou e abusou da realização de um programa político de direita, neo-liberal na economia - embora libertário nalgumas causa chamadas fracturantes e recorrendo com abuso ao foclore tecno do Magalhães e outras modernices.

Por isso foi elogiado por largos sectores da direita social nacional. Que viam nele o "Homem de Coragem"!

Mas Sócrates e camaradas fizeram mal as contas. Não esperavam a crise internacional que abalou as convicções neo-liberais e o fez voltar a ler Keynes.

Tarde demais.

Hoje implora votos à esquerda.

Fez uma inflexão no caminho.

Como se a Esquerda fosse a sua casa e nela sempre tivesse tido morada.

Este é o principal problema de Sócrates:

Transformou-se hoje num sem abrigo político, sem causa nem soluções. Que já só se limita ao pedido de rendimento mínimo dos votinhos à esquerda para ao menos ganhar.

Mas o que o país precisa é de um governo que aposte verdaeiramente num programa de esquerda, social e progressista. Que recuse o Código Laboral, que valorize a produção e o emprego com direitos. Um governo que aposte na valorização dos serviços públicos como a sáude e a educação. Um governo que aposte na ruptura e na mudança e que avance com toda a confiança para um programa social que o PS, este PS, já mostrou ser incapaz de levar por diante.

Eles querem os votos daqueles em quem malharam. Como pode ser isso?

Sócrates continua a lutar pelos votos de esquerda:

perceberá, mais cedo que tarde, que vai ser dificil manter esta chantagem e esta dramatização até ao fim da campanha.

Afinal o dramatismo da eleição Soares - Freitas já foi há 23 anos!

Subscribe