CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.


Mexer nos arquivos do STAPE e da Comissão Nacional de Eleições on line, dá origem a alguma revelações bem curiosas.
Mexer nos resultados eleitorais, desvendar o que se esconde por detrás de tabelas e gráficos é uma daquelas tarefas que me dão algum gozo pessoal. Manias...
Falemos hoje do caso do MRPP nas eleições autárquicas de 1976.
O MRPP apenas concorreu para a Câmara de Torres Novas nesse longíquo e revolucionário ano de 1976. Nunca mais o MRPP apresentou candidaturas. O típico epifenómeno esquerdista e inconsequente.
A falta de candidaturas posteriores parece indiciar que o MRPP teve resultados negativos para a Câmara. Surpreendentemente o MRPP teve 459 votos no concelho de Torres Novas e uns gloriosos 2,8% ! Ficou em 4º lugar e à frente do GDUPS ( organização ligada à UDP e que tinha em Torres Novas uma organização razoável.)
Se nos lembrarmos que nas últimas eleições autárquicas o CDS teve 317 votos ( 1.60%) , não deixa de ser muito curioso o resultado do MRPP em 1976.
Nessas eleições para a Câmara o MRPP na Brogueira teve 41 votos e ficou a 5 votos do PPD (!); na Ribeira Branca atingiu os 4.69% e nos Riachos obteve uns gloriosos 73 votos com 3.5% da votação. Mas manda a verdae também dizer que o MRPP beneficiava da semelhança do seu símbolo com o do PCP.
Em tese, com estes números, o MRPP tinha tudo para crescer em Torres Novas. Mas passada a euforia revolucionária dos meninos rabinos , embrulhadas as bandeiras e deitados para o lixo, o livro vermelho de Mao, estes dados têm apenas um valor meramente arqueológico.

Mas há uma dúvida que fica e que não consegui descobrir na internet:
Quem liderava, afinal, a lista do MRPP em 1976 à Câmara Municipal de Torres Novas?
Quem é, o que foi foi e o que faz hoje? Estará ao menos vivo?

Por curiosidade ficam os nomes dos primeiros eleitos em democracia para a primeira Câmara MunicipaL de Torres Novas:
Pedro Manuel Natal da Luz - PS
Virgílio Altino da Costa -PPD/PSD
Carlos Trincão de Oliveira Marques - FEPU ( que daria origem à APU e depois à CDU)
Manuel Armando dos Santos Rodrigues - PS
Casimiro Gomes Pereira - PPD/PSD
Frederico Henriques Alexandre - PS
Manuel José Banito - FEPU


Subscribe