CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

18.5.08

A mixórdia autorizada de Bruxelas

Publicada por zemanel |

Bruxelas e os seus burocratas, que se preocupam sempre tanto com a qualidade alimentar, autorizam que ande por aí a circular nas prateleiras dos supermercados e nos restaurantes uma mixórdia designada por MISTURA DE VINHOS DE DIFERENTES PAÍSES DA UNIÃO EUROPEIA.
E se dantes a coisa até se notava bem, porque geralmente vinha embalada nos packs de cartão, hoje a mixórdia circula em garrafas bonitas e bem rotuladas.
A martelada assim autorizada é um atentado: à dignidade do Vinho, aos vinicultores sérios e à produção agrícola, que ainda por cima é coisa da Europa do Sul e do Sol.
A gravidade da coisa é maior porque, para poderem competir, alguns produtores vinícolas já aí andam a distribuir a mixórdia. Inclusive alguns produtores ribatejanos e ainda ontem, tive oportunidade de por engano, engolir uma mixórdia produzida por uma grande e reputada Adega vinícola do concelho de Torres Novas.
E se há ganho económicos para essas adegas no curto prazo, a verdade é que a adulteração e a legalização e a distribuição cada vez mais generalizada da mixórdia conduzirão inevitavelmente à destruição do Vinho como produto regional de qualidade e relativamente acessível a todos. Ou seja, as Adegas entrando nesse jogo, estão a contribuir para a sua extinção...
Inevitavelmente a mixórdia (porque é competitiva) vai vencer nos preços, massificar-sé-á e o Vinho, o vinho à séria, os vinhos regionais ou os de região demarcada, tornar-se-ão cada vez mais um produto de luxo.
E com isto tudo, ainda fica sempre a dúvida sobre os efeitos físicos da mixórdia no consumo humano.

2 canhotices:

Sérgio Ribeiro disse...

Muito oportuno post.

Um abraço

GR disse...

Cada dia vamos perdendo o que é nosso!

GR

Subscribe