CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

6.3.08

Um arquivo vivo

Publicada por zemanel |

A Internet e o seu desenvolvimento têm permitido tornar acessível um conhecimento de proximidade. Por outro lado as instituições preocupam-se cada vez mais em estar on-line e a disponibilizar os seus arquivos.
Recentemente a Fundação Pintasilgo colocou disponível uma colecção riquissima de acervo documental disponível á distância de um clique no teclado do computador.
Hoje o PCP colocou disponível na sua página (www.pcp.pt) o arquivo de todos os números de O AVANTE! antes do 25 de Abril.
Correr durante alguns minutos esse rico património é uma mais valia pessoal que se aconselha, independentemente das convicções políticas de quem está ao computador.
São muitos anos da história deste país, uma história que fugiu muitas vezes á historiografia oficial, que ali estão. Quem quiser conhecer o Portugal do Estado Novo, tem que percorrer as páginas do arquivo ora disponibilizadas.
Também Torres Novas passa ali naquele arquivo: numa consulta rápida permitiu descobrir notícias de lutas na Metalúrgica Casa Nery; da Fiação e Tecidos ; notícias de Humberto Delgado; notícias de Maria Lamas; referências (muitas) a Francisco Canais Rocha (algumas com referência à severidade de torturas sofridas), a António Graça ( que viria a sair do Partido com a Perestroyka, ainda antes de falecer) entre outras...
Descubram o arquivo, explorem o arquivo do AVANTE!

Que bela prenda de anos nos 87 anos do PCP.

Subscribe