CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

5.11.07

Conta-me como foi, na RTP

Publicada por zemanel |

Discretamente tem entrado aos domingos, via RTP depois dos Gatos uma curiosa série portuguesa. Chama-se Conta-me como foi e desenrola-se no final dos anos 60 em Portugal e conta a história de uma família de baixa classe média.

Curiosamente entrelaça-se com as histórias da família o ambiente social do Portugal dos anos 60.
É o medo que se instala na família. O patrão paternalista e colaborador do regime. O funcionário público que faz biscates numa tipografia e deseja o melhor para a família e morre com medo que o filho recem universitário se meta em "política". Este, na faculdade vai descobrindo que é possível viver em Liberdade e luta contra a Guerra Colonial. São as mulheres sem direitos e subjugadas.
É também o padre que surge, novo, adepto do Vaticano II e que, ouve música do padre Fanhais enquanto projecta filmes "proibidos". A tudo isto juntou-se no último episódio o primo comunista vindo da clandestinidade mais a D. Vitória que gasta uma fortuna em bilhetes de comboio para o Entroncamento para assitir aos milagres da Santa da Ladeira ( a nossa Santa torrejana)
Com muitas pinceladas "naifs", com algumas pinceladas politicamente correctas, CONTA-ME COMO FOI é uma série a ter em conta aos Domingos. Para além da excelência do trabalho dos actores portugueses, esta série relata de uma forma surpreendente a vida no Portugal obscuro do Estado Novo.
Do melhor que se tem visto na TV nacional.

6 canhotices:

GR disse...

O camarada Sérgio Ribeiro (economista)está na RTP1 Prós e CONTRAS.

GR disse...

Li também uma critica positiva no Avante, sobre esta série.
Não vejo Tv (ontem telefonaram-me para ver o camarada Sérgio Ribeiro).
Tão raro dar algo de interesse nas televisões reaccionárias.
Vou tentar lembrar-me para ver!

GR

João André disse...

Olá Zé! eu por acaso tinha uma impresão exactametne contrária da série. para família de classe média nos anos 60 em lisboa parecem-me estar muito bem! demaisado bem, de facto. menções ao regime sempre ouvi muito poucas, como se a série fosse uma sitcom cuja única particularidade é ter roupas antiquadas e electrodomésticos mais velhos. E depois a igreja, sempre a igreja, a apregoar ao respeitinho e à obediência. e AInda para mais porque a série surgiu na altura do revivalismo salazarista, pelo que eu sempre vi a série com muitos maus olhos. mas se de facto há tanta gente a dizer bem da série... olha, de facto acho que a família em questão é muito opulenta para a época e de política fala-se muito pouco.
Um abraço

João André

zemanel disse...

João André,
tinha exactamente a mesma percepção da série.
Na 1ª parte da série.
Não sei se houve alterações nos guionistas - mas actualmente a série é de certa forrma um retrato ( naif é certo) de um certo tempo português.
Um grande abraço

Anónimo disse...

Já faz parte da minha rotina ver a série 'Conta-me como foi ',e para minha surpresa, tbm muitos colegas meus assistem à mesma.

Carmen Rojas disse...

Parabens, vejam a notícia da série na TV espanhola: http://www.youtube.com/watch?v=4KWEGGRZ0us

Subscribe