CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

Quinta do Vale Pequeno - Lamarosa (Torres Novas) Foto: Quinta Vale Pequeno

Ontem de manhã, as jornadas da CDU deslocaram-se para o Nordeste do concelho de Torres Novas: Freguesias de Olaia e Paço.
Na Olaia, visitou-se Árgea - terra de ancestrais tradições na olaria. No entanto, hoje em dia subsistem/ resistem 2 oleiros. Octogenários e sem ninguém que prossiga a sua arte é bem certo que vistámos os últimos oleiros de Árgea. Infelizmente é mais uma actividade que desaparecerá assim, sem mais nada, sem nenhum cuidado por parte dos autarcas locais. O vidrado verde, tão característico de àrgea, será apenas uma recordação no mundo dos tuperwares. ainda na freguesia da Olaia, visitou-se em Lamarosa a Quinta do Vale Pequeno - dedicada à Agricultura Biológica.
Aqui começou uma das primeiras impressões positivas do dia. A Quinta é um projecto pessoal do seu proprietário, que prova que é possível uma agricultura rentável e que recupera alguma da ancestralidade perdida. Recorrendo exclusivamente às exigentes técnicas da agricultura biológica, a quinta tem a produz produtos hortícolas, tem um lagar de azeite tradicional e dedica-se igulamente à podução vinícola (igualmente biológica) sendo de realçar o vinho espumante produzido. A quinta tem uma rentabilidade económica muito positiva, vendendo os seus produtos em mercados de todo o país nalgumas mercearias "gourmet" de Lisboa. Quem quiser conhecer mais um pouco é recorrer ao site: www.valepequeno.com.
Na freguesia do Paço, a aldeia de Vargos demonstrou mais uma vez as suas potencialidades turísticas. Graças á gentileza da sua proprietária foi possível visitar a Casa de Vargos e a sua Capela - espaços únicos onde a ruralidade e o turismo de qualidade coabitam.
TORRES NOVAS CDU 2007: VALORIZAR O PATRIMÓNIO, DESENVOLVER A NOSSA TERRA!
( mais fotos desta etapa dentro de dias...Pedimos desculpa por esta interrupção)

1 canhotices:

GR disse...

Belíssima casa!
Os meus/nossos dois amigos, estão em falta, nunca me mostraram locais, casas, sítios tão lindos.

Vale a pena conhecer TN.

GR

Subscribe