CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

1.11.09

It's the Economy, stupid!

Publicada por zemanel |


N ' " O PÚBLICO" de hoje a capa destaca os grandes desígnios do governo Sócrates:


"governar ao centro na economia e à esquerda nas opções de vida"


Ou seja, um acto falhado à nascença.
Quando Sócrates diz que quer governar ao centro percebemos todos muito bem o que isso quer dizer. Desde logo significa governar na economia com o apoio do Centro: Democrata Social (CDS) e Social Democrata (PSD).Sim, estamos a falar do centrão que desgoverna há 35 anos, centrão que ainda por cima tem sido sucessivamente enviezado à direita. Sócrates a governar ao centro é o Sócrates do Código do Trabalho, da vigilância aos sindicatos ( notável a nomeação de Valter Lemos para a Secretaria de Estado do Emprego), da destruição das carreiras públicas, da degradação salarial permananente, da destruição dos sectores produtivos, do encerramento de empresas, a (re)valorização da especulação bolsista, o regresso do contrlole do défice orçamental à custa da saúde, da educação e da justiça, dos subsídios sociais e das pensões, da privatização de serviços. Enfim este governo que opta pelo governo ao centro da economia é a repetição exaustiva da fórmula que tem deixado o país mais desigual, injusto e empobrecido.
Sócrates promete, no entanto, nas opções de vida governar de vida. Percebemos o que Sócrates quer dizer: Sócrates pretende embrulhar a sua política de suporte liberal com o folclore das medidas fracturantes, da igualdade, dos casamentos homsexuais, etc...Algumas delas medidas meritórias concerteza mas que não merecem ser tratadas como papel de embrulho para encher páginas de jornal, blogues, debates televisicos etc.
Nãos nos percamos e vamos ao essencial.
Sócrates diz que nas opções de vida governará à esquerda. Mas a sua política económica de centro ( direita, direita) condicionará e de que maneira as opções essenciais de vida daqueles que vão sossegadamente empobrecendo.
Governar à esquerda nas opções de vida é combater a desigualdade que alastra na sociedade, é combater o desemprego, é melhorar os salários, investir num salário mínimo nacional digno, apostar nas empresas e na produção nacional, apoiar o emprego com direitos, dignificar as carreiras dos trabalhadores do estado, aumentar as prestações sociais de reforma e de desemprego, apostar numa política de saúde, educação e de justiça para todos.
Em suma, mudar de vida.
Governar com opções de vida de esquerda é bem mais do que aquilo que Sócrates apregoa.
Governar atendendo a opções de vida à esquerda exige uma outra política económica e social, exige uma mudança clara de rumo e quanto a isso, com Sócrates, estamos assentes.

Subscribe