CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

8.2.09

Situação social degrada-se em Torres Novas

Publicada por zemanel |

A CDU, nomeadamente através de Carlos Tomé, vereador na Câmara Municipal de Torres Novas, tem levantado nos últimos tempos e com alguma persistência a necessidade da Câmara Municipal ter um olhar mais profundo e dedicado sobre a Crise que afecta já muitos torrejanos.
Embora a maioria PS nunca tenha negado a existência de problemas sociais, as diversas propostas do vereador Carlos Tomé pouco têm sido tomadas em conta - nomeadamente a realização do Plano Social do Concelho de Torres Novas - uma espécie de CHERE ( programa dedicado à recuperação do Património Urbanístico).

O PS tem desvalorizado estas propostas políticas, remetendo-as para o plano técnico da acção social salientando que a intervenção social do concelho tem sido muito forte ( in Jornal Torrejano, Edição nº 653 de 9/1/2009 • Série II • Ano 15 ).
Acontece que na edição de ontem da revista ÚNICA do semanário EXPRESSO ( página 44 da revista), umas das técnicas que trabalha na intervenção social em Torres Novas revelou alguns dos verdadeiros números da situação social em Torres Novas. Citemos a revista, embora por razões óbvias, não divulguemos aqui o nome da técnica superior licenciada em sociologia (chamemo-la de A.):
"Lido com muitos problemas gravíssimos."
Famílias classe média que afundaram, adolescentes com filhos, desempregados, desenraizados, novos e velhos pobres. No concelho de Torres Novas há mais de 500 famílias na lista de espera de A., cuja maioria ela não vai poder corresponder.
"Isso também dói".

Não há razões objectivas para duvidar que a maioria PS desconheça esta pequena amostra desta realidade nua e crua, aqui descrita por esta jovem. É que o problema não é meramente técnico - é político. E se é verdade que os poderes da Câmara Muncipal não são assim tão vastos, pelo menos, a maioria PS deveria ouvir mais as propostas da oposição, nomeadamente da CDU. É possível, desejável e urgente a realização de um Plano Social para o Concelho como Carlos Tomé propôs.
Nestes dias enfiar a cabeça na areia como a avestruz é mesmo má ideia. Se a maioria política da Câmara se demite das suas responsabilidades, para que queremos afinal estes autarcas?
Inaugurar pontes?



2 canhotices:

Anónimo disse...

Canhoto

Os pobres só dão chatisse, inaugurar pontes dá votos.
Quem é que se quer chatear com os pobres...os comunas pois claro!

Zé do Telhado

cavalo-de-troia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Subscribe