CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

11.7.07

Independentes

Publicada por zemanel |

A "INDEPENDÊNCIA" é um posto.
Ou uma posta de pescada para papalvos.
E nisto dos Independentes já houve para quase tudo...
Já houve os partidos de aluguer para os independentes - Lembram-se da lista de Guilherme Pinto / Sousa Varela no PRD para a Câmara de Torres Novas identificada ao eleitorado como "Independentes"?
O mesmo se passou em Salvaterra de Magos onde a srª anita aborrecida com a CDU pediu o aluguer da sigla ao Bloco de Esquerda - presumivelmente o negócio implicava a condição de empregar alguns boys, coisa que nunca naturalmente se há-de confirmar, ou não estivessemos a falar do impoluto Bloco.
Ainda aqui por Torres Novas alguém se lembra que António Rodrigues, na primeira vez que foi candidato pelo PS à Câmara Municipal, fez questão de aparecer como independente: coisa que aliás era destacada nos materiais de propaganda. Era tão Independente que escolheu em 1993 para hinos de campanha as músicas que o identificavam da Rádio Local: "A liberdade" de Nana Moskouri e...o "1492 de Vangelis" (consta que descoberta por António Rodrigues em Espanha) e que mais tarde em 1995 serviria como hino do PS de António Guterres- que terá especialmente apreciado essa música numa acção da campanha eleitoral torrejana nesses idos de 93....
Era Rodrigues, tão independente que até a UDP encabeçada por António Gomes desistiu da sua candidatura à boca das urnas apelando ao voto no Independente António Rodrigues. Coisa que permitiu a vitória da Independencia socialista.
Hoje a independencia de António Rodrigues já lhe deu cartão de militante, a concelhia do P"s", a distrital do P"s" e sabe-se lá onde tanta Independencia ainda vai parar.
Agora em Lisboa surge o Carmona à tona depois de ser eleito pelo PSD e de ter uma maioria na Assembleia Municipal do PSD que sempre o sustentou. Também Helena Roseta descobriu as vantagens da cidadania independente depois de ser militande do PPD (não me enganei) e do P"s".
O Costa arranjou os Independentes Júdice, Salgado, Zezinha e Sanches.
Manuel Monteiro depois de se zangar com o seu CDS de sempre, inventou a Nova Democracia e depois do "sucesso" de um palhaço na Madeira inventou em Lisboa o Ginjas com o discurso anti-partidos e anti-política: esquecendo que o próprio Monteiro desde puto não fez outra coisa na vida senão política!
Neste intervalo há ainda espaço para o Manuel Alegre, que depois de ser candidato presidencial independente voltou à sua triste vida de parlamentar do P"s", limitando-se a mandar umas bocas que ficam sempre bem à esquerda, mas que não desagarrra do poder.Pudera...
Perante esta malta, prefiro a malta que assume ao que vem e ao que quer.
A malta que assume as suas convicções, mesmo que não pague quotas para qualquer partido.
Mas malta que dá a cara. Que assume conviccções.
Não se disfarça.
Como Carlos Tomé que é eleito da CDU, como independente na Câmara de Torres Novas. Mas que não usa o discurso anti-partidário para apelar ao voto. Nem o discurso anti-política.
Assume o seu lugar na coligação CDU.
O peditório dos Independentes e da Cidadania muito mal disfarçados mais o discurso anti-partidos é que já enjoa.
Nem com ginjinha ou abafadinho lá vai.
À saúde...

Subscribe