segunda-feira, 30 de julho de 2007
Notícias do Verão para pensar pouco: ADU, se isto vos interessar

Comparações?
Realmente descobrir uma relação de similitude - por mínima que seja - entre as duas festas é ofender a Festa do Avante!, a sua riqueza e ofender os militantes que nela trabalham e ofender os portugueses que não sendoi comunistas, visitam a Quinta da Atalaia reconhecendo o seu alto valor cultural.
domingo, 29 de julho de 2007
Iniciativas políticas
Abriu a Silly Season
A Silly Season já chegou à imprensa local de Torres Novas.
Está tudo autorizado a ir de férias...
O Caaaaalor trouxe-nos de volta
Ainda por cima com um fogo no Bom Amor, com direito a reportagem na TVI e tudo...
quarta-feira, 18 de julho de 2007
18 de Julho
...o dia 18 de julho remete-nos para uma das datas mais tristes e ignóbeis da história de Espanha, da península Ibérica, do Mundo.Franco, o generalíssimo Franco, com o apoio dos nazis alemães e dos fascistas italianos, com a colaboração dos fascistas portugueses - com Salazar à frente - desencadeia uma das mais violentas e sangrentas guerras civis com o objectivo de derrubar a república e o governo popular da Espanha.
18 de Julho, remete-nos para os massacres. Remete-nos para o ensaio da mais demolidora das guerras mundiais a que o mundo assistiu.
Mas remete-nos também para uma magnífica história de resistência e de solidariedade internacional. Remete-nos para a magnífica solidariedade internacionalista dos povos do mundo, com os comunistas à frente, prontos a combater e a derrotar o nazi-fascismo.
Não foi ali, nas terras de Espanha, que o fascismo perdeu.
Mas caíram.
Não Passaram!
O Mundo confirmou que a Bandeira Vermelha é a Bandeira da luta e da libertação solidária e fraterna dos povos da Terra.
Ontem como hoje.
Amanhã de novo.
Poesia de Al Berto - em vésperas de reencontro com o oceano

há-de flutuar uma cidade...
há-de flutuar uma cidade no crepúsculo da vida
pensava eu... como seriam felizes as mulheres
à beira mar debruçadas para a luz caiada
remendando o pano das velas espiando o mar
e a longitude do amor embarcado
por vezes
uma gaivota pousava nas águas
outras era o sol que cegava
e um dardo de sangue alastrava pelo linho da noite
os dias lentíssimos... sem ninguém
e nunca me disseram o nome daquele oceano
esperei sentado à porta... dantes escrevia cartas
punha-me a olhar a risca de mar ao fundo da rua
assim envelheci... acreditando que algum homem ao passar
se espantasse com a minha solidão
(anos mais tarde, recordo agora, cresceu-me uma pérola no
coração. mas estou só, muito só, não tenho a quem a deixar.)
um dia houve
que nunca mais avistei cidades crepusculares
e os barcos deixaram de fazer escala à minha porta
inclino-me de novo para o pano deste século
recomeço a bordar ou a dormir
tanto faz
sempre tive dúvidas que alguma vez me visite a felicidade
Al Berto
A "dignidade " do espólio de Maria Lamas

"António Rodrigues considera que a CDU "não sabe se [Maria Lamas] tem espólio digno", mas, caso exista, o autarca admite integrá-lo na Casa da Literatura.O espólio (67 cx.) conserva um significativo conjunto de cartas de e para Maria Lamas, manuscritos, vasto arquivo fotográfico, impressos, documentos biográficos e manuscritos de terceiros.
Adquirido por compra aos herdeiros, representados pela Srª D. Maria Cândida Caeiro, em Outubro de 1993.
terça-feira, 17 de julho de 2007
os nomes das coisas
Quando um militante do PCP abandona o partido os media passam o tempo a designá-lo com o estatuto decerto honroso de Renovador, Ex-comunista, etc...E ganha credibilidade pública, claro. E conquista espaço mediático: sempre com a designação de renovador, ex-comunista,etc...
E entrevistas são em parga. Convites para colóquios não faltam. As suas opiniões são finalmente respeitadas. E tudo culmina com a publicaçãozinha de um livro onde se revela os segredos obscuros da militância comunista.
Livros tipo Dan Brown...
Quando fulanos como o Júdice vão do PSD para o PS ( ou o contrário) não são renovadores de nada, nem ex-psd, etc...nada!
São apenas gente honrada. Intelectualmente sérios...
e tenta-se até a todo o custo esquecer o seu passado.
E levam com os mesmo convites mediáticos.
(ver o caso de Helena Roseta que só saíu do PS há um mêzito e pouco, mas parece que já saíu há 10 anos...)
Pequeninos
Marques Mendes teve evidentes dificuldades nesta eleição em Lisboa. Os barões calaram-se. E caladinhos e á sucapa alguns apoiaram Carmona. Queriam ver a derrota de Mendes que foi obrigado a escolher uma segunda figura. Os grandes nomes recuaram todos.
Entretanto os barões que rezaram a S. carmona preparam já o assalto ao poder. Primeiro o Partido, depois Portugal.
O mesmo se passa no Largo do Rato quando o PS é oposição.
Entretanto ninguém discute ideias. Apenas nomes. Nomes, compadrios, conveniências. Nomeações, tachos e tachinhos.
A cunhazinha para o miúdo que está no último ano da universidade.
Portugal à espera.
Um povo português sempre disposto a embarcar na próxima excursão que for à Capital de bandeira na mão. Desde que passe a Fátima.
Desde que haja vinho e couratos.
Desde que seja à borla.
Cá nos nos desenrascamos.
Espertinhos.
Netos de um Fernão Mendes Pinto qualquer embarcado - Evangelizadores, heróis e piratas.
...que o que importa é safar-nos.
E ficarmos embasbacados com as nossas pequenas grandezas.
Somos europeus, sim...
Mas rasteirinhos. De mansinho. Em pequenino.
À espera do subsídio a fundo perdido.
Muito Pequeninos.
Temos que fatalmente ser assim?
Viva a Direita!
Mas ainda alguém tem dúvidas de quem representa os interesses da Direita em Portugal?
Têm dúvidas? estão a ver aquele partido cujo símbolo é o punho fechado,atenção não é o POUS é o...é...o...
vá lá vocês já estão mesmo a ver...
Autarquia de Torres Novas já reagiu a Conferência da CDU
Depois da Conferência de Imprensa de ontem, começaram hoje a sentir-se as primeiras reacções. O Presidente da Câmara de Torres Novas afirmou espantosamente à agência Lusa que admite integrar o espólio de MARIA LAMAS - ILUSTRE TORREJANA na Casa da Literatura "se o espólio for digno".
Ou seja ninguém sabe o que é o espólio de A. Lobo Antunes. Sabe-se que vem aqui parar por uma questão de afectividade ( o irmão do escritor é vereador), a Câmara apresenta a Casa Lobo Antunes como um facto consumado ( sem qualquer discussão) mas quer avaliar o espólio de uma das mais ilustres torrejanas de sempre. Quem vai avaliar a "dignidade" do espólio de Maria Lamas? O próprio Presidente? Lobo Antunes?
Eis a notícia hoje na LUSA:
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/ZQ9D0xjHI0Mm1zkqn6zPzg.html
CDU quer espólio de Maria Lamas na Casa da Literatura, autarquia admite se for digno
Torres Novas, Santarém, 17 Jul (Lusa) -
O presidente da Câmara de Torres Novas, António Rodrigues (PS), admite integrar o espólio da escritora torrejana Maria Lamas na Casa da Literatura "caso seja digno", conforme defendido pela CDU local.
O vereador da CDU da Câmara de Torres Novas, Carlos Tomé, defende que a autarquia adquira o espólio da escritora torrejana Maria Lamas e que o exponha junto ao acervo de António Lobo Antunes, na Casa da Literatura, propondo ainda a criação de uma rede entre os museus locais.
António Rodrigues considera que a CDU "não sabe se [Maria Lamas] tem espólio digno", mas, caso exista, o autarca admite integrá-lo na Casa da Literatura.
"Se houver claro que sim", afirmou o autarca.
O actual edifício dos Paços do Concelho vai receber a Casa da Literatura, mas a CDU propõe que receba também o Museu Nacional Alfredo Keil, "evitando a construção de um edifício para o efeito".
Para o vereador da CDU, os projectos de criação do Museu Nacional Alfredo Keil e da Casa da Leitura António Lobo Antunes "devem ser reequacionados" e "adequados à realidade de Torres Novas".
"Sejam menos megalómanos", apelou.
Carlos Tomé critica a utilização de "um orçamento global de 14 milhões de euros exclusivamente vocacionado para a cidade", acrescentando que a autarquia "esquece o resto do concelho".
Na sua opinião, um "investimento prioritário" seria a aposta "no saneamento básico e no ambiente" para "tentar aproveitar o Quadro de Referência Estratégica Nacional" (QREN).
A preservação da Várzea dos Mesiões, a despoluição do rio Almonda, a preservação do património histórico e arqueológico são algumas das propostas agora apresentadas pela CDU, que "não se opõe" à reabilitação do centro histórico de Lapas e Torres Novas.
A CDU afirmou ainda desconhecer as orientações do plano estratégico para o concelho, que está a ser elaborado pelo economista Augusto Mateus, e que, segundo o presidente da Câmara de Torres Novas, "será apresentado em Setembro".
António Rodrigues explicou à Agência Lusa que o projecto Turris XXI - Cidade Criativa, apresentado recentemente pela autarquia, não "é um investimento prioritário", mas sim uma aposta cultural, rebatendo ainda a crítica à falta de intervenções nas freguesias.
"Tenho dez obras de relevo fora da cidade, agora só tenho a recuperação de uma rua no centro histórico", afirmou.
Como prioridade, António Rodrigues aponta "em primeiro lugar os centros educativos do concelho" salientando que a "Cidade Criativa faz parte da recuperação do centro histórico", em paralelo com a "Sociedade de Reabilitação Urbana [SRU], para privados".
O Turris XXI - Cidade Criativa, orçado em mais de 12,5 milhões de euros, prevê uma intervenção no centro histórico de Torres Novas, sendo um dos projectos que a autarquia quer candidatar ao próximo QREN.
A cidade espera acolher nos próximos anos o espólio do músico, pintor e poeta Alfredo Keil e o acervo pessoal do escritor António Lobo Antunes.
Para António Rodrigues, o Museu Nacional Alfredo Keil, a Casa da Literatura António Lobo Antunes e o Centro de Ciência Viva, orientado para a arquitectura industrial tendo por tema a Energia, - projectos previstos no Turris XXI - ultrapassam a dimensão concelhia, assumindo relevância para a região e para o país.
O projecto em que se inserem, o Cidade Criativa, tem como "centro nevrálgico" o castelo - que tem vindo a ser alvo de intervenções na Alcaidaria, torres (nomeadamente com a reconstrução da que foi arrasada no terramoto de 1755) e na envolvência - e o rio, dois elementos que "em poucas cidades do país se entrelaçam como em Torres Novas".
Além das obras no castelo, no terreiro da Igreja de Santa Maria do Castelo (com valorização dos achados arqueológicos) e na muralha da Cerca (fernandina), orçadas em cerca de um milhão de euros, o projecto prevê a ampliação do Jardim das Rosas (470.000 euros), estendendo-o da zona das piscinas até à Biblioteca Municipal (a inaugurar brevemente), junto à qual será construída uma nova ponte sobre o rio Almonda (100.000 euros).
Entre os edifícios propriedade do município que, no âmbito do projecto, a autarquia quer requalificar "para dar utilização" está a Quinta da Lezíria, situada na proximidade do Jardim das Rosas e que se transformará num "pátio de colectividades", acolhendo as associações do concelho, numa obra orçada em 750.000 euros.
A obra de maior envergadura (3,5 milhões de euros) é a que permitirá mudar os Paços do Concelho (actualmente com serviços a funcionar em diversos edifícios da cidade) para o antigo Convento do Carmo.
O Cidade Criativa prevê ainda, entre outros, a transformação do antigo Mercado do Peixe num centro de artes, denominado Mercado das Ideias, com espaço para residências artísticas nas áreas da dança, da música, do teatro e das artes plásticas (1,5 milhões de euros), sendo contíguo ao Museu Alfredo Keil, com o qual se articulará juntamente com o Teatro Virgínia.
JPS/MLL
Lusa/fim.
Contabilidade Criativa
Ou a criatividade vai estender-se à contabilidade pública?
Ou quem vier atrás que feche a porta?
Curiosidades...
Música para o povo
Há alguém que possa dizer minimamente o que é o espólio? São Trompetes? Pautas de Música? Sapatos?
Há alguém quue possa informar que Câmaras Municipais mostraram interesse em receber o espólio?
Curiosidades...
Casas Altas
Curiosidades...
Está aí alguém para assinar?
Há alguém na Câmara Municipal que seja capaz de revelar por exemplo o autor do projecto aprovado na Câmara para a Várzea dos Mesiões?
Só para sabermos.
Curiosidades...
segunda-feira, 16 de julho de 2007
CDU Torres Novas promoveu Conferência de Imprensa
CDU -Conferência de ImprensaOs responsáveis locais da Coligação, nomeadamente o vereador da Câmara Dr. Carlos Tomé, mostraram-se bastante críticos com a generalidade dos projectos visto que, mais uma vez, os grandes projectos esgotam-se na Cidade esquecendo o desenvolvimento harmonioso do concelho no seu todo.
Considerando que em abstracto, alguns projectos são positivos para a Cidade a Coligação chamou a atenção para a necessidade de se apurar os custos de manutenção de alguns desses equipamentos e a necessidade de priorizar as actividades do município. A CDU considera ainda que alguns dos projectos como a Torre Nova “ assentam em ideias e premissas irrealistas e megalómanas” (…)”estando desfasados da realidade concreta de Torres Novas. Em relação a outros projectos que poderão ter viabilidade considera a CDU que “ poderiam e deveriam ser reequacionados e adaptados à realidade”
Quanto ao Plano de reabilitação dos Centros Históricos de Torres Novas e Lapas, a CDU salienta que o plano apresentado corresponde a uma antiga reinvindicação da coligação. No entanto o referido plano não propõe medidas para a resolução dos problemas ambientais das margens do Rio Almonda; não sugere nenhuma medida para contrariar a expressão de oferta de espaços no exterior dos centros históricos; a única medida para as Lapas é a criação de novos espaços habitacionais nos terrenos da fábrica do álcool. A CDU aponta ainda o facto de não se poder dado como adquirido as vantagens na constituição da SRU-Sociedade de reabilitação urbana.
Ramiro Silva, eleito da Assembleia Municipal, referiu na conferência de Imprensa a necessidade de com carácter de urgência os cronogramas financeiros e calendarize as obras.
A CDU aproveitou ainda para reforçar a sua firm oposição ao projecto aprovado na Câmara para a Várzea dos Mesiões na medida em que o projecto em causa vai para além de uma simples área de lazer, “gravemente lesivo para o desejável equilíbrio sustentável, do ponto de vista ambiental ecológico e agrícola.
A Coordenadora local apresentou ainda alguns projectos alternativos nomeadamente:
1 - o projecto “ Almonda-caudal de energia” aproveitando o projecto de ciência Viva previsto para o Caldeirão e estendendo-o da nascente do rio até á foz onde se poderia observar o aproveitamento corrente do rio, recuperando moinhos, azenhas, açudes e tarambolas potenciando o aparecimento de locais de restauração, venda de artesanato aluguer de barcos, etc.
2 - a resolução de problemas ambientais no concelho relacionados com a falta de saneamento básico;
3 – Afirmar o concelho pela sua história aproveitando exemplos raros no panorama da arqueologia europeia como a gruta do Almonda entre outros.
4 – Rentabilizar a “vinda” do espólio de António Lobo Antunes para criar uma CASA DA LITERATURA aproveitando o espólio da escritora torrejana MARIA LAMAS, que ao que se sabe estará encaixotado na Biblioteca Nacional- aproveitando também para criar um espaço para a valorização e divulgação dos escritores torrejanos alguns dos quais vivos e que mantém uma produção assinalável.
5- Criação de uma Rede de Museus
Refira-se ainda que estas reflexões e propostas da CDU partiram de um amplo debate colectivo realizado entre os diversos activistas e eleitos da Coligação, fazendo a CDU aquilo que a Câmara tem medo: Apelar ao diálogo, à discusssão e Participação Públicas dos Cidadãos.
Era Julho, era Verão, estávamos de férias - nº2
domingo, 15 de julho de 2007
A Senhora Carmona
O que talvez explique o (muito) bom aspecto da esposa de Carmona Rodrigues que está a falar para a SIC.
Quero um lugar na excursão
Agora apahei um camarada do Alandroal que confirmou que o Partido é que pagou "para vir buscar a gente".
Agora é só usar esta táctica para quando o primeiro-ministro se deslocar pelo país.
Sempre evita que o Socas ande a entrar pelas portas das traseiras.
E ajuda à economia das empresas de transportes de passageiros.
Onde é que é a próxima excursão?
E couratos? também há?
Mais um Conselho Nacional em Torres Novas
Anunciou um novo conselho nacional e anunciou que está a fazer uma reflexão pessoal.
Anuncia o tabu. Um falso tabu.
Bom, nós os torrejanos, cá te esperamos outra vez.
Ou será que o Zé faz falta ao CDS?...
O Zé Ribeiro e Castro.
Para já, o Professor Marcelo, no Canal 1, está a dizer que Portas é um homem inteligente e corajoso.
Mas que voltou fora de tempo
Ainda acabam os dois a comer de novo "vichysoise".
O António Vitorino não disfarça o nervosismo com a declaração de Mendes.
ié ié treixoso é que é!
Hotel Altis, sede da campanha do PS.
Os jornalistas vão falando com os populares, perguntando-lhes os bairros de origem.
Pois que os apoiantes fervorosos adeptos do PS vieram da Covilhã, de Famalicão e do Treixoso.
Com tamanha devoção, pede-se que para as marchas de Santo António do ano que vem ganhe a Marcha do Treixoso.
ah e...
Famalicão é Linda!!!!
Abençoado novo Presidente da Câmara que vens da Adminitração Interna e controlavas os Governadores Civis do país...
Há coisas fantásticas não há?
Eleições em Lisboa
Com o desecendente do general Carmona a enervar o laranjinhas. Com os Rosas a fazerem contas de calculadora na mão.
E com um resultado para a CDU que premeia a postura da coligação:
Trabalho, Honestidade e Competência.
Palavras que os Lisboetas sabem serem mais que um mero slogan.
Um resultado que confirma a CDU como a terceira força política mais importante da capital
sexta-feira, 13 de julho de 2007
Pátria

quinta-feira, 12 de julho de 2007
Intelectuais apolíticos
por Otto Rene Castillo [*]
Um dia,
os intelectuais
apolíticos
do meu país
serão interrogados
pelo homem
simples
do nosso povo
Serão perguntados
sobre o que fizeram
quando
a pátria se apagava
lentamente, como uma fogueira frágil,
pequena e só.
Não serão interrogados
sobre os seus trajes,
nem acerca das suas longas
siestas
após o almoço,
tão pouco sobre os seus estéreis
combates com o nada,
nem sobre sua ontológica
maneira
de chegar às moedas.
Ninguém os interrogará
acerca da mitologia grega,
nem sobre o asco que sentiram de si,
quando alguém, no seu fundo,
dispunha-se a morrer covardemente.
Ninguém lhes perguntará
sobre suas justificações absurdas,
crescidas à sombra de uma mentira rotunda.
Nesse dia virão os homens simples.
Os que nunca couberam nos livros
e versos dos intelectuais apolíticos,
mas que vinham todos os dias
trazer-lhes o leite e o pão,
os ovos e as tortilhas,
os que costuravam a roupa,
os que manejavam os carros,
cuidavam dos seus cães e jardins,
e para eles trabalhavam, e perguntarão,
"Que fizestes quando os pobres
sofriam e neles se queimava,
gravemente, a ternura e a vida?"
Intelectuais apolíticos
do meu doce país,
nada podereis responder.
Um abutre de silêncio vos devorará as entranhas.
Vos roerá a alma vossa própria miséria.
E calareis, envergonhados de vós próprios.
[*] Revolucionário guatemalteco (1936-1967), guerrilheiro e poeta. A seguir ao golpe de 1954 patrocinado pela CIA, que derrubou o governo democrático de Jacobo Arbenz , Castillo teve de exilar-se em El Salvador. Voltou à Guatemala em 1964, onde militou no Partido dos Trabalhadores, fundou o Teatro Experimental e escreveu numerosos poemas. No mesmo ano foi preso mas conseguiu fugir. Regressou ao exílio, desta vez na Europa. Posteriormente retornou secretamente à Guatemala e incorporou-se a um dos movimentos guerrilheiros que operavam nas montanhas de Zacapa. Em 1967, Castillo e outros combatentes revolucionários foram capturados. Ele, juntamente com camaradas seus e camponeses locais, foram brutalmente torturados e a seguir queimados vivos. Este poema encontra-se em http://resistir.info/ .
quarta-feira, 11 de julho de 2007
Independentes
terça-feira, 10 de julho de 2007
A CIDADE :coisa vivida e sonhada

Novas ligações
VOZES SILENCIADAS
(www.vozessilenciadas.blogspot.com)
TIREM AS MÃOS DA VENEZUELA
(www.tirem-as-maos-da-venezuela.blogspot.com)
INTERCOM
(www.intercomunista.blogspot.com)
Obrigado pelas sugestões.
segunda-feira, 9 de julho de 2007
Foi assim. Ou não? é que já não me recordo bem
FOI ASSIM.
Quer dizer mais ou menos.
Disse a senhora na televisão que Álvaro Cunhal chegou em 1974 à Estação de Santa Apolónia.
Ela que estava lá viu tudo.
Excepto que Cunhal chegou a Portugal via Aeroporto da Portela.
Foi assim.
Pela amostra da verdade que anuncia, a gente calcula o resto da verdade que está lá escrito não é?
Tenho a impressão que o Álvaro e o PCP, que vendem bem, são um descanso para alguma contas bancárias em período pré-férias.
7 maravilhas
As temperaturas ameaçam subir mas isto está aventadinho.
Em Guimarães foram mais de 20.000 almas. E não consta que do programa da visita constasse a visita ao Castelo que acaba de ser nomeado uma das sete maravilhas de Portugal.
Na catedral da Luz, irrompeu espontaneamente a assobiadela quando assomou a imagem socrática nos ecrans do Estádio. Eu que até lá estava posso jurar que não foi uma instrumentalização do PCP - mas aviei com uns belos apupos.
Quem também não se safou ao avio do assobio foi a Estátua da Liberdade - que é como quem diz que o bom nome da América já andou melhor.
Não deixa de ser curioso, que das maravilhas internacionais só uma está no 1º Mundo: o Coliseu de Roma.
Todas as restantes representam imagens alternativas do Mundo que vai dos Andes à India.
Mesmo que por detrás disto tudo esteja uma bela encenação de marketing global.
Em pausa - mas não parados
É coisa grave aqui no canhotices.
mas não estivemos parados.
Continuamos, está bem?
Obrigado pelos pacientes que nos visitam regularmente e dão uma forcinha ( sim GR isto também é para ti...)
Para os que pensavam que o CANHOTICES tinha metidoa viola no saco, cé nos encontramos de novo!




