CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

21.8.06

miradouro

Publicada por zemanel |

Confessamos uma distracção na questão do miradouro da Rua Miguel de Arnide. Até porque os anúncios de venda em hasta pública foram divulgados na comunicação social local. Já para não falar das notícias sobre a adjudicação da venda em hasta pública, com o único voto contra da CDU e do vereador Tomé. Só com a retoma deste assunto por um jornal regional tomámos a devida dimensão do problema.
Relembremos…

1º - Para quem como nós viveu no nº 71 da Rua Miguel Arnide de 1973 a 1998 esta coisa do miradouro tem barbas…
2º - Toda a vida ouvimos falar de um miradouro público a construir naquele local.
3º - Eu e os meus vizinhos todos…
4º - Aquele bocado de terra abandonada, mas de onde se tem uma vista privilegiada sobre a Cidade, estava ocupado no inicio dos anos 90 por umas capoeiras e barracões, apesar do espaço ser público…
5º - Logo no primeiro mandato de António Rodrigues, as capoeiras foram retiradas, e a Câmara Municipal nessa época, arranjou o gradeamento e limpou o terreno.
6º - Nessa altura a Câmara assumiu com pompa e circunstância que arranjara finalmente o MIRADOURO, uma antiga aspiração para aquele local. (Mas ninguém consulta os jornais da época?)

Agora, depois de ter deixado aquele lugar num ermo descuidado(!) a Câmara vai vender aquela parcela de terreno, privatizando um espaço público, que apesar do desleixo é de rara beleza. Mais um…(enfim...)
O que é estranho é ver o vereador Pedro Ferreira afirmar ao Mirante: “Em lado nenhum está documentado que o terreno se destinava a um miradouro, embora se ouça falar nisso há muitos anos”
Com todo o respeito pessoal que o vice-presidente me merece há que sublinhar o seguinte: a)Sempre se falou que ali se construiria o miradouro, b) esta mesma maioria inaugurou (!) o miradouro ( se ateimarem juro que vou eu aos “almondas” de 1993 a 1997) e agora para realizar uns euros para os cofres municipais renegam tudo? Até as suas próprias obras?
Esta situação ainda é mais estranha , porque deixem-me passar esta inconfidência: o sr. vereador Pedro Ferreira tem as suas origens na Rua Miguel de Arnide e o próprio Presidente cresceu lá perto, na Cruz do Negro…O miradouro é um assunto que ignoram?
Mas confusões por ali, pelo Rossio já são habituais. Com o Rossio em obras para fazer não sei o quê( a torre do milénio?) há não sei quantos anos faltava que se destruísse mais um espaço público de Torres Novas.
Ainda há tempo: Não deixemos! Está nas nossas mãos!!!!

O miradouro público é um sonho antigo! Que se arranje o espaço, que se concessione uma esplanada, comece por ali uma vida nova para o Rossio.Aí aplaudiremos...
Mas que aquele espaço seja dos Torrejanos!!!

Subscribe