CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

6.5.10

Coruche, 24 Abril

Publicada por zemanel |

"Uma porra pá, um autêntico desastre o 25 de Abril, esta confusão pá,a malta estava sossegadinha, a bica a 15 tostões, a gasosa a sete e coroa…Tá bem, essa merda da pide pá, Tarrafais e o carago,mas no fim de contas quem é que não colaborava, ah?Quantos bufos é que não havia nesta merda deste país, ah?Quem é que não se calava, quem é que arriscava coiro e cabelo, assim mesmo, o que se chama arriscar, ah?Meia dúzia de líricos, pá,meia dúzia de líricos que acabavam todos a fugir para o estrangeiro, pá,"
José Mário Branco - FMI
Na Assembleia Municipal de Coruche ( concelho de fortes tradições de combate ao fascismo) realizada em 30 de Abril a revolução de Abril foi saudada através das intervenções dos deputados municipais do PS e do PCP. Acontece que na referida assembleia um autodenominadogrupo de cidadãos independentes, que concorreu nas últimas autárquicas , proferiu as mais descabeladas e até inesperadas afirmações de, branqueamento, reafirmação e  valorização do Estado Fascista anterior ao 25 de Abril.
Para lá da questão de ficar bem visivel a origem de muito destes "independentes" que andam por aí pelo país, e os objectivos que perseguem, não é de menosprezar a saída da toca de novo, de novos fascistas reciclados. Nestes tempos de crise e de dificuldade, o fascismo não hesitará de novo em tomar o poder  e tentará de novo dominar o povo!
Estar alerta, condenar o Estado Novo de Salazar e Caetano, defender a democracia e os seus principios originários e nobres é uma tarefa, afinal de todos nós e que se impõe !
E sim, sim , sim , é tempo de saudar Rui Aldeano  e os seus camaradas no seu grito corajoso e vibrante de VIVA O 25 DE ABRIL!
VIVA O 25 ABRIL - Eles não passarão!
Em baixo, publicamos as palavras louvor ao 24 de Abril do autarca de Coruche. Fazêmo-lo apenas para que os leitores se apercebam da pouca vergonha que por aí anda!
Mas claro, deixamos imagens do protesto feito a essa intervenção pelo PS e sobretudo pelo PCP, pelo que CLIQUE AQUI POR FAVOR.

Eis  um excerto texto da democrática intervenção do deputado "independente" . O negrito é nosso.

Declaração de Abel Matos Santos (...)


"(...)Quanto ao Sr. Deputado Aldeano do PCP, ao ouvi-lo fazer a sua descritiva alocução, só me veio à mente, Cuba, Coreia do Norte e a União Soviética, onde o fascismo vermelho produziu os campos de morte, Gulags, e milhares de extermínios, como o de Kattin, só agora oficialmente revelado pela Rússia, onde milhares de polacos foram fuzilados.
Gostava de dizer o seguinte;
Não posso votar favoravelmente uma moção que apoia um golpe de Estado, que por incompetência e leviandade acabou numa revolução, onde quem fez o golpe não ficou com o poder e o poder caiu na rua, dando azo a todo o tipo de anormalidades, que só não se tornou numa ditadura comunista devido ao contra golpe do 25 de Novembro.
E depois quem ficou com o poder não defendeu os interesses nacionais, foram assumidas as razões dos nossos inimigos, dos inimigos de Portugal, daqueles que mataram os nossos soldados e as nossas populações
A questão é: Era preciso uma Revolução? O País crescia mais de 6 pontos % por ano, a guerra do Ultramar estava ganha, havia emprego e estabilidade, Portugal era reconhecido internacionalmente, tudo estava calmo! Agora sim, temos tudo para que exista uma revolução, com o povo na rua, a contestação, a falência do País no horizonte… enfim, a resposta está dada.
(...) As mais de duas mil Escolas que Sócrates fechou e as dezenas de Maternidades, já para não falar na Ponte Salazar e outras grandes obras feitas nessa época, são apenas alguns, poucos exemplos do que foi realizado.
(...)
Foi isto que Abril nos trouxe! Nada mais do que isto! Um golpe de Estado, um acto duvidoso de uns quantos oficiais do quadro permanente, por questões corporativas e salariais, apoiados por desertores no exterior (imagine-se que um deles pretende hoje, ser Presidente da República), que nos quiseram trazer os famosos 3 D's - Descolonização, Democracia e Desenvolvimento.

A Descolonização “exemplar” tão propalada, foi a maior das vergonhas, tendo vitimado milhões de Portugueses de Timor, Angola, Moçambique e Guiné. (...)"

2 canhotices:

Maria disse...

Como é possível um discurso destes, 36 anos depois de Abril...

Anónimo disse...

Obrigado por ter partilhado com os seus leitores esta fonte de verdades. Que pena não haver mais gente com coragem de falar assim e chamar os bois pelos nomes. Em Coruche há gente com valor(es).

Subscribe