CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

15.4.10

Mulheres do meu país: 60 anos

Publicada por zemanel |

A 15 de Abril de 1950, saía para as ruas um retrato das mulheres portuguesas - um retrato escrito pelas letras da torrejana MARIA LAMAS.
" Mulheres do meu país" constitui ainda hoje uma importância fundamental para quem quiser estudar as condições de vida da mulher portuguesa nos meados do século XX - uma realidade viva e bem diferente da etnologia nacionalista desenvolvida pelo SNI de António Ferro. Descrevendo a dureza que marca o quotidiano da vida da mulher portuguesa, trabalhadora, injustamente explorada e discriminada, muito longe da imagem de fada do lar difundida pelo fascismo, Maria Lamas torna-se   protagonista incontornável da luta pela emancipação feminina em particular e dos portugueses em geral.
IMAGEM DA BIBLITECA DE TORRES NOVAS

Fez bem a biblioteca de Torres Novas em recordar os 60 anos de "Mulheres do meu país" - deixando uma primeira edição para consulta numa das suas salas.
Mas tendo em conta os inúmeros debates, workshops, colóquios que a Biblioteca organiza (à vezes por motivos bem mais fúteis ) esta lembrancinha fica a saber a poucochinho. Que  nunca nos envergonhemos por termos Maria Lamas como uma das torrejanas ilustres.

Subscribe