CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

30.4.06

A LIÇÃO DE LITEIROS

Publicada por zemanel |


Texto publicado na edição do jornal O ALMONDA de 28 Abril 2006

25 de Abril – 32 anos
A LIÇÃO DE LITEIROS

A desilusão é muitas vezes uma palavra usada nestes dias de Abril. Perdem-se Direitos Sociais, atacam-se Conquistas Económicas e a Democracia Política é ela própria tão deficitária que a participação das pessoas na vida social limita-se a enfiar um boletim de voto numa urna de 4 em 4anos. Desilusão é pois uma palavra, 32 anos depois, a marcar Abril. É com alguma amargura na voz, que hoje alguns ainda gritam: 25 Abril Sempre!

Mas sejamos justos. Aos ataques sociais há quem resista. Há quem construa Abril todos os dias, defendendo a Liberdade e a Fraternidade como os mais belos dos sentimentos da Humanidade. E se hoje, ninguém é preso por dizer o que pensa, também é verdade que por medo, há cada vez menos gente a dizer o que pensa.

E quando nos dizem que ninguém liga a nada, ninguém quer saber de nada , às vezes somos tentados a concordar. Até que nos deparamos com “coisas” que ainda nos surpreendem, fazem sorrir e acreditar, que o Homem não se deixa derrotar às primeiras.

Vem toda esta conversa, porque o autor destas linhas, num dos “trambolhões” da sua vida, foi eleito em Outubro último, para a Assembleia de Freguesia de Santa Maria, pelas listas da CDU (PCP- PEV). Na primeira reunião da Assembleia de freguesia, foi sugerido que se realizassem reuniões descentralizadas da Assembleia na zona Rural da Freguesia, nas diversas aldeias. Responderam a este cronista, que “não é preciso, isso não faz grande sentido, ninguém assiste às reuniões…as pessoas não querem saber…”. Bom e assim se manteve as reuniões na sede da junta, na Cidade. Até que…

Na Assembleia Ordinária marcada 21 de Abril, aconteceu algo de surpreendente! Um a um foram chegando. De várias idades. Quando demos por isso a Sala de Reuniões da Assembleia estava cheia de moradores de Liteiros, que aproveitavam o órgão democrático por excelência da Freguesia, para denunciarem os problemas da sua aldeia. O maior dos problemas é sentirem que ninguém os ouve…Por isso a viagem até à Cidade!

Parece coisa pouca. Mas nos dias de hoje, uma série de pessoas juntarem-se colectivamente para apresentar as suas queixas aos eleitos de uma freguesia é absolutamente notável. Na semana antes das comemorações do 25 de Abril foi então extraordinário.

O Povo de Liteiros lembrou-nos o essencial: Que as pessoas são fundamentais, têm o direito de ser ouvidas e sobretudo, têm o direito de participar na vida pública e política! Liteiros lembrou-nos que as pessoas não servem só para votar: A presença do Povo daquela aldeia da freguesia enriqueceu a Assembleia, enriqueceu a democracia! Tomara a todos nós eleitos daquela Assembleia que mais pessoas se dirigissem às reuniões. Porque como dizia um Liteirense: “As pessoas neste país têm sido postas em 2º plano e isso tem que mudar!”

A construção Democrática é uma coisa que não devemos deixar para os outros. É essa a lição que Liteiros, aldeia de Torres Novas, nos deu neste 25 de Aril de 2006.
José M Pereira

Comentário de António Gomes e companheira, a srª deputada Helena Pinto. António Gomes, ferroviário, antigo militante da UDP, foi candidato à Cãmara pela UDP em 1993, tendo desistido a favor do socialista António Rodrigues, abrindo as portas a essa grande vitória da esquerda torrejana. Hoje é Bloco, é da Esquerda que não desiste e foi eleito para a Assembleia Municipal em 2005. Dizem as más línguas que costuma cantar o Hino Nacional de braços cruzados e, convoca conferências de Imprensa para dizer qualquer coisa. A sra Deputada Helena Pinto, também é uma antiga militante da UDP, hoje é moderna e é a campeã da paridade. Deputada eleita pelo círculo de Lisboa (!) foi candidata à Câmara pelo BE em 2001.

" olha o Enver Hoxha! Que saudades, isso é que era socialismo. Agora o Louçã, esse trotskista, diz-nos para sermos modernos e a malta até disfarça, para não o chatearmos. Afinal temos que ser da esquerda nova. Esses tempos da UDP e do Mário Tomé já lá vão há muito tempo. Ainda ontem fomos ao Lux beber um copo com o Francisco. Sempre é melhor que as surrapas que se vendem aqui nos cafés da Meia Via."
Nota: comentário absolutamente paritário!!!

Publicada por zemanel |


Comentário de Guilherme Sarmento Pinto - campeão das transferências: ex-presidente da assembleia municipal eleito pelo PS (1982/1985), ex pré candidato a presidente da câmara pelo PS, antes de escolherem o Piranga (1985), Apoiante de Salgado Zenha ou da Pintasilgo? (1985); Candidato a Presidente da Câmara pelo PRD (1989), Mandatário da candidatura do BE/ Helena Pinto à Câmara (2001), Candidato à Câmara pelo BE em 2005. Sociólogo-reformado, antigo presidente do Cine-Clube( nesse tempo chamaram-lhe comuna...)ufa!....



"- Ai as saudades deste símbolo! Ainda hoje há quem acredite que eu valho muitos votos. Muitos!!!! O que vale é que eu sou da Esquerda Moderna, não tenho currículo e o Carlos Tomé da CDU é que tá feito com o poder. Ai este símbolo... Vou ter com o Lopes e vou fazer mais uma tertúlia de poesia na AGIR...nós os dois mais doi ou três velhotes que o Lopes apanhou na ARPE."

30.4.06

Temos Blogue novo por aí...

Publicada por zemanel |

Há um novo Blogue em Torres Novas! Vou adicionar-lhe a ligação: http://www.novastorres.blogspot.com
Bom não é bem um blog... É um Bloque de Esquerda, mal disfarçado.
Mas saudamos a sua chegada: Viva! Todos a debate. Ainda por cima é bem humorado, irreverente, moderno.
O seus primeiros posts, são "comentários" ficcionados de figuras políticas torrejanas a posters de Abril.
Como o NovaTorres, deve ter muito que fazer esqueceu algumas nomes..."Canhotices" nos próximos posts ajuda o Alcaide.
Força, pá!

30.4.06

Pelo Largo da Botica, se chega à Nery

Publicada por zemanel |


"Canhotices" fez o que pôde para evitar a destruição da Metalúrgica Casa Nery para a construção do Viaduto. Porque, havia alternativas rodoviárias que não foram aprofundadas e, porque todo aquele conjunto constituía uma riqueza única ao nível do património e Arqueologia Industrial. Todo aquele conjunto, na margem do Almonda poderia ter tido outro aproveitamento.
PATRIMÓNIO HOJE É MUITO MAIS QUE A IGREJA NO LARGO
Entretanto a Nery...
Hoje é um viaduto, a passar sobre ruínas. Enquanto não se urbaniza e constrói umas Torres. Ali junto à avenida. Ao sabor da mais ignóbil especulação imobiliária!
Passem pelo LARGO DA BOTICA - http://www.largodabotica.blogspot.com/ e leiam o post CIDADE EM TONS DE ÓXIDO, DE 27 DE ABRIL.
(entretanto fiquem com uma foto da Nery, já com as cantarias retiradas, pouco tempo antes da demolição, para matar saudades)

30.4.06

Pedras Rolantes

Publicada por zemanel |


Uns dias de ausência forçada. Porque há Rochas, que por vezes resvalam e, nós que nos habituámos à rocha sempre ali, presente, ficamos assim: Estranhos, ausentes. A ver se e a Rocha volta ao seu lugar.
Voltou.
"Canhotices" também. Em força!

26.4.06

26, 27, 28... de Abril, Maio, : O FUTURO (de Ary)

Publicada por zemanel |


http://www.youtube.com/watch?v=3wAAEOsphso

Isto vai meus amigos isto vai
um passo atrás são sempre dois em frente
e um povo verdadeiro não se trai
não quer gente mais gente que outra gente

Isto vai meus amigos isto vai
o que é preciso é ter sempre presente
que o presente é um tempo que se vai
e o futuro é o tempo resistente

Depois da tempestade há a bonança
que é verde como a cor que tem a esperança
quando a água de Abril sobre nós cai.
O que é preciso é termos confianças
e fizermos de maio a nossa lança

isto vai meus amigos isto vai.

26.4.06

Vídeo para um Revolucionário de sempre

Publicada por zemanel |
26.4.06

Sobre Chernobyl

Publicada por zemanel |


Passam hoje 20 anos sobre a tragédia de Chernobyl. De muito que se tem dito Canhotices realça vários aspectos:
- A Energia nuclear é altamente perigosa e, qualquer acidente , causa vítimas em larga extensão (geográfica como ao longo de várias gerações.)
- Muitas das reportagens sobre Chernobyl têm servido para "atacar" ainda ( 20 anos depois!) o regime soviético. Esquecendo que as únicas bombas atómicas lançadas até hoje ( e não foram um acidente) vieram dos Estados Unidos.
-Chernobyl é um episódio triste e vergonhoso na história da Humanidade mas sucede essencialmente porque sendo um acidente, as condições da Central eram um efectivo sintoma da degradação social económica e política que se vivia na União Soviética e dos seus dirigentes da altura : degradação essa que deu origem à própria implosão da URSS(que teve origem na Perestroyka de Gorbachev) e cuja destruição proporcionou a constituição de um país onde hoje imperam as mafias lideradas muitas vezes pelos mesmos dirigentes que primeiro degradaram a sociedade soviética e implementaram entusiasticamente a dita Perestroyka, como meio de enriquecimento pessoal.

Mas voltemos ao nuclear:

- Porque ninguém fala hoje, 26 de Abril, dos interesses do Sr Patrick Monteiro de Barros ( o tal que queria trazer a golden cup para Portugal) em instalar uma Central Nuclear em Portugal, perante o silêncio cúmplice do governo.

30 anos depois de Ferrel- NUCLEAR, NÃO OBRIGADO!

Publicada por zemanel |


Para quem acusa o PCP, de tentar impor uma ditadura em Portugal no Pós 25 Abril, é importante conhecer o comunicado difundido precisamente em 26 de Abril de 1974. Faz hoje 32 anos. Os sublinhados são do Canhotices!

Sobre o movimento militar de 25 de Abril
Comunicado do Secretariado do Comité Central do PCP26 de Abril de 1974

1. O movimento militar que, no dia 25 de Abril, depôs Américo Tomás e o governo de Marcelo Caetano, marcou uma viragem na situação política portuguesa. O golpe militar culmina o agravamento da crise do regime, de que foram factores determinantes as contradições e dificuldades internas, a luta do povo português e dos povos submetidos ao colonialismo português e a condenação e isolamento internacionais da política do governo. O golpe militar é ao mesmo tempo a expressão da adesão de parte importante das Forças Armadas às reclamações democráticas fundamentais do povo português. Abrem-se reais perspectivas para que, num curto prazo, seja posto fim à guerra colonial e seja instaurado em Portugal um regime democrático.O PCP saúda calorosamente todos os militares que, no vitorioso Movimento das Forças Armadas, agiram e agem com firme determinação de que estes objectivos sejam plenamente alcançados.
2. O governo foi deposto, mas o regime fascista ainda não foi completamente destruído. Continuam de pé muitas das suas instituições e instrumentos. As liberdades não foram ainda instauradas. Existe o perigo de um contragolpe dos elementos mais reaccionários. É urgente, por um lado, a liquidação do Estado fascista e dos ninhos e forças de conspiração contra-revolucionária e, por outro lado, a participação das forças democráticas e das massas populares na vida política e na obra de renovação necessária e possível no momento presente.A completa dissolução da PIDE-DGS e de todas as suas estruturas, a amnistia e a libertação dos presos políticos e o regresso dos exilados, a permissão imediata da livre actuação do movimento democrático, contam-se entre as provas imediatas das reais intenções da Junta de Salvação Nacional e do seu propósito de por fim completo ao regime fascista e de cumprir o mandato que lhe foi confiado pelo Movimento das Forças Armadas.O PCP declara solenemente que apoiará activamente como vitórias da luta popular todas as medidas concretas tomadas para a liquidação do fascismo e a real democratização da vida política portuguesa.
3. O Movimento das Forças Armadas proclamou na manhã do dia 25, e a Junta Militar confirmou na sua proclamação da noita de 25 para 26, ser seu propósito a instauração das liberdades democráticas e a realização de eleições livres. Trata-se de objectivos fundamentais por que lutaram sempre sob a ditadura fascista o PCP e as forças democráticas e que têm o activo apoio das massas populares. As promessas devem-se transformar rapidamente em actos. Alguns pensaram ainda ser possível substituir a ditadura por uma ditadura militar. É necessário impedir que tal projecto possa ser levado por diante, defraudando as esperanças do povo português e a vontade dos militares que corajosamente se levantaram para por fim ao fascismo e restituir ao povo português as liberdades de que foi privado ao longo de quase meio século de ditadura.
4. A guerra colonial tornou-se um dos problemas centrais da situação política portuguesa. Tratando-se de um problema que interessa toda a nação, o primeiro passo é acabar de vez com a interdição do seu dabate público e abrir a possibilidade real de que todos os portugueses possam expressar e defender livremente a sua opinião.O PCP insiste em que urge abrir negociações e pôr rapidamente fim à guerra colonial, no reconhecimento ao direito à imediata e completa independência dos povos submetidos ao colonialismo português. Quaisquer projectos que visassem manter, sob novas formas, a dominação colonial portuguesa não só não contribuiriam para a solução do problema como conduziriam inevitavelmente a um novo agravamento da situação económica, social e política em Portugal.O povo português deve ser chamado a dizer a última palavra em relação à política a seguir num tal magno problema.
5. A realização de eleições livres para uma Assembleia Constituinte será um passo de capital importância para abrir um processo de transformação democrática da sociedade portuguesa. Sob nenhum pretexto esse objectivo deve ser desvirtuado. É equívoca a proclamação da Junta ao anunciar, por um lado, eleições para uma Assembleia Constituinte e, por outro lado, a eleição do presidente da República, dando portanto já como provada determinada disposição constitucional que só a Assembleia podará vir a decidir.Eleições livres terão de implicar uma lei eleitoral democrática, um recenseamento honesto controlado pelo povo, direito de actuação dos partidos políticos, as liberdades de imprensa, de propaganda, de reunião, e a fiscalização efectiva do acto eleitoral.Na situação específica agora existente, a melhor garantia para a realização de eleições realmente livres seria a constituição de um governo provisório com a representação de todas as forças e sectores políticos democráticos e liberais. O PCP declara-se pronto a assumir as responsabilidades respectivas.
6. O PCP adverte contra quaisquer propósitos de descriminação anticomunista. Não pode haver liberdade em Portugal sem a legalidade do PCP, principal força política contra a ditadura fascista durante as dezenas de anos da sua existência, luta na qual os comunistas fizeram sacrifícios inigualados. Não podem tão-pouco realizar-se profundas transformações democráticas da sociedade que os problemas nacionais impõem sem a activa participação do PCP, o partido dos trabalhadores, o grande partido do movimento antifascista português. A legalidade do PCP será o verdadeiro critério da instauração das liberdades democráticas em Portugal.
7. A liquidação da ditadura fascista, a instauração das liberdades, a realização de eleições verdadeiramente livres, exigem que, neste momento crucial, a classe operária, as forças democráticas, a juventude, as massas populares, tomando medidas da Junta Militar que vão ao encontro das reclamações populares, desenvolvam por outro lado a mais ampla acção insistindo nas reclamações essenciais do movimento democrático.É necessário mais do que nunca reforçar a unidade na acção da classe operária, das forças democráticas, da juventude, de todos os antifascistas e anticolonialistas portugueses. É também necessário e possível forjar sólida união entre as forças populares e os militares de sentimentos democráticos (oficiais, sargentos e soldados) que intervieram numerosos no movimento militar. Essa união será nas condições presentes uma das sólidas garantias da liquidação final do fascismo, da instauração dum regime democrático em Portugal, da paz, da defesa da independência nacional.
8. Fica assim claramente definida a posição do PCP em relação ao movimento militar do 25 de Abril, imediatamente após a proclamação à nação da Junta de Salvação Nacional, feita pela RTP na noite de 25 para 26.Está ao alcance do povo português a liquidação da ditadura, o fim da guerra, a instauração de um regime democrático. Da unidade, da organização e da acção pronta e audaciosa de todoos os democratas depende fundamentalmente que tais objectivos alcançados.

Publicada por zemanel |

cartoon de António
Saramago, Nobel da Literatura. Nasceu a 15 minutos daqui, na Azinhaga, junto às margens do Almonda. Também tem sido ao longo dos anos um Capitão de Abril. Em 14 junho, acerca dos falecimentos do àlvaro e do Vasco afirmou ao PÚBLICO:

"Com o desaparecimento do general Vasco Gonçalves e do Álvaro Cunhal é uma fase da história recente que se fecha, que se acaba", acentuou. "Quando tal acontece é importante reflectir, onde estão os que fizeram o 25 de Abril, como os tratámos", prosseguiu. Saramago aprofundou a crítica: "Como grande parte do país faz de conta que o 25 de Abril não existiu e que a resistência contra o fascismo foi uma coisa menor, na situação de crise gravíssima que Portugal atravessa seria o momento para reflectir." "Claro que não vamos ficar a olhar para o passado, mas há dívidas que não foram pagas, dívidas de gratidão para com o general Vasco Gonçalves", explicou. "Devíamos rever o 25 de Abril e tirar as conclusões do que ficou desses ideais - em minha opinião hoje não resta nada -, dizem-me que ficou a democracia, resta saber como funciona, devíamos reflectir sobre a democracia", argumentou."

25.4.06

...da História

Publicada por zemanel |
25.4.06

SEMPRE!

Publicada por zemanel |
Publicada por zemanel |



... AINDA PLANTAMOS CRAVOS, COMPANHEIRO!

25.4.06

25 Abril é Futuro!

Publicada por zemanel |

O POVO É QUEM MAIS ORDENA

24.4.06

32 anos depois

Publicada por zemanel |

24 Abril 1974. 21.30 horas. Cine-Teatro Virgínia.
Debaixo do olho da censura,O Cine Clube Torres Novas exibia DJAMILLA.
...E os cravos estavam a romper pela madrugada.

24.4.06

Há 32 anos

Publicada por zemanel |

24 de Abril de 1974. 21.30H. Cine-Teatro Virgínia, Torres Novas
O Cine-Clube Torres Novas exibia DJAMILLA.
...e OS CRAVOS A NASCER

23.4.06

Pedrógão (Torres Novas) com 25 Abril

Publicada por zemanel |


CAMINHADA DA LIBERDADE
Pedrógão, freguesia CDU do concelho de Torres Novas, presidida por Silvino Rino Rosa comemora Abril! Um grande cravo vermelho para o Silvino!
http://www.jf-pedrogao.pt/admin/UserFiles/File/CAMINHADA_25_ABRIL_3.pdf

(...e outro para a comissão popular que em Torres Novas organiza o tradicional almoço comemorativo!=



Notícia do "Canhotices"!
A Assembleia de Freguesia de Santa Maria (Torres Novas) aprovou por unanimidade (PS, PSD e CDU) a seguinte moção:


MOÇÃO



A Assembleia de Freguesia de Santa Maria, Torres Novas, reunida ordinariamente na sua sessão de 21 de Abril de 2006, delibera:

1- Manifestar a sua preocupação pela eventualidade da saída da Urgência Pediátrica e outras valências do Hospital Rainha de Santa Isabel – Torres Novas.
2- Manifestar preocupação pelas condições (que poderão ser agravadas) de Prestação de Cuidados de Saúde Primários no Centro de Saúde e Extensões.
3- Apoiar todos os movimentos populares que de uma forma legítima se manifestem pela valorização dos Cuidados de Saúde a todos os níveis, como a promoção/recolha de assinaturas e a concentração popular a realizar no dia 4 de Maio, pelas 18 horas no Largo D. Diogo Fernandes de Almeida.

Esta moção será dada a conhecer à população da Freguesia bem como a todas as entidades relacionadas com a prestação de cuidados de saúde na freguesia e na região.

23.4.06

PEDIATRIA: AS CRIANÇAS PRIMEIRO - ABAIXO ASSINADO!

Publicada por zemanel |


Na região de Torres Novas, a população manifesta-se contra a saída da urgência Pediátrica do Hospital de Torres Novas!!!
Corre na Região um abaixo-assinado cuja adesão popular tem sido grandiosa e entusiasta. No dia 4 Maio a população vai concentrar-se no Largo D. Diogo Fernandes Almeida e vai fazer ouvir a sua voz no país! PORTUGAL VAI OUVIR !!!!
São milhares as pessoas que já assinaram o seguinte abaixo assinado:

PELA MANUTENÇÃO DA URGÊNCIA PEDIÁTRICA NAS TRÊS UNIDADES HOSPITALARES DO MÉDIO TEJO
Às Entidades Oficiais responsáveis pela área da Saúde
Os Abaixo Assinados preocupados com a eventualidade de a urgência pediátrica deixar de existir em algumas das unidades hospitalares do Centro Hospitalar do Médio Tejo, apelam a que sejam dadas garantias da sua continuidade nos três hospitais (Torres Novas, Tomar e Abrantes)
Abril 2006 - Grupo de Cidadãos empenhados na manutencão da urgência pediátrica nas três unidades hospitalares do Médio Tejo. (Contacto: 917 418 314)

23.4.06

Parabéns Camarada!

Publicada por zemanel |

Nana Mouskouri - cantora oficial dos programas radiofónicos de António Rodrigues

Hoje ouve-se a Liberdade da Nana Mouskouri, numa casa em Torres Novas, na zona do Cerejal! António Rodrigues venceu a distrital de Santarém do PS. É uma vitória para Torres Novas - acreditem. É um passo importante para a renovar a Câmara Municipal.
Ponham o Vangelis a tocar, ponham a Nana Mouskouri!!!!
O camarada António Rodrigues cantará na tomada de posse o Hino Oficial do Partido consagrado nos Estatutos do PS? Para quem não saiba é a ...INTERNACIONAL!
De pé ó vítimas da fome...
Parabéns Camarada António Rodrigues. Hoje é a distrital, amanhã quem sabe o país!
( Então o Sócrates não chegou lá?...)

21.4.06

MISTÉRIO JUVENIL

Publicada por zemanel |


A propósito do blog VALE A PENA LUTAR de Pedro Namora com o post "Da caixa de correio ", de 20 de Abril de 2006, aconselho a visita ao seguinte site!




http://www.misteriojuvenil.com/piratas_momentomagico.htm

20.4.06

21 Anos Rádio Local Torres Novas!!!

Publicada por zemanel |


20 Abril 1985.
O sótão de Fernando Dinis Alves. Amílcar Luís Fialho, padre e intelectual progressista, anunciava ao microfone:"Aqui Torres Novas, emissão experimental da Rádio Local."
O sonho nascera pouco tempo antes. Fernando Alves "Fotocor", Sales, Álvaro Mendes, Padre Amílcar, José Augusto Mourão, Fausto da Fame, davam inicio ao projecto RÁDIO LOCAL TORRES NOVAS.
21 anos passaram. Passaram a mudança do sótão, para o Estádio Municipal. Uma Rádio em vivência com a sua comunidade - a agitar as mansas águas desta terra. Foi a MALA VOADORA para os mais novos com a Elsa Abrantes, os 20 Mais do Jorge Branco, o Bom Dia Cidade e os irmãos Paulo e Tó Catarino. Matias Pedro associando-se ao projecto. António Rodrigues lança com estrondo a PÁGINA TORREJANA, que o tornaria conhecido na Cidade. Também o João Pereira e Carlos Trincão Marques iniciaram a Rádio. Trincão Marques e António Rodrigues levaram com NOVA AUGUSTA a rádio a todo o concelho. José Simões apresentou notícias mas antes lançou o o concurso dos provérbios.
E quem pode esquecer o humor do Luis Martins, do Jorge Pinheiro, Artur Silva e Álvaro Mendes com a sua " rádio-novela"!!!!
Muitos jovens passaram pela rádio. JOSÉ PEDRO FRAZÃO, hoje jovem jornalista com trinta e poucos anos e referência da Rádio Renascença, com prémios ganhos pelo Clube de Imprensa, começou aos 14 anos na Rádio. Nesta Rádio.
E podíamos falar de tanta gente. E tanto silêncio.
Hoje os 100.8 MHZ estão moribundos. 21 anos depois. Como reactivar o FM Estéreo? Estará lá alguém pelo menos que saiba que hoje foi dia de anos?
Há uma força criadora, que parece morta nesta terra. Quem a matou? Digam-me?
Torres Novas 20 Abril 2006.

20.4.06

AINDA O PS SANTARÈM (para acabar)

Publicada por zemanel |



Só para terminar:
O dr Nelson apela aos votos do(a)s camaradas! Camaradas? Mas isso ainda se usa no PS (partido do Sócrates?)
O nosso António Rodrigues foge da expressão como o Diabo da Cruz! É muito mais à frente. Mais simplex. Mais choque tecnológico, Mais NOKIA!
Sócrates aprecia. Merece ganhar.


TIREM-NO DAQUI!!!!!
VIVA TORRES NOVAS

Publicada por zemanel |

Ler os sites dos candidatos à distrital do PS de Santarém é um exercício de boa disposição. Imperam os lugares comuns e a mediocridade programática! Mas PERCEBE-SE a luta por esse lugar. E percebe-se que tipo de pessoas dirigem o partido maioritário português!!!!
Alguns exemplos:
Site de Nelson Carvalho :
- maçudo, intelectualóide com um fundo rosinha! Muito texto pouco conteúdo com pérolas como:
"Num mundo em mudança temos de pensar global para podermos agir localmente."
Ora aí está uma frase inédita que nunca ninguém disse - um rasgo de génio!!!
-Poesia a metro: "“O Vale é o lugar onde as águas se juntam e se unem
O Vale é o lugar onde as águas engrossam e ganham força
O Vale é o lugar de convergência e da cooperação”
- O slogan é hilariante! Então o homem quer falar de margens!!! Isto não vos lembra as novas fronteiras do Sócrates?
- Apoiantes: Não há um único de Torres Novas. a malta tem medo do homem do bigode ou quê?
Site de António Rodrigues:
- Trabalho e dinamismo. Que é como quem diz que ali não se está para conversas.
Ideologicamente Exemplar!!
-Fotos do Homem a rodos. Um velho método que conhecemos aqui de Torres Novas
- Ele janta, ele ri, ele abraça, ele ouve, ele está ao TELEMÒVEL!!!! Trabalho, trabalho, trabalho!
-Admite: "UMA APOSTA NA PRÁTICA POLÍTICA, FUGINDO À "RETÓRICA"
-Hilariante: "Benavente recebeu dinamismo!" ou seja o sr. auto denomina-se por Dinamismo! É de rir!!!!
-Apoiantes: nem um nome para amostra! "Gente de Trabalho"
ai se eu fosse do PS...

20.4.06

é amnhã rodrigues, é amanhã!

Publicada por zemanel |



www.antoniorodrigues.org - o torrejano
www.novasmargens.blogspot.com -o abrantino

Quem vai para o governo da nação ter com o Sócrates, daqui a um anito, quem é?
Ah é disso que António Rodrigues se ri...

19.4.06

25 abril aqui

Publicada por zemanel |


o programa da Câmara de Torres Novas é riquissimo para o 25 de Abril. É por isso que o sr Presidente distribuiu estes convites unipessoais!!!!
É muito à frente... A partir das 10.30, a malta tá livre para um passeio ao shopping!

19.4.06

De que te ris, Rodrigues?

Publicada por zemanel |


Esta magnífica foto de "O MIRANTE" mostra-nos um presidente da Câmara de Torres Novas (PS) feliz. EFUSIVO!!!
Perante o olhar pasmo do vereador Mário Mota (PS) e do vereador Tomé (CDU) "Canhotices" pergunta:

- DE QUE TE RIS RODRIGUES?

19.4.06

mais abril cantado

Publicada por zemanel |



Vitorino cantou nos anos da brasa:

Além daquela janela
Dois olhos me estão matando
Matem-me devagarinho
Que eu quero morrer cantando

O tudo é tudo nosso
Nossas mãos fizeram tudo
Se estivermos bem unidos
Seremos donos do mundo
Nós cultivamos a terra
Aramos vales e montes
Construimos as cidades
Máquinas, estradas e pontes

19.4.06

...porque é abril 6

Publicada por zemanel |


Em Abril, porque ainda há guerras na TV, este magnífico poema do Sérgio Godinho


Chega-te a mim
mais perto da lareira
vou-te contar
a história verdadeira

A guerra deu na tv
foi na retrospectiva
corpo dormente em carne viva
revi p’ra mim o cheiro aceso
dos sítios tão remotos
e do corpo ileso
vou-te mostrar as fotos
olha o meu corpo ileso

Olha esta foto, eu aqui
era novo e inocente“às suas ordens, meu tenente!"
E assim me vi no breu do mato
altivo e folgazão
ou para ser mais exacto
saudoso de outro chão~
não se vê no retrato

Chega-te a mim
mais perto da lareira
vou-te contar
a história verdadeira

Nesta outra foto, é manhã
olha o nosso sorriso
noite acabou sem ser preciso
sair dos sonhos de outras camas
para empunhar o cospe-fogo e o lança-chamas
estás são e salvo e logo
“viver é bom”, proclamas

Eu nesta, não fiquei bem
estou a olhar para o lado
tinham-me dito: "eh soldado!
É dia de incendiar aldeias
baralha e volta a dar
o que tiveres de ideias
e tudo o que arder, queimar!"
No fogo assim te estreias

Chega-te a mim
mais perto da lareira
vou-te contar
a história verdadeira

Nesta outra foto, não vou
dar descanso aos teus olhos
não se distinguem os detalhes
mas nota o meu olhar, cintila
atrás da cor do sangue
vou seguindo em fila
e atrás da cor do sangue
soldado não vacila

O meu baptismo de fogo
não se vê nestas fotos
tudo tremeu e os terramotos
costumam desfocar as formas
matamos, chacinamos
violamos, ah, mas
será que não violamos
as ordens e as normas?

Chega-te a mim
mais perto da lareira
vou-te contar
a história verdadeira

Álbum das fotos fechado
volto a ser quem não era
como a memória, a primavera
rebenta em flores impensadas
num livro as amassamos
logo após cortadas
já foi há muitos anos
e ainda as mãos geladas

Chega-te a mim
mais perto da lareira
vou-te contar a história verdadeira
quando a recordo
sei que quase logo acordo
a morte dorme parada
nessa morada

FOTOS DO FOGO - Sérgio Godinho

Publicada por zemanel |



"(...)Creio na liberdade; nisso se resume a minha política ... Sou pelos homens; essa é a minha natureza."
Charlie Chaplin

16.4.06

CHAPLIN, sempre

Publicada por zemanel |




16 Abril 1889, nascia Charlie Chaplin. O Charlot. Figura do humanismo do século XX, possuidor do sorriso que nos faz acreditar que amanhã o sol brilha. Encarnação viva do palhaço pobre, foi na vida real mais que isso - activista, interventor, artista. Perseguido pela estupidez do MaCarthismo, acusado de comunismo. Símbolo maior do Cinema de todos os tempos, Símbolo da Paz, da Humanidade e da Fraternidade entre os homens. Com um sorriso.

14.4.06

...porque é Abril 6

Publicada por zemanel |



O Comum da Terra
(A Vasco Gonçalves)
por Eugénio de Andrade
Nesses dias era sílaba a sílaba que
chegavas.
Quem conheça o sul e a sua

transparência
também sabe que no verão pelas veredas
da cal a crispação da sombra caminha

devagar.
De tanta palavra que disseste algumas
se perdiam, outras duram ainda, são lume
breve arado ceia de pobre roupa

remendada.
Habitavas a terra o comum da terra, e a

paixão
era morada e instrumento de alegria.
Esse eras tu: inclinação da água. Na

margem
vento areias mastros lábios, tudo ardia.

14 de Maio de 1976

DIAS COELHO
SÉRGIO RIBEIRO


O blog de Sérgio Ribeiro ANÓNIMO DO SÉCULO XXI tem durante o mês de Abril contado histórias em cem palavras, sobre a resistência anti fascista. A última que por lá li... arrepiou-me: Conta a história do assassinato de Dias Coelho em Alcântara. Arrepiante, porque o artista plástico ia ter um encontro precisamente com o Sérgio Ribeiro. Para quem não saiba, a morte de Dias Coelho deu origem à canção de Zeca Afonso A MORTE SAIU À RUA. Para mim, que enquanto estudava em Lisboa, subi muitas vezes a pé aquela rua dos Lusíadas, nos anos 90,respirando liberdade, passando exactamente no sítio do Crime, assinalado com uma placa evocativa com uma foice e martelo, esta história não deixa de ter um significado particular. Com um abraço para o Sérgio Ribeiro, não resisto e, sem autorização, aqui a divulgo:
"O encontro fora marcado para as 20 horas de 19.Numa travessa à rua dos Lusíadas estacionei, após volta aos quarteirões que me preocupara. Esperei, ansioso. Nada!Usei “hora de recurso”. Nada!Fiquei preocupadíssimo.Que teria acontecido?
“(…)Tendo passado pela rua dos Lusíadas cerca das 20 horas, e tendo-se apercebido da presença dos referidos agentes, começou a correr pela mesma artéria(…)foi o José António Dias Coelho agarrado pelo agente Manuel Lavado. Entretanto, chegou junto dele o réu que desferiu dois tiros de pistola(…)”.(da sentença do tribunal, 1976)Assim assassinaram Dias Coelho que eu esperava alguns metros acima."


Passaram hoje 45 anos, que pela primeira vez um homem viajou nos Espaço: o Soviético Gagarin!

12.4.06

Um país? Duas velocidades!

Publicada por zemanel |


23 concelhos concentram metade do poder de compra do Continente
Os dados disponíveis no sistema de informação
Sales Index indicam que um pequeno número de concelhos concentra mais de metade do poder de compra do Continente. De facto, 23 dos 278 concelhos do Continente concentram 50.9% do índice de poder de compra regional.O índice de poder de compra regional (ou sales index) é um índice expresso em permilagem que permite comparar os concelhos entre si e analisar a contribuição de cada um para um total de 1000, que corresponde aos 278 concelhos do Continente. É calculado com base em informação indicadora do potencial de rendimento e consumo de cada concelho, nomeadamente a população residente, as receitas fiscais, as vendas de automóveis, os consumos de electricidade, as dependências bancárias e os estabelecimentos comerciais. A repartição geográfica deste índice mostra como apenas 23 concelhos concentram mais de metade do poder de compra de todos os 278 concelhos que compõem o Continente.
Marktest

12.4.06

TUDO EM FAMÍLIA

Publicada por zemanel |


Tema de capa do Mirante de 12 de Abril de 2006! Vale a pena ler!

"Câmara de Torres Novas faz negócio desastroso
O custo da obra já vai no triplo do previsto e o prazo de conclusão foi ultrapassado há meses.
A obra de arte que vai embelezar a rotunda de saída da A23, em Torres Novas, está “emperrada” há meses e o seu custo já ultrapassou em muito as previsões iniciais. O presidente do município, António Rodrigues (PS), estava longe de imaginar que a construção do “pórtico da cidade” lhe viesse a dar tantas dores de cabeça.
A obra tem levantado alguma polémica, mesmo no seio da câmara. Primeiro porque foi adjudicada por ajuste directo a um irmão da directora do departamento de obras do município. Uma situação que alguns consideram pouco transparente, podendo gerar um conflito de interesses.
O valor a pagar pela câmara também é considerado exagerado. Só de honorários da mão-de-obra o município tem de desembolsar 27 mil euros. Sem contar com o aluguer dos equipamentos e a aquisição do material – pedra mármore – para a edificação do chamado pórtico da cidade.
A obra foi adjudicada e aprovada por unanimidade (o vereador da CDU Carlos Tomé não esteve presente) na reunião de câmara de 17 de Maio de 2005 e tinha um prazo de execução de 60 dias. A escolha de Pedro Fazenda, irmão da directora do departamento de obras Manuela Fazenda, para a edificação da obra de arte foi justificada na reunião pelo facto de o empreiteiro ser “um especialista” na matéria.
Ficou também deliberado que a autarquia disponibilizava o material e ficava encarregue de todo o equipamento necessário, pagando ainda 27 mil euros de honorários pela mão-de-obra.
Em Setembro a autarquia alugou uma grua de grandes dimensões e colocou-a no centro da rotunda. Passados sete meses a grua continua no local e a obra ainda não está concluída.
A grua foi alugada por um prazo de três meses, ao custo de vinte e cinco mil euros. O problema é que, como a obra não avançou, a autarquia teve de renovar o aluguer. Por duas vezes. O que quer dizer que, só na disponibilização da grua a Câmara de Torres Novas já gastou o triplo da verba inicialmente prevista, 75 mil euros no total.
A execução da obra iniciou-se há menos de um mês e as pedras estão a ser colocadas apenas por dois operários, não se perspectivando para já uma data para a sua conclusão.
O MIRANTE contactou a Câmara de Torres Novas para obter esclarecimentos sobre o processo mas até ao fecho desta edição não obteve qualquer resposta. O contacto com Pedro Fazenda, que reside no norte do país, também se revelou infrutífero.
Margarida Cabeleira"
Resta só dizer que Manuela Fazenda tem laços com o vereador do urbanismo Pedro Lobo Antunes! Concluindo: Sabendo que António Rodrigues nomeia o seu cunhado para seu chefe de gabinete, sabendo que Pedro Lobo Antunes entrega obras por ajuste directo ao seu irmão da Arquitecta Manuela Fazenda ( obras que aliás não têm fim fim= fica uma pergunta:
Arranjem um emprego pró meu cunhado, para eu me chegar à frente também!
( ou isto é só para alguns?...)

11.4.06

SUBIDA!

Publicada por zemanel |



A RIFUNDAZIONE COMUNISTA e o COMUNISTI ITALIANI membros do GUE/NGL (grupo da Esquerda Eurpeia no Parlamento Europeu, de que faz parte o PCP) subiram e contribuiram para a vitória da ESQUERDA EUROPEIA!!!

11.4.06

ITÁLIA: Actualização a esta hora

Publicada por zemanel |


Prodi vence no Senado e no Parlamento
Vitória nas duas câmaras permitirá formação de um governo de centro-esquerda
A coligação de centro-esquerda liderada por Romano Prodi saiu vitoriosa do escrutínio para ambas as câmaras do Parlamento italiano, o que lhe permitirá formar governo, avança o canal de televisão SKY TG24. O fim de todas as dúvidas acontecerá quando estiveram contabilizados todos os votos dos emigrantes.
De acordo com os dados das principal cadeia de televisão de informação, a União liderada por Romano Prodi obteve quatro dos seis lugares de senadores reservados aos italianos a viver no estrangeiro, o que concede ao centro-esquerda uma maioria de 150 dos 315 lugares no Senado.Os resultados totais oficiais ainda não estão disponíveis, mas aqueles que são conhecidos até ao momento confirmam a vantagem da União de Prodi na contagem dos boletins do estrangeiro. De acordo com Franco Danieli, um dos responsáveis da campanha de Romano Prodi para os italianos no estrangeiro, a coligação do antigo presidente da Comissão Europeia elegeu mesmo mais um senador, alcançando um total de 159 assentos no Senado. A coligação liderada por Romano Prodi já tinha superado a coligação de Silvio Berlusconi na Câmara dos Deputados, onde obteve a maioria absoluta com 340 deputados, num total de 630.

10.4.06

Sócrates em Português (pouco) Suave

Publicada por zemanel |


Recebido via E-mail...Desculpem o mau jeito da linguagem. Mas há realidades que se exprimem no nosso português( às vezes, pouco) suave!

10.4.06

VOTO A VOTO....

Publicada por zemanel |


Voto a voto. A Itália na indefinição.
Berlusconi ganhou? Ou a coligação UNIONE de Esquerda?
Nos Estados Unidos, Bush ganhou como se sabe. Na Alemanha, a Direita ganhou por menos de uma unha negra. em Portugal, Cavaco ganhou à primeira volta com os votinhos todos contados.
Sócrates ganhou com um projecto que não cumpre. Em Espanha Zapatero venceu assim também.
Estabilidade a Ocidente? Ainda acham isto tudo normal?
Voto a voto. aguardamos.
Nas ruas de Paris, revogou-se o CPE!
Nas ruas...

10.4.06

...porque é Abril 4

Publicada por zemanel |


"...) Percorro as horas côncavas do resetvatório da noite. O ar continua quente. Já não se vêm punhos fechados nem bandeiras vermelhas. Começou a miragem a tornar-se realidade. Celebrando a vitória, os namorados amam-se, os solitários bebem em conjunto e fazem saúdes, os velhos deitam-se na luz das constelações. descansam a cabeça em travesseiros de espuma e aguardam que, enfim, a vida se transforme
Falo dos mais pobres, dos pobres, desses que foram tão abandonados como os leixões que têm de mudar de sítio para deixar passar os barcos. Desses para quem a austeridade vai ser um maná. Da maioria dos portugueses.(...) Hoje ainda é tempo para o luxo das bandeiras, com sinais inscritos como liberdade, camarada, pão igual.
A Revolução é uma exaltação, a mais pura, entre dois tempos. amigos, façamos que ela dure, que se aprofunde, que não se corrompa. Eu sei que é dificil, quase impossível. Mas sei que atingiremos com o nosso saco às costas, pleno de erros e decepções, a margem certa de uma existência mais humana. e isso, afinal, por pouco que a alguns se afigure, vale bem a aposta: a nossa vida."
Urbano Tavares Rodrigues, in AS POMBAS SÃO VERMELHAS, Livraria Bertrand 1977
- destaques do Canhotices

10.4.06

...porque á Abril 3

Publicada por zemanel |


"-Então isto está a voltar ao mesmo?!
Mas não acreditas, lá no fundo não acreditas. Nem preciso de te falar na Constituição. Não a comes, é certo, mas sabes que existe. E, mais do que isso, viveste um Abril que não podes esquecer(...)".

Urbano Tavares Rodrigues in AS POMBAS SÃO VERMELHAS, página 21, livraria Bertrand 1977

10.4.06

ciao silvio?

Publicada por zemanel |





Projecções actuaçizadas a esta hora:
CAMARA DEPUTADOS:
Forza Italia:20-23%; Alleanza Nazionale:10.5-12.5%, Lega nord:3-5%; UDC:5-7%; Nuova DC-Nuovo PSI:0-2%; Alternativa Sociale:0-1.5%; Altri:0.5-2.5%
DIREITA -Total Casa delle Libertà:45-49%

Ulivo:30.5-33.5%; Rifondazione Comunista:5-7%; Comunisti Italiani:1.5-3%; Verdi: 2-3%; Rosa nel pugno:2.5-4%; Italia dei Valori:2-3.5%; UDEUR:1-2.5%; Altri:1.5-3%
ESQUERDA - Total Unione:50-54%

SENADO:
Forza Italia:19.5-22.5%;Alleanza Nazionale:11-13%,Lega nord:3-5%;UDC:5-7%;Nuova DC-Nuovo PSI:0-1.5%;Alternativa Sociale:0-1.5%;Altri:1-2.5%
DIREITA - Total Casa delle Libertà:45-49%

DS:17-20%;Margherita:10.5-13%;Rifondazione Comunista:5.5-7.5%;Insieme per l'Unione:4.5-6%;Rosa nel pugno:2.5-4%;Italia dei Valori:2.5-4%;UDEUR:1-2.5%,Altri:1.5-3.5%
ESQUERDA - Total Unione:50-54%

10.4.06

COGLIONE VOTARAM

Publicada por zemanel |


OS COGLIONE VOTARAM!
A ITÁLIA PARECE QUE SE LIBERTOU DE BERLUSCONI.
QUE O NOVO GOVERNO CUMPRA! EXIGE-SE!
QUE A ESQUERDA GOVERNE À ESQUERDA!

9.4.06

COGLIONES A VOTOS

Publicada por zemanel |


Hoje em Itália há UMA OPORTUNIDADE PARA A EUROPA. Limpar, recuperar!
Como em Paris renasce o sonho.
O Projecto Comunista Italiano, que abdicou do seu papel em determinado período histórico, revela hoje a sua importância.
Constitui um exemplo que abdicar, refundar o IDEAL em coisas INDEFENIDAS, traz para os governos do Mundo os Berlusconis e os Finis! Só a luta, a resistência e a força viva e criativa do projecto de transformação da sociedade pode libertar o HOMEM e a Humanidade!
Hoje sou como os Italianos que querem a Mudança, orgulhosamente, UM COGLIONE!
AVANTI, BANDIERA ROSSA!

9.4.06

O Estilo Rodrigues

Publicada por zemanel |


O Estilo diz tudo !
António Rodrigues, presidente da Câmara Municipal eleito pelo PS
Candidato a presidente da Distrital de Santarém do PS
Ministeriável ou candidato a Secretário de Estado na 1ª remodelação que aprouver a Sócrates.
Amigo de Armando Vara e Edite Estrela

" O presidente da Câmara de Torres Novas tentou impedir que jornalistas acompanhassem um encontro entre populares que estão contra o encerramento de uma rua em Riachos. António Rodrigues chegou mesmo a dizer que quem estava a fotagrafar se iria arrepender(...)
in O O MIRANTE de 05 Abril 2006

"Durante a visita o Presidente da Cãmara recusou-se a prestar qualquer tipo de declarações chegando mesmoa a ameaçar abandonar o local caso os jornalistas insistissem em continuar por perto(...)"
in O MIRANTE de 05 de Abril de 2006

"(...) o socialista António Rodrigues começou por dizerr que que não tem de "andar a informar toda a gente sobre as obras que se fazem em Torres Novas"(...)
in O MIRANTE de 05 de Abril de 2006

"Presidente da câmara engana munícipes"
Título de coluna no MIRANTE de 05 de Abril de 2006

"Fulgurante Manel, se este mundo não fosse um vale de lágrimas o presidente da Câmara de Torres Novas já tinha passado a fase das irrelevantes funções autárquicas e estaria – no mínimo e com todo o mérito - a estagiar junto de quem sabe no Irão ou na Coreia do Norte para exercer cargos mais relevantes.
Porque por cá o talento inato do grande timoneiro António Rodrigues está a ser desperdiçado ingloriamente e tem sido muito injustamente incompreendido. Um homem que impõe a lei da rolha aos seus vereadores, que quer, pode e manda, que chama para seu assessor o presidente da assembleia municipal ou tenta limitar com tiques autoritários o trabalho dos jornalistas merece muito mais do que ser presidente da Federação Distrital de Santarém do PS. Arranjem-lhe uma ilha (de preferência deserta e bem longínqua) e deixem-no governar em paz com quem o quiser aturar e como só ele sabe…"
E- MAILS DO OUTRO MUNDO - IN O MIRANTE de 05 de Abril de 2006

"O tonitruante presidente da Câmara de Torres Novas não gostou de ver jornalistas por perto durante a visita que efectuou a Riachos e mais uma vez mostrou de que massa é feito. O socialista António Rodrigues tentou impedir que se tirassem fotografias na via pública e ameaçou que se ia embora caso os jornalistas não abandonassem o local. O democrata António Rodrigues avisou ainda a repórter de O MIRANTE que aquilo não era nenhum circo. Mas o Cavaleiro Andante pode garantir que, perante a abnegada actuação do pluralista Rodrigues, só faltou mesmo a tenda de lona, os trapezistas e os leões…"
in O Cavaleiro Andante, in O MIRANTE de 05 de Abril de 2006

5.4.06

...porque é Abril 2

Publicada por zemanel |


António Dias Lourenço
“(…)Mais adiante, um automóvel incidiu sobre ele os focos coruscantes. Abel ficou encadeado. “Seria a Polícia? Estaria agora metido num cerco?” Não reparara ainda que a noite descera sobre a cidade e que milhares de luzes se acenderam. Só lhe importava libertar-se daquelas sombras movediças que o seguiam por toda a parte; daqueles olhos desconfiados que o miravam de alto a baixo e lhe punham securas de enforcado na garganta. E a Cidade longa, longa, que parecia não ter fim! E nem uma porta aberta para si! Ah! Que se pudesse arrastar-se para um canto escuro onde esconder-se!...
Percorreu ainda umas ruas mal iluminadas e quase desertas. De repente, perdeu o pé e apercebeu-se que rolava no chão irregular. Firmou-se e olhou em volta. A baça claridade de muitas lâmpadas, ao longe, permitiu-lhe distinguir os contornos do Vale Escuro, mergulhado na sombra e no silêncio. Ficou assim algum tempo de ouvido alerta. A angústia foi-se-lhe esvanecendo aos poucos. Os pés, nem os sentia! Pior, era uma dor muito fina que lhe picava o estômago. “Há quantas horas tinha comido?”
Aconchegou ao pescoço a gola do casaco; a mala serviu-lhe de travesseiro. “Ora que lhe importava a fome? Entregaria os jornais na hora do recurso; levava ao fim a sua tarefa. E um dia…uma certa manhã de sol radioso…sim, de Sol…Ah!”
Novembro 1948”

Excerto do Conto de Soeiro Pereira Gomes REFÚGIO PERDIDO, “dedicado ao camarada João que inspirou este conto.”- integrado na série CONTOS VERMELHOS que Soeiro dedicou “aos meus companheiros que, na noite fascista ateiam clarões duma alvorada.

Nota: o camarada João era o pseudónimo usado na clandestinidade por DIAS LOURENÇO

5.4.06

PORTAS VOLTOU! NÃO PASSARÃO

Publicada por zemanel |



"A Constituição é a matriz cultural do atraso português», afirmou Paulo Portas esta quarta-feira, a propósito do 30º aniversário da Lei Fundamental. A reforma aprofundada do texto de 1976 constitui «um dever político geracional». Esta foi a primeira intervenção parlamentar do deputado do CDS-PP desde as eleições legislativas e do abandono da direcção dos populares.
O ex-ministro da Defesa não poupou as palavras na crítica à legislação que considera «um erro histórico», um documento que «nunca uniu a nação» e foi um «equívoco social». "

in Portugal Diário
Estamos cá. Atentos. Pelo Progresso, pela justiça social. Por uma Democracia Avançada. Defenderemos a Constituição, contra eles. Não passarão!


Subscribe