CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

15.4.10

Faleceu Joaquim Paiva das Lapas

Publicada por zemanel |

Torres Novas está de luto. Porque o luto também se faz quando morrem os homens simples mas bons.
Joaquim Paiva, o artesão das Lapas, faleceu ontem. Reformado da Rodoviária, começou a fazer os seus bonecos em pau de figueira que começou a mostrar ao público quando Amílcar Fialho o desafiou a participar na prmeira feira dos frutos secos.
Com a sua aguardente de figo a destilar na hora, o seu stand rapidamente se tornou um sucesso e os "bonecos" ganharm fama pelo país fora. Forjados com a simplicidade e humildade do autodidacta, transparecendo um realismo naif, que só encntramos paralelo no artesanato minhoto da mestre Rosa Ramalho e da sua filha Júlia Ramalho, ou em Julia Coto também de Barcelos.
Com a Praça de Touros conquistou um importante prémio nacional de artesanato promovido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.
Com presena assídua em jornais e programas de televisão, o nome de Joaquim Paiva ganha reputação no mundo do artesanato e alguma das suas peças ( os cristos, a matança do porco, a taberna,o Adão e Eva) são hoje emblemáticas e reconhecidas.
Todos os anos, voltava à Feira dos Frutos secos: Construindo mais bonecos e onde os amigos poderiam provar ( à sucapa nestes últimos anos por causa da ASAE) a sua aguardente de figo.
Sei de quem tenha aprendido a fazer aguardente em casa do sr Paiva. A sua arte a moldar o pau da figueira, a malandrice num ou noutro pormenor,ficará no entanto sem continuidade. E de outra forma não poderia ser tal era a genuidade das suas obras. Resta-nos o consolo de saber que as suas obras são altamente disputadas no mercado de artesanato onde constituem uma fonte segura de valorização.
Em Outubro, Joaquim Paiva faltará pela primeira vez à Feira dos Frutos Secos?
Só se a organização quiser.

1 canhotices:

Anónimo disse...

Parece que infelizmente cheguei tarde a este magnífico artesão... Acabei de descobri-lo nesta noite e pelos vistos tardiamente... Ainda existem peças dele à venda algures em Torres Novas? Obrigada.

Subscribe