CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

7.11.09

Álvaro: uma voz revolucionária

Publicada por zemanel |



Nota: a primeira imagem do vídeo pertence ao blogue "entre linhas entre gente" e retrata uma sessão da APU em Tomar em 1980 com Álvaro Cunhal

5 canhotices:

Jorge Carreira Maia disse...

Uma adivinha, para o Zé Manel.

Na foto inicial, onde aparece Álvaro Cunhal em pé, há na mesa uma pessoa que esteve ligada a Torres Novas. Quem é?

zemanel disse...

Caro JCM:
Bom enigma...mas os meus limitados 36 anos de existência ( tinha 7 anos à época) impedem-me, lamentavelmente, essa identificação.
Se houver alguém que passe aqui pelo CANHOTICES e queira deixar o seu testemuho que avance.
Senão,
... caro JCM peço-lhe que nos satisfaça esta dúvida: pedido que faço sobretudo pela importância histórica ( a história é e foi feita de pessaos) do que por voyeurismo identitário.
Cumprimentos pelo contributo,
zémanel

Jorge Carreira Maia disse...

Apesar da foto estar longe de ser nítida, sentado ao lado direito de Álvaro Cunhal, está Hilário Teixeira, deputado constituinte do PCP, chegou a ser membro do Comité Central. Identifiquei-o pela «pêra» que ostenta. Já a tinha no tempo da oposição, nos anos de 1973 e 1974, quando eu o conheci e está ligado à minha passagem brevíssima (6 meses)pelo PCP, pois foi dele que recebi os primeiros Avantes clandestinos e foi ele que me recrutou para o PCP, imagine-se, 15 dias antes do 25 de Abril (logo, não fui um herói oposicionista, embora fizesse parte do grupo de jovens oposicionistas organizado em Torres Novas). Julgo que já não está ligado ao PCP, mas não o vejo há muitos anos.

Estas coisas ligadas ao passado colectivo e pessoal são importantes, mesmo que se misture algum voyeurismo. Constituem as tradições que dão sentido à vida das pessoas e das instituições. Pena é que não se recolham sistematicamente as memórias das várias gerações, independentemente do lado da barricada em que se esteve a cada momento.

Abraço,

JCM

zemanel disse...

JCM,
Muito obrigado pelo esclarecimento. Nunca conheci, nem conheço, Hilário Teixeira e portanto seria impossível a sua identificação. Penso que actualmente Hilário Teixeira não reside em Torres Novas e está afastado do PCP.
Hilário Teixeira foi um dos torrejanos da Constituinte com António Canelas (também do PCP) e Natal da Luz (PS), que viria a ser o primeiro presidente de Câmara eleito no pós 25 de Abril.

Jorge Carreira Maia disse...

Só uma correcção, de memória. Julgo que António Canelas não foi deputado constituinte pelo PCP, mas pelo MDP/CDE, o que, apesar de tudo, não era a mesma coisa. mas já não me lembro bem. Mas certamente encontrará quem confirme ou desminta a minha precisão.

Subscribe