CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

23.10.09

Cidadania na Escola Maria Lamas? Mas só com alguns

Publicada por zemanel |

Na Escola Secundária Maria Lamas ( a "minha" velha escola) em Torres Novas iniciou-se ontem um FORUM sobre cidadania promovido pela Escola e por uma associação que até hoje desconhecia absolutamente - a associação Civilis.
A iniciativa, nos seus objectivos é meritória - o debate com a juventude e a comunidade sobre temas dedicados à cidadania.
No entanto olhando para a lista de convidados para intervir notamos que há qualquer coisa que não está bem.
Ontem, o Forum teve inicio com Manuel Alegre.
Nos próximos dias, até 5 de Dezembro prossguirá com a participação das seguintes personalidades nacionais:
Maria Barroso, Helena Pinto, José Manuel Ventura, Guilherme de Oliveira Martins, Francisco Moita Flores, José Manuel Pureza, Joaquim Gomes Canotilho, Maria do Céu Cunha Rego, David Justino, José Manuel Silva, Luísa Mesquita e Laborinho Lúcio.
Quero acreditar que estas pessoas foram convidadas em função dos seus méritos individuais e que isso terá sido mais importante que a sua filiação partidária.
Mas é inegável, que todas estas personalidades têm uma filiação partidária assumida e muitas delas ocupam cargos públicos eleitos ou de nomeação por força da sua filiação partidária.
Estranhamente no meio de tanta gente, não há um único militante do Partido Comunista Português convidado para vir a Torres Novas falar de cidadania.

Não há um único comunista capaz de vir a Torres Novas intervir sobre cidadania?
Dou-lhes já de repente se quiserem pelo menos dez nomes.
A comissão organizadora também conhece de certeza pelo menos dez nomes de militantes do PCP, figuras nacionais, capazes de debater com qualidade, interesse, vivacidade e sem proselitismo ou sectarismos!
A Comissão não escolheu porque, caso não haja melhor justificação, actuou de forma sectária.Com a cumplicidade dos órgãos de gestão da Escola.
A Comissão Organizadora fez claramente uma escolha - uma escolha de exclusão das vozes comunistas. Lamentavelmente.
Uma tristeza que ocorre numa Escola Pública, quase 36 anos depois do 25 de Abril de 1974.
Cidadania sim, mas bem comportada - dirão!
Para quem quer debater a cidadania, estamos conversados.

Nota: O extremismo do silenciamento chega à memória da figura de Maria Lamas.No Forum haverá um debate sobre Maria Lamas com a participação de Maria Barroso e Helena Pinto. Assim e só!
Maria Lamas é uma personalidade maior do nosso país e se ninguém ou Partido tem o direito se apossar da sua memória, ninguém poderá ocultar a faceta de militante comunista que marcou toda a intervenção social de Maria Lamas.

2 canhotices:

Anónimo disse...

Concordo globalmente com as tuas observações, mas relativamente à existência da "civilis", tens andado distraído. Recolhe informação sobre esta associação e, já assim, partilha-a.Posso dar umas dicas.

zemanel disse...

Anónimo;
venham de lá essas dicas...

Subscribe