CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.


Há muitas maneiras de olhar para os resultados das eleições autárquicas em Torres Novas. Eu próprio tenho algumas reflexões alinhavadas: Umas mais simples, outras mais complexas.
Deixemos aqui apenas um olhar simples - que não será necessariamente simplista. E sobretudo um olhar desafiador, aqui e ali provocador, aguardando feed-back para um debate que deveria ser feito.
Em Torres Novas, as eleições autárquicas ditaram a continuidade com maioria absoluta. Este é o grande facto irrefutável .
Os modelos de desenvolvimento propostos pela oposição foram rejeitados pela população do concelho de Torres Novas.
O CDS subiu a sua votação mas manteve-se como uma força residual no concelho. O Bloco de Esquerda elegeu mais um elemento na Assembleia Municipal, recuperou um mandato em Riachos, conquistou mandatos nas juntas da Cidade de S. Pedro e Santiago. Do resto, um resultado muito pobre - longe até do resultado do PRD / Independentes em 1985, quando Guilherme Sarmento Pinto concorreu pela primeira vez ao município torrejano.
O PSD, envolvido ainda nas suas guerras internas, teve igualmente um mau resultado apesar do forte investimento em propaganda.
Deixei a CDU para o fim e não foi por acaso. Tendo entusiasticamente feito parte do projecto da CDU para Torres Novas, integrando a concorrente à Câmara Municipal é para mim dificil fazer uma análise fria dos resultados.
Fiquemos agora pelos factos: A CDU obteve para a Câmara o pior resultado de sempre mas manteve afinal de contas ainda com alguma folga o seu vereador ( resultado louvável já que no distrito de Santarém com excepção dos quatro municípios onde é maioria, a CDU só tem presença nos executivos municipais de Torres Novas, Almeirim, Cartaxo e Coruche.).
A CDU perdeu um membro da Assembleia Municipal perdeu a Freguesia de Pedrógão. A CDU manteve nas suas mãos a Ribeira Branca. Ficou a escassos votos de conquistar Riachos. E conquistou o bastião PS chamado LAPAS que nos deu a todos um gozo imenso.
Sobretudo porque o tesouro escondido e abandonado que tem sido as LAPAS vai ser nas maõs da CDU o brinquinho que já merecia ser há muito tempo.
Ao fim e ao cabo, o recuo eleitoral da CDU, no plano prático alterou pouco a nível de mandatos para os próximos quatro anos.
Os Torrejanos recusaram o modelo de desenvolvimento que a CDU propôs para o concelho.
Um projecto que era a antítese do projecto Rodrigues/PS feito de promessas, brilhantes e lantejoulas. Mas que foi afinal o projecto vencedor.
Parabéns aos vencedores.
Duvido que Torres Novas tenha ganho com isso.
É por isso que continuaremos no nosso posto.
Continuaremos a lutar por um concelho melhor para todos!

Subscribe