CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

11.7.09

Viver melhor em Lisboa

Publicada por zemanel |


Não tenho coragem para comentar de forma crítica as postura de José Saramago e de Carlos do Carmo em relação à candidatura autárquica de António Costa pelo PS em Lisboa.O respeito que tais figuras me despertam no plano artístico como no plano pessoal impedem-me de comentar as suas actuais opções eleitorais individuais: embora entenda que devem assumir por inteiro as suas opções. Sobretudo junto daqueles que sempre estiveram do seu lado quando muitos os ignoraram.
Seria fácil satirizar com a idade desses homens, poderia falar de alguns interesses, poderia falar de simples atracção e charme por António Costa. Poderia também falar do justo ressentimento visceral que Saramago tem em relação a Santana Lopes desde o caso Sousa Lara.
Não o faço. Por respeito.
Porque sei que muito do que somos na nossa cultura a eles o devemos.
Mas também sei que estes homens hoje são o que são porque no passado foram quem foram. Mas também porque estiveram com quem estiveram.
Eu que tenho e sinto Lisboa (e o bairro de Alcântara) como a minha segunda terra, prefiro destacar o valor intrinseco do projecto autárquico da CDU em Lisboa, do valor dos seus candidatos, prefiro destacar o valor do trabalho dos dois vereadores da CDU, com Ruben Carvalho à cabeça, destaco o valoroso trabalho de Modesto Navarro que presidiu à Assembleia Municipal ( foi um presidente muito importante no tempo de Santana Lopes) e destaco o trabalho dos presidentes de Junta de Feguesia da CDU. Relembro de novo que cada voto na CDU em Lisboa é um voto a menos em Santana Lopes, que o voto na CDU contribui para uma maioria de esquerda na Câmara e Assembleia Municipal e sobretudo só o voto na CDU garante efectivamente a prática efectiva de uma política alternativa de esquerda para a capital do país.

Tudo isto, e isto não é pouco, está acima de todas as birras pessoais que impedem uma análise política da questão autárquica em Lisboa.

9 canhotices:

beta disse...

Também eu, sendo de Odivelas, amo Lisboa acima de todas as outras cidades e as suas ruas acima de todas as outras ruas, inclusivé as que me ensinaram a andar.
Também eu não consigo comentar as posições do Saramago e do Carlos do Carmo.
Neste caso especifico, em relação ao apelo ao voto no ex-ministro de Sócrates e da sua política, que por sinal foi para Presidente da Câmara de Lisboa para ajudar o PS e não por estar contra as suas políticas governativas.
Há, sem dúvida, outras posições e comentários que me deixam também sem vontade de os comentar, porque não entendo que sendo quem são (pelo que foram, com quem se deram e com quem cresceram)não pensem nas consequências do significa defende-las e proferi-los.
Sem dúvida que, culturalmente, são pessoas que me ajudaram a crescer e melhorar, mas nem por isso me sinto na obrigação de tentar "perceber" o que os leva a agir assim.
Lisboa tem os candidatos que garantem uma política alternativa de esquerda para o seu Concelho, na CDU!!
Tudo o resto, só servirá para o PS, para os seus candidatos e as suas políticas!
E tudo o que se possa dizêr á volta das Autárquicas em Lisboa e de possiveis alianças com o PS, é mandar areia para os olhos dos seus eleitores.

movimento das palavras armadas disse...

Se a vida é dura
p'rá frente
c'a nossa candidatura.

Viva a CDU!

http://movimentodaspalavrasarmadas.blogspot.com/

Anónimo disse...

Claaaaaarrrroooo!!!!

Mas é claro que não conseguem comentar!!!!

O que há de estranho?!?

O PCP teria de ter uma verdadeira cultura democrática e genuíno sentido da liberdade de expressão para compreender ou sequer tolerar que as pessoas possam fazer escolhas de acordo com as suas consciências.

No PCP o critério da carneirada, vulgo disciplina partidária, é bem mais considerado à luz da cartilha e da tradição soviética, onde o dissidente é "convidado" a sair e os seus antigos pares aconselhados a ostracizar o "traidor".

Isto, um pouco ao estilo do famoso "orgulhosamente sós", ou "antes sós que mal acompanhados"

Se Carlos do Carmo e José Saramago não se estivessem BORRIFANDO para a disciplina e as amarras partidárias bem que se arriscavam a um castigozinho à antiga. Do tipo, está tudo proibido de lhes dirigir a palavra!

Avante. Sei lá o quê...

zemanel disse...

sr anónimo:
antes de vir para qui vomitar os seus ódios deveria informar-se.
1. Carlos do Carmo nunca foi nem é militante do PCP.
2 - Quanto a Saramago é militante do PCP e como vê ninguém lhe impôs qualquer castigo por delito de opinião...e não consta que tal suceda. No PCP, pelos vistos, os retratos não se retiram da bandeira como Portas fez ao retrato do neo-socialista Freitas do Amaral.

Anónimo disse...

Ai eu é que vomito ódios?! Quer dizer, o meu caro não perde uma para destilar todo o seu desprezo a quem tenha a ousadia de por em causa a deriva do PC e desviar-se para o lado. É com as pessoas da cidade, é com as altas figuras da cultura nacional...

Ninguém escapa ao despeito e ao rancor de um comunista solitário. É tudo mau!

Evoca os seus ressentimentos com os senhores, para logo a seguir dizer que não o fará "por respeito"... E no entanto...ficou dito! Quanta hipocrisia. Alguma vez o PC respeita dissidentes?!

Depois ainda tem a ousadia de evocar que eles "foram quem foram" e que são o que são porque "estiveram com quem estiveram"!

Quer dizer, acha que aqueles homens estão a trair-se a si próprios e às suas origens artísticas ao se destacarem das opções do partido... como se estivessem a dever qualquer coisa àqueles com quem "estiveram" ou ao facto de "terem sido" comunistas.

Com esta sua lamentável evocação fica provada provadinha a tal ideia do encarneirar de consciências, a tal disciplina partidária. Quando mais não seja porque estão a "dever" ao partido.

Uma infelicidade.

beta disse...

Realmente há pessoas que me fazem imensa pena, porque não têm neurónios para pensar por si e então vão na onda!!
E como quando este anónimo das 12.17 AM diz "Mas é claro que não conseguem comentar!!!!" me está também a incluir no comentário, não posso deixar de dizer o que penso:
É cool dizer mal do PCP e da sua democracia interna, mesmo que não se faça a minima ideia de como se funciona dentro de um Centro de Trabalho!
É fixe e democrático dizer mal do Partido mais enraizado na história portuguesa, para ver se assim não se fala da importancia que sempre teve, tem e continuará a ter na vida de todos os portugueses, inclusivé dos que falam mal dele!
É democrático dizer que "eu sei o que é a democracia e posso dizer tudo o que me apetecer e os comunistas são todos uma cambada de analfabetos, por isso calem-se!", só porque todos dizem que no seu partido há democracia mas no PCP não!
Estas pessoas são como o estudante que para ser aceite no grupo da faculdade bebe até perder os sentidos, porque todos bebem... por isso é fixe!!!
São como o miudo do bairro que dá um encontrão na velhota porque todos dão e se ele não der... é maricas!
Estas pessoas que debitam o que ouvem dizer uma vida inteira, sem procurar ler, ouvir, perguntar, estudar, são os verdadeiros carneiros que vão atrás do rebanho dos que falam sem saber! Só porque se toda a gente diz é porque é verdade!!
E ás duas por três, como só dizem o que ouvem dizer, como só debitam o que os outros debitam e falam do que não conhecem nem nunca viram, os neurónios vão mirrando por falta de uso!
Assim, quando ouvem nas noticias que no PSD é a lider do partido que escolhe pessoalmente os candidatos a deputados, não sabem que ISSO é falta de democracia interna!!
E quando ouvem nas noticias que o João Cravinho foi afastado do PS e mandado para um trabalho magnificamente pago em Inglaterra, para não incomodar o secretário geral do seu partido, não sabém que ISSO é falta de democracia interna!!
E quando ouvem nas noticias que o CDS-PP retirou das paredes da sua Sede o retrato de um ex-dirigente do partido, que entretento resolveu ser ministro de outo partido, não sabem que ISSO é falta de democracia interna!!
E quando ouvem nas noticias que os dirigentes do BE retiram a fotografia de um seu dirigente do site do partido, só porque ele aparece no 1º de Maio a injuriar o candidato do PS e eles queriam fazer passar a ideia de que eram os comunistas que estavam por trás dos insultos, não sabe que ISSO é falta de democracia interna!!
Claro que, como os neurónios não são usados para pensar porque têm quem pense por eles, quando ouvem o Secretário Geral do PCP dizer que o Partido não pode fazer o que um militante (que por acaso é Prémio Nobel) gostava, porque muitos milhares de outros militantes (que por acaso não são Prémios Nóbeis)pensam de outra maneira, não percebem que ISSO é democracia interna!!
E quando a direcção do PCP diz que a CDU tem os melhores candidatos á Camâra de Lisboa, porque foram escolhidos em várias reuniões com muitos militantes (que por acaso alguns não são figuras públicas)e portanto, obviamente, não fará coligação com outro qualquer partido, eles não percebem que ISSO é democracia interna!!
E depois coitados debitam uma série de patacoadas, em que já nem eles acreditam, mas que ouvem dizer (e pensam que são tiradas meuito inteligentes), sobre a União Soviética, e os carneiros, e as cartilhas, sobre ostracisados, e disciplina partidária, e ódios e ensimamentos de ódio...
Que dizer destas pessoas, que sentem os neurónios a definhar e não sabem pegar num livro e ler?
A mim, só me resta ter imensa pena destes ignorantes convencidos que sabem muito!!
Se fosse religiosa diria: Perdoa-lhes senhor, que eles não sabém o que dizem! e acreditam mesmo que o reino dos céus está guardado para os pobres de espirito!

Anónimo disse...

Amiga Beta, olhe que não, olhe que não. Acredite que até sei umas coisitas desse “Centro de Trabalho”.

“É cool dizer mal do PCP”…?! Ora essa! Dizer mal do PCP é sim uma pura perda de tempo. É dar importância aquilo que definha sem deixar saudades. “Analfabetos”?! Você tem o seu partido em muito má conta. Olhe, para mim é o partido mais instruído e informado do país, o que, naturalmente, não basta para o tornar elegível para o que quer que seja.

Não pense que fiz as minhas críticas por ser “fixe” (seja lá o que isso for) ou para “não ser maricas” (para usar a sua linguagem). Fi-lo porque acho que por vezes é necessário confrontar certas pessoas que gostam de distribuir bordoada com o seu próprio reflexo…a ver se reflectem alguma coisa de diferente.

Acho deveras infeliz que alguém tenha o atrevimento de apoucar a livre consciência de cada um e as suas tomadas de posição. O PCP acha que deve continuar a ter uma espécie de ascendente ético sobre aqueles que, a determinado momento, tenham com ele privado ou integrado as suas fileiras. Como se passassem a ter uma espécie de sarna contagiosa. Como se se tornassem num elo podre de uma corrente que, coitados, ainda sonham que têm.

Então mas o Carlos do Carmo e o Nobel de Lanzarote não têm o direito de apelar ao que bem entenderem sem que alguém fique com fúrias, indigestões ou sem vontade de “tentar "perceber" o que os leva a agir assim”? Mas não é isso afinal a liberdade de expressão porra?!? Que raio de conceito de liberdade tem o PCP afinal de contas?! Eu cá sei… Ainda me lembro, sabe? Sei o que digo quando falo em ostracizados. E até podia falar de coisas bem piores. É curta a memória deste povo.

Mas se até o Salazar ganha concursos na TV, porque é que o PCP não há-de ser considerado um partido democrático?!

Diz a Beta que “Lisboa tem os candidatos que garantem uma política alternativa de esquerda para o seu Concelho, na CDU!! Tudo o resto, só servirá para o PS, para os seus candidatos e as suas políticas!”

Então mas e porque é que os homens têm de ser obrigados a levar com os candidatos da CDU?!? Alguém me explica?! Mas porque é que os homens não hão-de querer que o seu voto e o seu discurso beneficie o candidato do PS?!

Isto francamente ultrapassa-me. Esta “liberdade” e esta “democracia” comunista é coisa do Além.

beta disse...

Não farei do Canhotices, que muito prezo, um meio de discussão com um anónimo que pensa tudo saber sobre o PCP e os seus militantes, só porque eventualmente terá frequentedo um ou outro Centro de Trabalho!
Não farei do Canhotices um meio de discussão, porque o respeito imenso e não o entendo como um palco para discutir com algum anónimo que pensa ser o dono da verdade sobre o PCP, só poque um dia por cá passou e não gostou do que viu, ou do que pensou vêr, ou não gostou porque não viu o que queria, ou viu o que não queria!
Não farei do Canhotices um palco de discussão com um anónimo porque o meu partido não será seguramente aquele de que ele fala, nem as razões de eu cá estar serão as que o fizeram passar por cá!
A partir daí, este anónimo nunca compreenderá nada do que eu disser ou das razões porque digo as coisas! Que não passam por ter a memória curta, porque os arquiólogos não podem ter essa deficiencia, ou por não saber interpretar o que vejo porque também isso é fatal a um arqueólogo, mas sim por falarmos de coisas diferentes!!
E porque tenho pouco tempo para conversas inuteis com anónimos democráticos que foram ostracizados, esta discussão para mim finda aqui!

Anónimo disse...

Eu bem dizia que era do Além...

Subscribe