CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

8.7.09

Populismo

Publicada por zemanel |

Quando a política cede ao populismo é raro que não dê asneira.
Num acto eleitoral as decisões pertencem sempre aos eleitores.
Esta polémica da duplicidade de candidaturas às legislativas e às autárquicas é um exemplo claro de como o populismo sobrepôndo-se ao bom senso dá asneira e os que agora apregoam altos valores morais vão ser os primeiros a virar o bico ao prego.
As candidaturas a lugares diversos de características diferentes não são incompatíveis.
Reconheço uma questão ética neste problema:
é grave eticamente que um candidato concorra a dois lugares visando assegurar a permanência num deles caso uma das eleições corra mal.
Aqui chegamos ao ponto: o respeito pela vontade dos eleitores.
Em primeiro lugar ninguém concorre a para Presidente de Câmara: encabeça-se listas e em função do resultado obtido pode-se ser eleito para as funções de presidente ( o vencedor) ou de vereador.
Quando se concorre a uma Câmara Municipal, mesmo encabeçando a lista, deve-se respeitar a vontade dos eleitores e assumir o lugar na vereação.
Sendo vereador pode ser perfeitamente deputado ou deputado europeu. Apenas por razões óbvias, a eleição de alguém como Presidente de Câmara impede o exercício de deputado.
A falta de ética decorre repito, quando se concorre apenas visando ganhar a presidência da Câmara e procura-se uma alternativa que mantenha o job político caso não se ganhe a autarquia - e então segue-se a carreirinha na Assembleia.
Ver fantasmas para lá disto é populismo perigoso.
Aqui mais uma vez, andou mal o PS. Atarantado e desorientado o PS foi a reboque do PSD e daí o desconforto de alguns dos seus militantes que se queixam da alteração das regras ( as tais regras, essas sim, eticamente duvidosas) a meio do jogo. Eventualmente alguns sentem-se enganados pela direcção do PS. Não temos pena.
Quem sorri? O PSD.

2 canhotices:

Anónimo disse...

È ética politica é… Mas quando falas-te em 2 poleiros incompatíveis veio logo a lembrança do deputada/ vereadora Luísa Mesquita. Como foi possível o PCP ou CDU colocar à disposição dois lugares para uma só pessoa, que acabou por entrar em conflito com o próprio partido? No inicio bestial, passado algum tempo passou para besta. O partido errou, uma pessoa só deve ter um "trabalho"...
Camarada Antonino Fialho

Anónimo disse...

By the Way,
Deixa-me felicitar o lugar que ocupas na lista da CDU para a Câmara Municipal, é que se a coisa corre bem ainda vai para vereador. É claro que para ser primeiro ou ultimo era igual, a posição pouco interessa. Parece-me justo, pelo trabalho que tens realizado ao colocar o PCP/CDU Torres Novas na net. No entanto, apesar do “choque tecnológico” ter entrado no Centro de Trabalho e dos comunicados poderem ser agora divulgados mesmo sem o apoio dos meios de comunicação tradicionais, continuamos a não saber o que se discute dentro das paredes do partido com parede de vidro.
Veloso Restelo

Subscribe