CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

24.7.09

O logro

Publicada por zemanel |


Tendo participado activamente há uns anos em diversas iniciativas para evitar a construção do viaduto de rio frio sou ainda hoje confrontado com a "utilidade" do viaduto.

Tal debate, foi no inicio desta década que agora finda, um dos momentos de maior discussão cívica de que há memória em Torres Novas. Nele participaram muitos torrejanos, que de um lado ou do outro, esgrimiram livremente as suas opiniões sobre uma obra estruturante para a nossa cidade. Mas recorde-se, tal debate só foi possível, porque um conjunto de cidadãos de forma livre puseram mãos à obra e fizeram aquilo que afinal era obrigação da autarquia: a realização do debate público!

Entretanto a autarquia, publicou anúncios de página inteira nos jornais e avançou mesmo para a obra, tendo sido nas últimas autárquicas o grande trunfo eleitoral do PS - António Rodrigues.

Hoje, passados quase dez anos, de vez em quando há alguém que ainda puxa conversa: "vês afinal também passas no viaduto" ou " como vês a avenida não foi destruída", etc, etc...

Hoje volto a escrever sobre o viaduto porque a isso me "obriga" uma notícia publicada na edição desta semana do Jornal Torrejano.

Os habitantes da Urbanização S. Domingos ( Barobra) queixam-se de estar enfiados num buraco e de estarem isolados porque o viaduto lhes cortou o acesso ao Rossio.

Li isto e recordei-me automáticamente de um cartoon genial que o Hélder Dias publicou no JT na altura da polémica. Infelizmente estive aqui agora a dar uma volta a papéis e de repente não o achei para publicar agora aqui. Nele um condutor atrevido espreitava para uma "garbosa" moradora da barobra. Um cartoon genial!

O isolamento e a devassidão do Bairro da Barobra foi um dos aspectos mais debatidos. Falou-se muito dos impactos negativos do viaduto sobre a "Barobra". Aquilo de que os habitantes do Bairro S. Domingos se queixam hoje já era facilmente previsivel. Mas há que dizer a verdade: também alguns habitantes da Barobra vieram nessa altura a público defender o viaduto e criticar aqueles que puseram o projecto á discussão.

Perante o debate, a Câmara prometeu minimizar os impactos negativos sobre a Barobra - passaram quase dez anos e afinal nada se fez!

Mas nesse aspecto o processo do viaduto está cheio de contradições. Vemos como o prometido projecto museológico da Casa do Guarda vai ser transformado num espaço privado, vemos como as margens e o próprio rio foram " privatizadas", vemos como no lugar do pavilhão da Nery nasceu um belo descampado rodeado de chapas de zinco coloridas, vemos como se perdeu definitivamente a oportunidade de construir uma zona nobre entre Torres Novas e Lapas, de passeio junto ao rio com esplanadas e bares e de usufruto do próprio rio ; vemos como circular de automóvel na avenida a certas horas do dia se tornou uma verdadeira perda de tempo, tal é o pára-arranca...

Questionemos:
A construção do viaduto foi uma tragédia ou morte de homem?
não nem nunca seria.

Há algum torrejano que circulando de automóvel não circule pelo viaduto?
duvido!

Mas, passados quase dez anos é fácil constatar que o viaduto foi um erro tremendo:
-pelos impactos directos da sua construção e
- indirectamente por tudo aquilo que impediu para sempre.

E atenção que não estou a agitar aqui nenhum papão da corrupção, nem nada que se pareça! (nem, em verdade, para ser sério, o poderia fazer - desconheço em absoluto se alguém teve benefícios económicos ou outros com a construção do viaduto)

Insisto passado estes anos: este viaduto foi um atentado urbanístico sobretudo porque existiam alternativas realistas que nunca ninguém quis considerar.

E finalmente, ao menos que agora apareça alguém(pelo menos a Junta de Freguesia de S. Pedro) que olhe para os moradores do buraco da Barobra - afinal de contas também eles metidos no logro.

1 canhotices:

Anónimo disse...

O Viaduto "foi um erro tremendo"?!?!?!

Oh Zé, por muito que o queira levar a sério, começa a custar-me...

Tem noção dos milhares de torrejanos directamente beneficiados por esta obra?! Os pais que levam os filhos à escola, os trabalhadores que vêem o seu trajecto encurtado, os fornecedores que vêem a sua rota simplificada... E nem falo de todos aqueles que fazem o percurso a pé, poupando tempo e muitas curvas!

Mas o espaço dos Nery tem alguma coisa a ver com o facto do viaduto lá estar?! Não poderia já lá ter sido feito algo? Se calhar não foi feito porque o investimento foi feito noutros espaços verdes, noutras esplanadas, noutras requalificações ao longo do rio...

Por fim, não são OS moradores do bairro que reclamam, são ALGUNS! Ai estas generalizações para parecerem muitos...!

Concordo que se coloquem uns tapumes ao longo de parte desse troço do viaduto. Tantas outras vias do género o têm pelo país fora e com a exacta mesma função.

Mas vir falar nisto para relançar uma polémica há muito vencida pelas evidências...é vontade de dizer qualquer coisa.

Patrício

Subscribe