CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

31.7.09

Alarme Social

Publicada por zemanel |


Ontem num telejornal qualquer de uma das televisões generalistas informaram que a gripe A já atingiu 172 pessoas em Portugal. E no mundo inteiro, a gripe atingiu um número que sinceramente já não fixei.
Parece que anda aqui alguém a brincar com coisas sérias. É que dos 172 infectados com o H1n1 muitos ( e este "muitos" é importantíssimo) já estão completamente curados!
Uma monitorização séria da evolução da doença não pode ser feita pela simples soma do total acumulado de doentes que já foram infectados. O importante é saber em cada momento quantos doentes estão infectados.
Uma informação séria deveria partir de uma análise estatística que deveria comparar o nº de doentes em cada momento com momentos idênticos. Considerando que entre o período de identificação da doença e o seu tratamento ocorre cerca de uma semana, deveriam ser usadas séries estatísticas semanais.
Confusos?

Exemplificamos:

Na 1ª SEXTA FEIRA JULHO: x doentes infectados

Na 2ª SEXTA FEIRA JULHO: x doentes infectados

Na 3ª SEXTA FEIRA JUNLHO: x doentes infectados

...e assim sucessivamente, contabilizando igualmente o nº de mortos, caso existissem.
Esta sim seria uma das formas de seriamente se monitorizar a evolução da doença.
Fazer de outra forma, como se está fazendo, é fazer batota com os números e apenas serve para aumentar o alarme social. Com a agravante de estar a ser feito por quem deveria dar o exemplo e evitar o alarme social com todas as suas consequências!
Ou não?

Subscribe