CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

25.6.09

Ao fim de tantas lutas!

Publicada por zemanel |

Lê-se ISTO ( clicar AQUI ) e ficamos sem saber o que dizer.Sinceramente.
O atendimento dos cuidados de saúde primários tem sido absolutamente escandalosos no concelho de Torres Novas ao longo dos últimos anos!
Freguesias inteiras ficaram sem médicos de família - Agravando e entupindo o Centro de Saúde da Cidade, também ele vítima permanente da saída de médicos!
Esta semana, por exemplo, um familiar meu, sem médico de família, deslocou-se ao centro de saúde ainda antes das 6.30 da manhã e deparou-se com uma fila de utentes que o impediu de ter direito à consulta de recurso.
Toda esta situação tem sido denunciada ao longo dos anos: Vigílias, abaixo-assinados, manifestações na cidade que terminaram junto à Câmara, directos televisivos, tantas e tantas lutas dos utentes organizados na sua comissão.
Perante tudo isto , Torres Novas, teve sempre no seu Presidente de Câmara uma atitude política de alheamento.
Perante tudo isto, Torres Novas, teve um Presidente de Câmara que sempre negou a existência de crise em Torres Novas ( e eu pergunto se a falta de cuidados médicos não é reveladora de uma crise social??!),
teve um Presidente de Câmara que pagou almoços aos pensionistas deste concelho mas nunca teve uma palavra de apoio para os pensionistas obrigados a deslocarem-se de madrugada para o centro de saúde de Torres Novas.
A situação que se vive neste momento é de extrema gravidade - mas ela não surgiu de repente da noite para o dia.
O Sr. Presidente da Câmara foi inúmeras vezes alertado para a degradação contínua dos cuidados primários de saúde, consubstanciada na permanente e consecutiva diminuição do número de médicos de família.
Casa arrombada, trancas à porta e da Câmara vem agora um sinal tímido.
Não quero crer que este tipo de sinais tenha a ver com os resultados eleitorais de 7 de Junho ou com o calendário eleitoral que se aproxima. Quero acreditar, que da Câmara saia definitivamente um gesto que demonstre que há maior preocupação genuína com as populações do que com os directórios distritais e nacionais do partido.
Bem pode o sr Presidente de Câmara correr atrás do prejuízo. Há coisas que os torrejanos não poderão esquecer.
Fica no mínimo, o desleixo e a apatia dos autarcas do PS ao longo deste tempo, neste processo, como marca indelével das suas posições políticas!
Desejando-se que a bem das populações, surjam resultados da reunião entre a senhora ministra e o sr Presidente da Câmara.

Subscribe