CANHOTICES

...em Torres Novas, Ribatejo, Portugal. Do lado esquerdo da vida.

29.3.09

A CDU no Distrito de Santarém (2)

Publicada por zemanel |

A Chamusca continua...de Carrinho !


preschamusca.jpg

29.3.09

A CDU no distrito de Santarém (1)

Publicada por zemanel |

Constância é... o Máximo!


max.jpg


Mais informações ler aqui!

27.3.09

O Pinho e o cheque da EDP

Publicada por zemanel |

O cidadão Pinho, ministro deste desgoverno, teve em Aljustrel um gesto revelador do nível ético dos senhores de rosa. O deputado comunista Agostinho Lopes, na Assembleia da República, já interpelara o senhor sobre este assunto. Ninguém desmentiu. Agora Carlos Carvalhas, conta a magnífica história pornográfica do cheque da EDP, entregue pelo cidadão Pinho no campo de futebol de Aljustrel.



" Riachos, nós ( na cidade) procuramos e conquistamos matéria cultural para a vivermos, Riachos, tem a essência: Um bom rancho, uma boa banda, gente que canta bem, canta o fado, o museu agrícola...Riachos é genuíno, é matéria humana. Enquanto nós aqui temos que ir buscar pessoas para fazer, em Riachos já lá está."

António Rodrigues, in TERRA A TERRA, TSF - 21 março 2009

http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=1177779

REGISTO CANHOTICES: Graxa eleitoral para os riachos usando do Virginio-centrismo em todo o seu esplendor. E que bela resposta para quem anda convencido da força das associações e colectividades da cidade e do resto do concelho...

" Nós ainda não temos ( em Torres Novas) sinais de crise(...) Nada, felizmente , nada.
Não temos sinais objectivos preocupantes de crise"


António Rodrigues, in TERRA A TERRA, TSF - 21 março 2009

http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=1177779

REGISTO CANHOTICES: Momento "António Pinho" da entrevista... (o tal ministro que declarou o fim da crise)

" Logo à tarde irei com o vice presidente a Pedrógão. Ir a Pedrógão é ir à Serra, entrar nas faldas da serra de aire, na zona das grutas do Almonda(...)"

António Rodrigues, in TERRA A TERRA, TSF - 21 março 2009
http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=1177779


REGISTO CANHOTICES: Esperemos que tenha ido mesmo à nascente e tenha verificado o estado de abandono da zona das grutas, de que a própria sinalização municipal é reveladora.

" Hoje estamos equipados com bons equipamentos, demos uma volta à cidade:
novos jardins, novas avenidas, viaduto, teatro, mercado (...)"

António Rodrigues, in TERRA A TERRA, TSF - 21 março 2009


http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=1177779


REGISTO CANHOTICES: Assim se vê a política do município para o concelho...

22.3.09

Onde se fála de roubos e ...

Publicada por zemanel |

Sou benfiquista e por isso às vezes fico ceguinho de todo: há quem chame a isso fanatismo. Seja. Pelo benfica serei fanático em nome daqules que me habituei a idolatrar na infância e cito de cabeça: Bento, Pietra, Veloso, Humberto, Álvaro, Shéu, Diamantino, Carlos Manuel, Chalana e Néné.
Dizem-me que houve um roubo muito grande ontem no Estádio: Não vi o roubo, juro!Estive entretido a olhar para os placards electrónicos do...BPN!
Distrações.

Publicada por zemanel |


Saudação à Primavera

Na hora certa.

Disse que chegaria.

Declarou dia e hora.

Tão longe que ela mora

que diabo, até

se lhe perdoaria

que, perdendo a maré,

chegasse no outro dia.
De tudo se abrigou

na sorte ingrata

e à hora exacta

“aqui estou!”

disse da alta esfera.

Bem-vinda Primavera


Mário Castrim

20.3.09

Ainda há seriedade em Portugal

Publicada por zemanel |

Sobre o spot da Antena 1 o Provedor do Ouvinte da RDP, respondeu - como eventualmente terá respondido a todos os protestos.

Adelino Gomes, continua na minha lista da gente séria de Portugal.


"Caro ouvinte,

Agradeço-lhe a mensagem.

Também fiquei estupefacto quando tomei conhecimento do anúncio, esta manhã.

E por isso tomei a iniciativa, juntamente com o Provedor do Telespectador de redigir num parecer que enviámos esta manhã à administração e a outros responsáveis da RTP, pedindo a retirada imediata do dito anúncio.

O CA da RTP acaba de nos informar que foi dado seguimento à nossa recomendação, e ordenada a retirada do spot em causa.

Queira receber os melhores cumprimentos do

20.3.09

Adenda ao post anterior

Publicada por zemanel |

Sobre o post anterior:
a administração da RTP/RDP já retirou o anúncio, provavelmente devido à posição tomada pelos provedores e que transcrevemos:

“Os provedores do Telespectador e do Ouvinte da Rádio e Televisão de Portugal, confrontados com a promoção da Antena 1, neste momento em difusão na RTP, particularmente com um spot que alude a efeitos de uma manifestação no trânsito, consideram seu dever tomar a seguinte posição:O conteúdo desse spot veicula uma mensagem de tom antidemocrático, violadora de um direito constitucional;Dado o teor publicitário da campanha, os provedores olham com a maior reserva para a respectiva interpretação por um jornalista profissional;Em diferentes intervenções internas e externas, os dois provedores têm-se manifestado favoráveis ao aproveitamento das sinergias promocionais resultantes da fusão da RDP e da RTP;Da aludida promoção publicitária, contudo, os provedores não têm dúvidas de que resultam feridos princípios e direitos que devem ser superiormente respeitados, em especial por operadores com o estatuto de serviço público.Nestes termos, os provedores do Telespectador e do Ouvinte são de parecer de que o spot publicitário em causa deve ser imediatamente retirado.”

20.3.09

a democracia é contra si, caro ouvinte

Publicada por zemanel |

A Antena 1 - estação pública de rádio - está a emitir um anúncio publicitário na Rádio e na RTP - televisão pública - que demonstra bem o estado a que chegou a democracia em Portugal. O anúncio é uma clara manifestação de propaganda gratuita contra as manifestações e as greves - que desestabilizam afinal vida dos pobres e bons trabalhadores que insistem em trabalhar.
" A manifestação é contra si, Rui", dispara uma voz do autorádio do pobre e bondoso trabalhador preso no trânsito por culpa de uma manifestação, dessa dque cortam as ruas...
A voz é de Eduarda Maio, funcionária da estação e autora da biografia do" Menino de Ouro do PS ", o Engenheiro José Sócrates.
O anúncio é indecente. O anúncio não é de mau gosto: é fascista! Isto é fascismo!
Todo ele é indecente. O dr ferro do Sni, seria incapaz de fazer melhor.
Amigos: a ANTENA 1 / RDP tem provedor do ouvinte - está na hora de termos uma conversa com esse senhor!
Protestem com o provedor! Contactem CLICANDO AQUI!

Vejam o anúncio:

É com prazer que o Canhotices dá conta da actividade política dos partidos políticos em Torres Novas. Hoje mostramos uma série de fotos tiradas de diversas iniciativas partidárias do PS de Torres Novas nos últimos 2 anos pelo menos. Nelas podem ver-se: Conferências de Imprensa, Debates, Encontros com as populações...Enfim um partido bem vivo e a fervilhar de ideias para o concelho de Torres Novas. Um partido que não se limita à caça ao voto de quatro em quatro anos. Um partido que é um verdaeiro exemplo de debate interno e de diálogo com os cidadãos de Torres Novas : Enfim um orgulho para os seus militantes, apoiantes e eleitos!
Abençoados! Valentes! Eis as fotos:

20.3.09

A crise dá para tudo

Publicada por zemanel |


Vivemos na crise.

Uma crise tal que andam por aí uns fulanos pelas televisões que parece que andam a gozar com a cara deste povo.

Uma das modas mais recentes passa por jornalistas / comentadores de "economia" lançarem livros explicativos da maneira como os portugueses podem poupar. Então lá vêm sábios conselhos para ensinar a comprar só aquilo que necessitamos, evitar o supérfluo, evitar jantar fora de casa, enfim tudo novidades maravilhosas descobertas por estes arautos da verdade e da sabedoria , enfim, tudo coisas magníficas que os desempregados, a malta do recibo verde, do salário mínimo, os pensionistas e os rabalhadores em geral, no fundo desconheciam!

Agradeçamos pois a estas virtuosas almas que perderam o seu precioso tempo, largaram os finantial times por uns dias, perderam o interesse pelo dow jones, apenas pelo interesse filantropo de aprendermos a poupar.

Como último remédio aconselharia desde já os meus leitores a praticarem a abstinência total e integral da leitura destes sábios e começarem assim por poupar un 15 euritos, que bem jeito dão!


Mas supremo dos supremos disparate da crise, escutei-o ontem no telejornal da hora de almoço.

Uma senhora doutora nutricionista vem informar que a crise até é benéfica, pois obriga os portugueses a alterarem hábitos alimentares. Eu pensei que estava ouvindo mal, mas depois veio uma série de conselhos de bem comer em tempo de crise que a mim estragaram-me logo o almoço. Ignora a senhora doutora o óbvio: que a fome, e a falta do dinheiro não se reflectem numa melhoria alimentar, antes pelo contrário- toucinho, ossos salgados, chispe são a real dieta da crise!

Virá, pois virá, de novo a conversa do tempo da " velha e saborosa sardinha para quatro e que nesse tempo não havia doenças, isso é que eram tempos, escapámos à guerra, tínhamos o Salazar, que é que faz falta um ou dois salazares, para tomar conta disto."


Irra estou farto! F A R T O !


E não me venham com o raio da conversa de Angola, Angola é que está dar, Angola isto, Angola aquilo, bolas, bolas, é aqui, neste canto de terra, que temos que dar a volta a isto, bolas!

19 março 2009: jornada de luta em frança! Lá como cá:
A mesma luta!

19.3.09

Um milagre de estrelas

Publicada por zemanel |

Há, de entre aqueles que acreditam na metafísica, quem diga que a força cósmica dos astros e das estrelas contêm desígnios insondáveis. A um terreno, como eu, que destas coisas pouco entende, estas coisas são ouvidas com um encolher de ombros.
Entretanto na pequena vila de Constância, local de reunião de rios, amanhã, juntam-se um Presidente da República, um dos maiores Cientistas Portugueses e um Presidente de Câmara à beira do adeus.
Constância tem este mérito e este milagre feito de pessoas :
Unir !
Que as estrelas lá do alto, continuem a brilhar sobre os céus da pequena vila ribatejana.

17.3.09

The dubliners

Publicada por zemanel |

17.3.09

Nota sobre o post anterior

Publicada por zemanel |

O post anterior foi, por erro de informática aqui da casa, publicado antes de tempo. Erro que não seria grave se o texto não fosse um mero rascunho de ideias soltas escritas ao computador.
Ora como o rascunho foi publicado e esteve visivel durante umas horas, o texto levou agora umas pequenas marteladelas a pô-lo mais jeitoso...
considerando-se a partir desta hora (20.15 h) válido.
(embora a ideia final do post fosse um pouco diferente...)

17.3.09

A fera

Publicada por zemanel |


Sócrates, o primeiro ministro, soltou a fera contida tantos anos!

Ontem, ouvi o senhor criticar o sindicalismo da CGTP por ser um sindicalismo de protesto e afirmou, para que todo o mundo saiba, "que o sindicalismo do futuro é o da negociação e da concertação."
Criticou ainda a CGTP - Intersindical Nacional de estar ao serviço da agenda do PCP e do BE - retomando a velha tese da corrente de transmissão.
Eis Sócrates, o engenheiro, líder de um Partido dito Socialista, no seu mais brilhante exibicionismo ignorante da história do movimento sindical português e europeu.
Vamos por partes:

1.
Sócrates ignora a História e origem da maioria dos Partidos Socialistas europeus: a maioria provém do mundo sindical e do trabalho. Em portugal, o Partido Socialista Português ( que se dissolveu em 1926 com a ditadura do Estado Novo) teve origem burguesa numa dissidência do Partido Democrático: isso justifica o seu desaparecimento. Já o PCP nascido nos meios operários e com ligações a sectores anarco-sindicalistas, se constitui desde a primeira hora do Estado Novo como organização resistente, embora com contradições várias no plano teórico e ideológicos, inerentes a algumas das suas raizes anarquistas. Situação que o tempo e a luta foram resolvendo.
Em 1973, quando Mário Soares e outros exilados no estrangeiro lançam o PS ( depois da experiência com a ASP) retomam as origens burguesas do velho partido socialista - embora ( sinal dos tempo) afirmasse agora a sua origem ideológica no marxismo.
Entretanto já a Intersindical Nacional havia sido criada: Fruto de muitos anos de luta e combate, de tomada por dentro das direcções dos sindicatos fascistas, os trabalhadores portugueses anti-fascistas conseguiram juntar as suas forças num grande movimento sindical unitário- a ele afluíram comunistas, católicos ( ligados a movimentos da doutrina social da Igreja como a JOC/JEC e LOC) e também muitos democratas antifascistas sem doutrinação política. Foi assim que nasceu a Intersindical Nacional.

2.
O 25 de Abril e o seu processo revolucionário evidenciaram bem cedo as contradições de classe do PS na construção do socialismo em Portugal. A Intersindical Nacional, afirma-se como uma das grandes forças progressistas da Revolução Portuguesa logo a 1 de Maio de 1974.
Por todo o país o 1º de Maio em Liberdade constituiu uma jornada histórica e que porventura consolidou o triunfo do golpe militar de 25 de Abril.
À INTER, aderem muitos trabalhadores e entre eles muitos socialistas.
No entanto, é o PS que vai estar na primeira linha do combate contra a Unicidade Sindical e, desejando partir a espinha à Intersindical, a reacção do PS e do PPD consubstacia-se na criação da UGT - esta sim, uma central sindical criada por partidos políticos, ao serviço de partidos políticos e sempre disposta a colaborar com os sucessivos governos dos Partidos originários.
A UGT portou-se sempre como a voz do dono! os governo podem mudar - A UGT nunca muda, é coerente: está sempre do lado do poder!
3.
Quando José Sócrates elogia a UGT e o sindicalismo de negociação de tipo europeu está a cometer porém um erro histórico: o sindicalismo europeu de negociação é uma coisa muito diferente do sindicalismo da UGT. O sindicalismo da UGT é o exemplo do sindicalismo serventuário ao serviço dos governos do Estado. Se quisermos falar em sindicalismo de correia de transmissão em Portugal, temos verdadeiramente que falar da UGT.
José Sócrates faz de conta que a UGT é uma Central de tipo europeu e moderna. Engana-se.
As centrais sindicais, que verdadeiramente contam e que se dignificam, são os movimentos sindicais autónomos que estão dispostos a negociar mas também estão dispostos a reinvindicar - cumprindo o seu papel de movmentos sociais. Os Sindicatos servem para servir os interesses dos trabalhadores : eis a realidade crua.
Com acordo, desejavelmente claro.
Negociando? preferencialmente ...mas sempre?
Os sindicatos não servem para assinar acordos, atrás de acordos, sem seriedade e cumprindo o seu papel de agentes do poder luso, rotativo e bi-partidário.

4.
É curioso que Sócrates acuse a CGTP de estar ao serviço de forças políticas, precisamente no Congresso da Ala Socialista da UGT. Aqui se vê como Sócrates anda de passo trocado entre o que diz e o que faz. O que se diria se Jerónimo de Sousa ou Francisco Louçã reunissem alas da CGTP em congresso próprio? Mas então isso não é manobrar o sindicalismo? Pode a UGT reinvindicar, nestas condições, a sua posição de Central Sindical independente?


5. Para mais Sócrates esqueceu a questão da pluralidade da CGTP. A sua raiva e cegueira são tão fundas que se esqueceu que quando ofende a CGTP e os seus trabalhadores, ofende igualmente os milhares de trabalhadores socialistas da CGTP. Mas cada ataque gratuito feito por Sócrates à CGTP só serve para nos lembrar a todos, de que lado está Sócrates. Serve para nos lembrar de que lado estão os seus homens e instituições de mão.
Serve para nos lembrar o prestígio, que se renova no dia a dia, da CGTP e dos trabalhadores portugueses organizados no movimento sindical unitário!

16.3.09

segunda - feira

Publicada por zemanel |

Fim de semana atarefado.

Sábado, começar estar no arranque das jornadas autárquicas da CDU - ver o blog s.f.f.



Visitar Lapas ( é sempre uma surpresa renovada percorrer os recantos e aquelas ruas e vielas), com direito a almoço na conquilha - um segredo...um segredoque só alguns conhecem!
A tarde quente foi passada na freguesia da Zibreira. Descobrir que junto à nascente do rio almonda, permanece um espaço degradado.
Saímos da Zibreira (pela famosa Porta Norte da Grande Lisboa, descoberta pelo sr dr Mateus) para em contra-relógio chegarmos a tempo à cidade e participar na Assembleia Geral do Cine-Clube de Torres Novas.
Quase a comemorar 50 anos, é hoje uma colectividade viva - cumprindo aliás a sua melhor tradição- tendo participado na Assembleia homens e mulheres, mas todos eles Jovens :
Jovens de todas as idades e gerações!


Não é assim amigo Canelas?
No Domingo, almoço em família para despedirmo-nos da prima da Carmen: Mais uma jovem que procura o futuro fora do nosso país.
É este o destino, das pessoas da nossa terra, desde que a malta se meteu nas Naus?





13.3.09

Tanta Gente

Publicada por zemanel |


Hoje em Lisboa, vieram de todos os recantos de Portugal

Pela exigência patriótica de respeitar o Trabalho e os Trabalhadores!

Exigir:

MUDAR DE RUMO!

"Eia, avante, que a Pátria agredida

Quer seus filhos na luta encontrar.
- Pula o sangue referve-lhe a vida
Vinde ouvir o seu rude cantar."

A Canção que se ouve aqui em baixo é do século XIX, de autores anónimos, apareceu em 1852, por ocasião das lutas civis da Patuleia e Maria da Fonte e tornou-se bastante popular. A gravação aqui disponibilizada data de 1982 do disco "Cancioneiro" de Luís Cília. Contudo a gravação orifginal data de 1974 em disco homónimo. A música desta canção foi adoptada como música do hino da intersindical CGTP-IN, que adoptaria no entanto outro poema.





13.3.09

nas ruas

Publicada por zemanel |

11.3.09

O Onze de Março

Publicada por zemanel |



A História, no seu longo devir é sempre justa!

Uma verdade que se comprova a 11 de Março de 2009

A terminar o mandato, os autarcas eleitos pela CDU na freguesia de Lapas fazem balanço do mandato de maioria PS.

10.3.09

Votamos Freeport ou BPN ?

Publicada por zemanel |
10.3.09

Adenda ao post sobre o site da região de Turismo

Publicada por zemanel |

ADENDA: O site atinge o cúmulo do ridiculo quando apresenta como uma das especialidades da região o "cabrito assado no forno". O site assinala que esta é uma receita de Mário Alturas.
Após apresentar a receita informa onde se pode comer este cabrito. Estão a pensar no restaurante Mário Alturas em Torres Novas, por exemplo? Ao menos noutro qualquer restaurante de Torres Novas?
Enganam-se. A malta que está no Turismo, encaminha o pessoal para dois restaurantes fora de Torres Novas. Repito: Cabrito confeccionado com uma receita de Mário Alturas!

10.3.09

Lisboa, aqui tão perto!

Publicada por zemanel |

20090313manif.gif

10.3.09

Vergonhosa divulgação de Torres Novas

Publicada por zemanel |

Tendo sido extintas as antigas regiões de Turismo, a nova entidade de Turismo integra vários destinos turísticos, como por exemplo, Templários, Ribatejo, Setúbal e Lisboa, foi criada em Agosto de 2008. Em relação a Torres Novas continuamos a estar ligados ao destino Templários que é possível aceder no site ACTUALIZADO(!)
A nova entidade de turismo - a T-LVT presidida por Rosa do Céu, conhecido militante ribatejano do PS, encaminha-nos para:

A provar a actualização deste site estão notícias de iniciativas da T-LVT publicadas em 6 de Março de 2009!

Quem quiser conhecer Torres Novas neste site encontra algumas surpresas. Cumpre-nos perguntar se na Câmara Municipal de Torres Novas alguém já deu com este verdadeiro ESCÂNDALO?

Comecemos a visita a Torres Novas…

Entremos em Torres Novas, clicando em Centros com história, seleccionamos Torres Novas e deparamos com uma janela com uma pequena descrição:
destacam as Ruínas Romanas Cardílio, o Museu dedicado a Carlos Reis, o Castelo, o Miradouro com amplos panoramas (qual????), os azulejos da igreja da misericórdia, o gótico da ermida do vale (eu que quase jurava que a capela do vale era de estilo românico…
...é que no antigo site da região de turismo dos templários podia-se ler desta capela:
“Destaca-se a sua entrada alpendrada e a simplicidade do seu estilo românico da era visigótica. No interior salientam-se as esculturas de pedra policromada, os azulejos seiscentistas trazidos da Capela de Monserrate (Meia Via) e os retábulos da Senhora e de S. Mateus.”).
Meus amigos, em que é que ficamos?
Bom do românico para o gótico é um saltinho!

Continuemos a conhecer Torres Novas que o melhor está para vir.
Na área da arqueologia pode encontrar as Grutas das Lapas e as Ruínas Romanas. Alguém se esqueceu da Gruta do Almonda…por acaso um verdadeiro santuário arqueológico. Enfim…

Convidam-nos a conhecer a biblioteca Gustavo Pinto Lopes. Sabe onde fica? No Jardim das Rosas? Nã…está engando!
Fica no Largo do Salvador, nº 6!
Vem no site ! Afinal a nova Biblioteca continua por abrir!

Quem quiser ver cinema pode ir aos Cinemas Lusomundo / Alfa , aos cinemas Castelo Lopes. Mas porque não se fala da programação da 7ª arte em exibição todas as semanas no Teatro (Municipal) Virgínia…esquecimentos, pois claro, quem nãos os tem? Obviamente o próprio Teatro é omitido.

Mas se entrarmos nos complexos desportivos de Torres Novas temos belas surpresas.
O Estádio Municipal desapareceu. Não existe. Como não existem os pavilhões.
Do Palácio dos Desportos, nem sinal.
Por compensação somos informados que podemos jogar ténis nos campos localizados junto às Piscinas.
Curioso, muito curioso, não se desse o facto de o Campo de Ténis ter há muito desaparecido desse lugar.
Felizmente temos as piscinas: mas o site informa que estão "temporariamente encerradas".
Ora aí está uma informação útil. No entanto eu, juro que ainda ontem estive uma hora inteira a nadar nas piscinas.

Assim vai vergonhosamente a divulgação Turística do nosso concelho! Sem que ninguém repare ou abra os olhos!

9.3.09

Coisas que vale a pena ouvir

Publicada por zemanel |


No Rádio Clube Português, no Programa JANELA ABERTA, a crónica habitual de Pedro Múrias: "CRÓNICAS DA SALA DE ESPERA".
Hoje, simplesmente magnífica.
Para ouvir=> CLICAR AQUI

8.3.09

A CDU em Torres Novas

Publicada por zemanel |

A CDU - Coligação Democrática Unitária abriu um blog em Torres Novas.
E que tal dar uma espreita?
Está prometido actualizações frequentes. E o pessoal pode dar ideias, mandar fotos, etc...
É óbvio que este é um blog de quem acredita que


Hoje que é Dia da Internacional da Mulher, peço licença, mas vou falar de um Homem.
Todos os anos, há muitos anos, repete o ritual:
Hoje foi dia de ele andar por aí a entregar às mulheres da nossa terra um poema acompanhado de uma planta brava da serra - o poema deste ano foi o " HOJE FOSTE A PRIMAVERA de Egito Gonçalves."
Feliz como poucos sabem ser, é um osso duro, muito duro de roer na defesa das suas convicções e eternamente sedutor admirador das mulheres.
É um Homem vivo, sem idade e o lugar dele é o de sempre: na primeira linha do combate.
Foi assim antes do 25 de Abril com uma passagem de quase dez anos por Peniche.
Foi assim como autarca na Câmara Municipal e continua a ser na Assembleia Municipal.
Continua presente para a entrega do papel de propaganda à porta de uma fábrica. Para a colagem de um cartaz e sobretudo a fazer-nos felizes com os seus brindes especiais.
Hoje andou de novo por aí. Lembrando-nos como faz há tantos anos o 8 de Março - Dia Internacional da Mulher.
Ainda por cima este dia coincindiu com o almoço de aniversário do seu Partido, do nosso Partido.
Mais uma vez ecoou pela sala o seu brinde motivador.
Uma sala onde distribuíu muitos poemas e flores.

Como se chama?
Quem é?

Mas então não se está mesmo a ver que estou a falar-vos do...
António Antunes Canais?


Em continuação do post anterior...o vídeo completo da reportagem aqui.
Um vídeo que realça bem a força do associatismo e da cultura popular no desenvolvimento!
(Sem heróis, mas com licor das virgens)

6.3.09

A força do associativismo e da cultura popular

Publicada por zemanel |

O associativismo e a cultura popular, têm muita força.
Muito mais força do que supomos.
A SIC foi até ao concelho de Rio Maior e descobriu essa força na freguesia de Asseiceira.
Até o Figueiredo vai bailando descalço...

Publicada por zemanel |

6.3.09

Partido Comunista Português: 88 anos

Publicada por zemanel |


"A MI PARTIDO"
(Pablo Neruda)


Me has dado la fraternidad hacia el que no conozco.

Me has agregado la fuerza de todos los que viven.

Me has vuelto a dar la patria como en un nacimiento.

Me has dado la libertad que no tiene el solitario.

Me enseñaste a encender la bondad, como el fuego.

Me diste la rectitud que necesita el árbol.

Me enseñaste a ver la unidad y la diferencia de los hombres.

Me mostraste cómo el dolor de un ser se ha muerto en la victoria de todos.

Me enseñaste a dormir en las camas duras de mis hermanos.

Me hiciste construir sobre la realidad como sobre una roca.

Me hiciste adversario del malvado y muro del frenético.

Me has hecho ver la claridad del mundo y la posibilidad de la alegría.

Me has hecho indestructible porque contigo no termino en mí mismo.

O final da entrevista aborda algumas questões sociais de Torres Novas.
A todas as questões, o Sr. Presidente arranja respostas curtas mas fugidias. Vejamos:
1- Questionado sobre o Plano Municipal do Ambiente, de que ninguém ouve falar há tanto tempo, António Rodrigues chuta para canto e vem falar da possível adesão às Águas do Ribatejo, abandonando uma ideia antiga de privatizar a água. Esqueceu-se de dizer que foi o PCP e a CDU quem combateram essa ideia.
2- Sobre segurança, diz que é um assunto que não o preocupa. Por acaso muitos torrejanos, vítimas da insegurança, já tinham reparado nisso.
3 - Sobre a a acção social, diz que já acompanha a situação social há muito tempo e que nunca falou disso porque "essas coisas não devem ser propagandeadas". Claro que a criação de um Plano Social para o concelho é coisa que não passa pelas cabeças do poder do executivo municipal PS...
4- Sobre a Saúde e o hospital repete a velha teoria do está tudo na mesma. Embora elogie outras forças políticas e entidades pelo trabalho de defesa do hospital de Torres Novas. Realce-se aquilo que António Rodrigues não quer assumir: a Câmara tem estado sempre na defensiva e só tem intervido por força da intervenção de movimentos de cidadãos e pela intervenção a nível autárquico da CDU! Nunca neste processo a Câmara assumiu o papel de liderança que lhe competia!
5- Quanto á cultura fica bem vincada a perspectiva cultural desta Câmara: fazer dos torrejanos espectadores de cultura ou seja meros frequentadores do Virginia, Piscinas, Biblioteca...Uma visão um pouco redutora de cultura não? Quanto ao associativismo e à sua riqueza no concelho afirma laconicamente na entrevista que as "colectividades do concelho, todas elas, recebem periodicamente o nosso apoio." Ficamos sem perceber em que é que se concretiza esse apoio.

Em suma: Esta entrevista é a entrevista de um presidente que fez um mandato muito fraco. Nunca houve na Câmara, uma maioria de um só partido como nstes quatro anos que passaram. Mas destes quatro anos fica um grande vazio. Já não somos capital do empresariado, dos frutos secos etc...até no capítulo das obras, que foi sempre o seu ponto forte, este foi o mandato mais pobre, vazio e cansado. Ficou para amostra a biblioteca e duas pontes. Tantas promessas por cumprir!
António Rodrigues parece nesta entrevista um homem que continua sem abdicar das suas certezas. Mas revela-se um homem cansado, sem projectos, sem imaginação para o futuro de todo o concelho de Torres Novas. Aliás pergunta-se já aqui e agora se o futuro político de António Rodrigues passa por Torres Novas, questão que o próprio deveria assumir frontalmente perante os torrejanos.

O grande destaque da entrevista é sem dúvida as questões do Investimento / aproveitamento dos Fundos Comunitários e o endividamento. O próprio título da entrevista conduz-nos a isso: "Neste tempo de crise é que é importante investir".
António Rodrigues de forma hábil e politicamente inteligente coloca a questão da dívida associada ao investimento, estabelecendo uma relação directa entre estes dois vectores que a bem da verdade, não é assim tão linear. O Presidente da Câmara repete nesta entrevista uma tese que vem usando de há alguns anos a esta parte para justificar o endividamento: A Câmara está endividada porque faz obra.
Sejamos claros: A obra que se tem feito, tem sido essencialmente na cidade, esquecendo as freguesias rurais, procurando agradar ao eleitorado urbano que é quem conta nas eleições autárquicas.
António Rodrigues refere: " Deveria ser um gozo devermos pouco ou nada e termos níveis de equipamentos concelhios iguais aos de há 10 anos."
A que equipamentos concelhios se refere António Rodrigues?
Equipamentos construídos na cidade!
( que é certo servem a população rural como servem a população de outros concelhos...)
O que está em causa são opções políticas do executivo PS:
aliás no próprio preâmbulo do programa Turris XXI, António Rodrigues assumia que dos 7 milhões previstos chegar através do III QCA para investir na cidade, 800.000 euros poderiam ter outro destino! Não tiveram por opção política da Câmara. Poderiam ter ido para as freguesias - essas eternas esquecidas...
Na entrevista António Rodrigues continua a prometer mundos e fundos para a Cidade: O Centro de Ciência Viva, a requalificação da Praça 5 de Outubro, a Mata Municipal e a piscina de Verão, Estrada do Alvorão, novos paços do concelho, Museu Alfredo Keil. Para as freguesias ficam os Centros Escolares de Assentiz e Pedrógão (repare-se como os locais foram cirugica e politicamente escolhidos a pensar nas autárquicas...) com obras iniciais prevista em Maio ( ficando para já a aguardar Meia Via, Riachos e Olaia), a Escola Chora Barroso ( que o próprio presidente confessa que o dinheiro virá todo dos fundos comunitários) e estrada que vai de Torres Novas ao Boquilobo.
Claro que nada destas obras têm calendário previsto...são apenas foguetes que já rebentaram: quantas vezes já vimos prometidas algumas delas??? O Centro de Ciência Viva, por exemplo, já é um velhíssimo conhecido.
António Rodrigues em relação ao endividamento dá ele próprio um excelente exemplo na entrevista: "se quiser comprar um apartamento para o qual não tenho dinheiro, vou ao banco, peço emprestado e vou pagando. Passo a viver num apartamento novo que vou pagando todos os meses".
Belo critério.Esquece o sr Presidente que as famílias quando investem num apartamento devem ponderar e adequar o apartamento que compram à medida das suas necessidades e do seu orçamento? Não deveria a Câmara adoptar o mesmo principio? Todas as obras anunciadas, toda a sumptuosidade prevista é adequada? Temos pés para calçar estes sapatos? Aqui sim, falamos de endividamento. Porque investir é fazer escolhas!
Continua evidente que esta gestão pretende continuar a apostar na promessas de edificar muitas e grandes obras, construir algumas, repetir promessas antigas e deixar prioridades essenciais completamente de lado.
Regista-se que ao nível dos investimentos previstos não há uma única palavra para o saneamento básico e quase nada para acessibilidades.
Fica a constar.

2.3.09

Quanto mais a luz aquece, mais se apaga no PS

Publicada por zemanel |

Naquele tempo, o Grande Líder chamou um dos discípulos a si e discretamente sussurrou-lhe ao ouvido:
"Democracia interna?
Discussão? Militantes a discursar?
hummm...oh Santos Silva, dá aí uma malhadela no quadro da luz."
Palavra do Grande Líder Luminoso.

2.3.09

Adendas

Publicada por zemanel |

O post anterior relativo à entrevista de António Rodrigues publicada no O Almonda tem duas adendas.

Continuemos a análise à entrevista do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas ao jornal O ALMONDA de 27 de Fevereiro.

O inicio da entrevista é marcado pela temática da reabilitação do Centro Histórico e o estacionamento automóvel no Centro. António Rodrigues anuncia que a Câmara já arrancou com o CHERE ( Centro Histórico em Requalificaçãp Histórica) e com o projecto de parcerias públicas e privadas que a Câmara assinou recentemente em protocolo. É curiosa a forma como António Rodrigues se exprime: "Avançámos", "fizemos",etc...
Acontece e isso é que é real é facto de o Centro Histórico continuar abandonado, numa história antiga de muitos anos. A Câmara de Torres Novas continua com a conversa do costume do tipo agora é que vai ser.
Quanto ao estacionamento, António Rodrigues afirma que os atrasos na obra do Parque de estacionamento do Almonda Parque são responsabilidade da empresa concessionária, relembrando que a Câmara não vai ter despesas com a obra. Ficou por relembrar que, sendo a obra do parque de estacionamento entregue a uma empresa privada, é essa mesma empresa que explorará o estacionamento, onerando financeiramente os torrejanos.
Mais:
António Rodrigues assume que a empresa terá hesitado em avançar para a obra, embora haja informação que ela poderá iniciar-se em março ou Abril - curiosamente a empresa decide avançar com a certeza de que as obras da Praça 5 de Outubro irão mesmo arrancar ( encerrando e bem esse parque de estacionamento ) .
Ou seja, a empresa só avança no Almonda Parque com a certeza de que o estacionamento em Torres Novas vai ser um bem muito escasso e portanto altamente precioso, com a certeza de que a exploração do estacionamento do Almonda Parque constituirá um negócio altamente rentável.
Infelizmente o entusiasmo do Sr. Presidente da Câmara parece esconder que esta operação jurídicamente legal mas que contestamos politicamente, servirá apenas para carregar mais a carteira dos torrejanos em benefício de uma empresa privada que vai prestar um serviço com lucros absolutamente garantidos.
ADENDA 1 : Alguém ainda se lembra da espalhafatosa promessa que ANTÓNIO RODRIGUES fez em 1993, na sua primeira eleição à Presidência da Câmara de Torres Novas de criar Estacionamento Subterrâneo para servir o Centro Histórico?
ADENDA 2 : Que não sobrem dúvidas que estamos perfeitamente de acordo com o fim do estacionamento na Praça 5 de Outubro. Como não temos dúvidas que é necessário requalificar a Praça, embora discordemos de algumas opções do projecto. A requalificação da Praça 5 de Outubro é uma janela de oportunidade para revitalizar o centro histórico residencial e comercial.

2.3.09

Zita e Mendes Lda

Publicada por zemanel |


2.3.09

Socialismo Democrático

Publicada por zemanel |

Depois do Congresso do PS deste fim-de-semana, venha o primeiro que me venha dizer que o PS pertence à família dos partidos democráticos. Entre moções que são apresentadas e para as quais ninguém pode dar sugestões de alteração, a ausência de discussão de moções, apagões com futebóis à mistura, delegados a falar para uma sala vazia, Almeida Santos a despachar delegados inscritos para falar e que desaparecem na hora desubir à tribuna, candidatos a cabeças de lista designados pelo líder, tudo, tudo no bom espírito democrático do maior partido da esquerda democrática. Belo filme.

Subscribe